10 vantagens dos escritórios de Coworking

A sua casa está caindo em você? Quer um escritório, mas está preocupado com o contrato de aluguel, limpeza, luz, internet etc., contas e despesas imprevistas? Você precisa separar o trabalho da sua vida pessoal?

Hoje vamos descobrir as 10 principais vantagens que o coworking oferece em relação a um escritório tradicional, trabalho a partir de casa ou cafés com wi-fi.

Antes de começar a ler, você deve responder a uma pergunta importante: você sabe o que é coworking? Se a resposta for não, convidamos você a ler nosso verbete “O que é um coworking e sua história”. Se a resposta for sim, mas você ainda não tem certeza sobre quais fatores o diferenciam e tornam a melhor opção para você, vamos começar listando-os.

Visite: beeworkrp.com.br

1. Adeus à solidão

Quantas vezes você já sentiu que estava sozinho em seu ambiente de trabalho, seja um escritório, um escritório ou sua própria casa? É nesse momento que a motivação diminui consideravelmente e a sensação de isolamento invade você. 

Você tem que tomar uma decisão ou resolver um problema no trabalho e precisa de conselhos; ou simplesmente diga em voz alta para esclarecer ideias; ou faça uma pausa para limpar sua mente e voltar ao assunto mais tarde. E você só tem o silêncio fazendo sua companhia.

Sempre há alguém no coworking, alguém que você conhece e com quem está familiarizado. Seja seus colegas, outros empresários ou outras empresas. Até os próprios gerentes do espaço. Você sempre terá aquela sensação de estar sempre acompanhado.

2. Localização

Muitas vezes a localização do escritório faz parte da marca, boa localização é sinônimo de entidade consolidada e de sucesso. Mas quem pode pagar um escritório no centro e manter a estabilidade financeira da empresa? Além disso, se você estiver iniciando um novo projeto, terá que selecionar meticulosamente cada pequeno investimento e onde estabelecer seu escritório pode ser afetado.

Graças aos escritórios de coworking, esse problema tem solução fácil. Os espaços costumam estar localizados em áreas relevantes, sendo este um dos pontos fortes na oferta dos seus serviços. Trabalhar no centro da cidade, em uma área estratégica de negócios ou em um bairro histórico ou da moda estará ao alcance de qualquer startup ou freelancer que estejam começando. 

3. Serviços incluídos 

Precisa de escritório, precisa de luz, água, luz, limpeza, ar condicionado, café, água, internet … e também vários serviços, sala de reunião, endereço fiscal, área social ou cozinha para tomar o tão aguardado café da manhã. 

Em um escritório de coworking você não terá que se preocupar com a gestão de cada um desses fornecedores: o contrato de aluguel, os serviços, a manutenção, a resolução de complicações contratuais sempre que houver um problema e o pagamento de todas as contas no final do mês, que às vezes aumenta de maneira imprevisível. A economia de tempo e controle de custos será enorme.  Basta ter um computador para aproveitar todas as vantagens que eles oferecem, em uma única fatura por mês.

4. Flexibilidade

Primeiro, flexibilidade com o contrato de aluguel; num escritório tradicional, o contrato costuma durar mais de um ano, adquirindo assim um compromisso que pode não lhe interessar. Em um escritório de coworking, o compromisso é mensal, dando a flexibilidade que muitos precisam.

Também há horários flexíveis; em um escritório tradicional, você encontrará horários fixos e instalações fechadas após um horário específico. Em casa é possível que os seus colegas ou filhos marquem os horários “eficientes” e dependam de terceiros para poderem definir o seu horário de trabalho.

Em um escritório de coworking, você escolhe a que horas entra e a que horas sai. Você escolhe quantas horas trabalha por dia ou se deseja se organizar por partes. A maioria dos espaços funciona em horário comercial ou fecha aos fins de semana, no entanto, como no nosso caso, existe a possibilidade de oferecer acesso 24 horas às instalações em qualquer dia da semana. Este tipo de serviço abre possibilidades infinitas, pois há quem seja mais eficiente à noite ou à noite, ou simplesmente faça reuniões com clientes que têm outro horário.

5. Equilíbrio trabalho-vida

Um dos principais problemas que os freelancers encontram é o isolamento e a dificuldade em diferenciar seu trabalho da vida pessoal. Graças ao escritório de coworking, fica muito mais fácil definir horários, algumas obrigações e, por fim, criar sua própria rotina de trabalho. A conciliação entre família, vida pessoal e trabalho acontece de forma muito mais fácil.

6. Você aprecia seu trabalho

Às vezes, você está fazendo a mesma atividade na maior parte do tempo, em casa ou no escritório. Para você, o que você faz é normal, pode até fazer com que você não dê valor ao que faz. Qualquer trabalho executado tem seu valor, sua dificuldade e seu custo.  Você pode ser o melhor programador e pensar que qualquer um pode fazer isso ou ser um grande vendedor e considerar isso uma tarefa simples.

No entanto, isso não acontecerá com você em um coworking. Ao compartilhar o espaço com diferentes empresas, diferentes setores e todos os tipos de pessoas, você perceberá o valor do seu trabalho.  As tarefas que cada um desempenha têm sua importância no mercado de trabalho. Você verá que nem todo mundo é capaz de programar, vender, relacionar, ensinar, empreender ou projetar. Você se sentirá único, você se sentirá bem.

7. Crescimento escalável

Um dos fatores mais preocupantes ao configurar seu escritório é a incerteza. Você nunca tem certeza do espaço de que necessita para o crescimento da própria empresa. Às vezes, você está começando e não sabe se em um dia ou em um mês o número de trabalhadores vai de 2 para 3 ou de 2 para 7. 

Outras vezes, porém, são as previsões que falham e um investimento em um escritório para 20 trabalhadores tornou-se uma escala industrial que não se conseguiu ocupar com mais de 10 pessoas e, portanto, um custo fixo evitável.

Esses tipos de situações são muito mais fáceis de controlar se você trabalhar em um escritório de coworking. Se sua empresa precisar contratar um novo trabalhador, bastará alugar um novo cargo permanente ou flexível. 

Você não terá que mudar de escritório regularmente, dependendo do número de membros de sua equipe. O investimento será ajustado às necessidades de cada momento, seguro e fácil de controlar.

8. Imagem Profissional

Quando você é um empresário, freelancer ou freelancer, não precisa de muito espaço para você, mas e se você tiver uma reunião com um cliente? Vai alugar uma sala de reuniões por horários diferentes em cada reunião ou vai alugá-la diretamente na sua sala de estar? Quer que seja num local profissional, designer e impressionante ou em qualquer cafetaria?

Os escritórios de coworking oferecem zonas onde podemos receber os nossos clientes ou mesmo salas de reuniões que entram na mensalidade, por hora ou ainda a possibilidade de ter o nosso produto exposto ou oficina de formação. 

9. Cultura de Solidariedade

Em geral, em um escritório tradicional, cada um trabalha por conta própria. E em uma cafeteria, você não necessariamente se cerca de profissionais estabelecidos ou pessoas de confiança. Mas uma das regras não escritas em um espaço de coworking é ajudar uns aos outros e construir uma comunidade. 

Os colegas de trabalho sempre têm a intenção de ajudar e colaborar com outros colegas. Ao longo de uma jornada de trabalho são infinitas as oportunidades de solidariedade uns com os outros, pois convivemos com diferentes setores e diferentes perfis de pessoas com diferentes aptidões.

10. Sem conflito de interesses

Quando você está no escritório, há sempre aquela sensação “estranha” em que seus colegas podem se tornar seus rivais ou seu chefe controla todos os seus movimentos. Metas e bônus podem marcar o ambiente de trabalho, gerar conflitos entre colegas ou turvar o melhor dos relacionamentos.

Em um escritório de coworking seus colegas trabalham em diferentes empresas, empresas e projetos. Ninguém tentará impor seus critérios ou mostrar que é melhor do que os outros. A tensão desaparece, a colaboração fica desinteressada, o relaxamento e a confiança aumentam e, com isso, a produtividade também.

A comunidade de coworking é mais do que um escritório compartilhado, é uma filosofia com uma missão clara: ajudar os trabalhadores em sua aventura profissional. Rodear-se de outros profissionais é a melhor forma de trilhar esse caminho; compartilhar, colaborar e crescer juntos. Agora você sabe que só precisa do seu computador e encontrar o seu espaço;