6 passos de como se promover como autônomo

Com o avanço das tecnologias, a alta competitividade no mercado de trabalho e a crise econômica que assola nosso país, uma alternativa viável que vem crescendo são os trabalhos autônomos. Por não ser convencional, os trabalhadores autônomos não eram tão valorizados nem vistos como profissionais competentes e comprometidos, entretanto, mas com a intensificação da crise esse mercado vem se popularizando e é uma opção para aqueles que não se veem trabalhando e respondendo à superiores.

Dito isso, trouxemos um material completo para que você possa entender mais sobre essa nova categoria trabalhista e como pode-se ganhar destaque no mercado com esse tipo de serviço.

O que é ser um trabalhador autônomo?

Autônomo é aquele que trabalha por conta própria  e assume total responsabilidade por suas próprias ações, não possuindo qualquer vínculo empregatício. Legalmente não há uma definição exata para o que é o exercício desse serviço, mas a lei federal 8.212/91 o descreve como:

  1. Quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.
  2. A pessoa física que exerce por conta própria, atividade econômica de natureza urbana.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de atividade não é tão simples quanto parece, especialmente nos dias de hoje em que há uma enorme competição de mercado. 

Para conquistar espaço nesse mundo, como também para outras profissões, é necessário a autopromoção dos seus serviços. Já não é mais suficiente depender da sua formação profissional e intelectual, agora é preciso explorar suas fortalezas por meio das mídias digitais.

O que é autopromoção?

A autopromoção é uma área do marketing onde é possível promover seus serviços sem precisar contar com uma grande equipe de profissionais por trás. Também chamada de marketing pessoal, essa estratégia tem como intuito auxiliar no desenvolvimento do profissional, apelando para seu lado mais humano e lhe dando uma boa visibilidade no mercado de trabalho. 

O trabalho é feito em cima da criação da marca pessoal por meio de conteúdos e campanhas direcionadas para o seu público alvo, focando nas suas melhores habilidades e apostando no carisma para atrair cada vez mais interessados.

Se promover não é uma atividade fácil, mas é um excelente diferencial para o destaque profissional, principalmente nos meios digitais.

Por que é importante fazer Marketing Pessoal?

Todos ouvimos sobre as recompensas da dedicação, que se nos dedicarmos bastante a uma área ou a um conhecimento seremos reconhecidos por isso, seremos referência para falar do assunto.

No entanto, o mundo não se baseia só nisso, e para que você se torne uma autoridade sobre determinado conteúdo é preciso investir em marketing pessoal, mais especificamente no digital. Isso acontece porque estamos numa era onde o que não se encontra na internet, não existe.

Mesmo que você tenha um bom público no mundo offline, é através da divulgação do seu trabalho nos meios onlines que você conseguirá atingir uma maior grupo de pessoas e expor o quão bom você é em seu trabalho.

Além disso, quanto mais conhecidos ficamos, mais valor é agregado ao seu serviço como autônomo.

6 passos de como se promover como autônomo

Agora que você entendeu o que é ser um trabalhador autônomo e qual a importância de se promover no mercado de trabalho, chegou a hora de você aprender como realizar essa promoção de fato.

Imaginamos que você deseje que essa divulgação te auxilie a encontrar novos clientes, certo? Então segue esse passo a passo que você possa atingir seus objetivos:

  1. É preciso ter autoconhecimento

Como você irá promover seus conhecimentos e suas fortalezas para outras pessoas se você não sabe quais são?

Não importa para que, a busca por entender quem você é, quais são seus pontos fortes e em quais deve melhorar é um conhecimento essencial para o desenvolvimento humano. É por meio dele que compreendemos porque agimos de certa maneira e como podemos usar isso ao nosso favor, tanto no meio pessoal quanto profissional.

O autoconhecimento pode ser descoberto de diversas maneiras, algumas delas, por exemplo, são feitas com o suporte de um psicólogo, através de sessões reflexivas e por meio de questionamentos te ajuda a entender sobre você mesmo. Um outra alternativa são os testes de personalidade  um bastante famoso é o do eneagrama -, nele são feitas diversas perguntas sobre diferentes âmbitos da vida e você deve marcar entre as alternativas se concorda ou discorda totalmente, mas entre essas duas alternativas há outras no meio que intercalam até a opção que se diz ser neutro ao que foi questionado.

Tenha em mente que o autoconhecimento não é uma jornada rápida e que você não está fadado a viver com aquela característica negativa, o importante é entender que isso faz parte de quem você é agora e que através da dedicação em busca da melhora, você poderá mudar esse ponto fraco.

Lembre-se que precisamos primeiro estabelecer um objetivo antes de partir para a ação, isso porque é preciso ter um direcionamento para saber exatamente qual estratégia usar para conseguir desenvolver o que você almeja. Quando não nos planejamos, qualquer caminho parece uma boa opção, mas talvez esse caminho te distancie do seu projeto.

  1. Tenha confiança no seu trabalho

Você já ouviu a frase “se não você, então quem?”

Nela é pontuado exatamente que devemos ter confiança naquilo que fazemos, porque se não nós, que temos 100% de conhecimento do nosso potencial, como os outros poderiam ter confiança, como se pode acreditar em alguém que nem acredita em si mesma?

Quando estamos nos promovendo, expomos a todos nossas fortalezas, mostramos o que nos faz únicos e porque somos bons profissionais em tal segmento.

A importância de usar da comunicação efetiva e se portar sem medo faz toda diferença, pois é assim que você passa uma sensação de firmeza ao seu público e os faz ver o quanto de autoridade você possui.

Assista ao vídeo abaixo para saber o que é necessário para se sentir mais confiante

https://www.youtube.com/watch?v=Yxbbfh-_Iyg&t=2s

  1. Conheça seu público-alvo 

Agora que você descobriu suas principais características, é hora de aprofundar seus conhecimentos em quem é seu público-alvo.

A partir das pesquisas que você fará, você irá compreender qual é a melhor forma de abordagem, que material desperta mais a atenção deles e usar essas informações a seu favor, desenvolvendo estratégias que atinjam exatamente esses pontos e te façam referência no mercado.

Isso porque mesmo que você saiba que aquele grupo consuma o seu serviço, se ele não for exposto de maneira que chame a atenção deles, você não será um diferencial, mas sim será mais uma pessoa que tenta se promover, sem nunca alcançar o sucesso de fato.

  1. Criação de conteúdo

Como dito acima, para a eficácia de um bom Marketing Pessoal, é necessário criar conteúdos nas redes sociais, por meio disso você consegue compartilhar informações sobre você de forma que agregue mais valor para o seu público e também te torne mais conhecido.

Por meio da criação dos conteúdos você também consegue mostrar o quanto você é adequado para falar de determinado assunto, mostrando a todos porque você é a melhor opção naquele segmento.

  1. Invista em Networking

Networking é uma palavra da língua inglesa que significa uma atividade de negócios que estimula o contato entre os empresários para discutir relacionamentos, ações, oportunidades e muito mais.

Esse tipo de rede é fundamental para um autônomo, porque é através dela que se consegue fazer conexões e trabalhar com pessoas que possam te passar informações relevantes sobre o atual mercado e propor ações para trabalhos em conjuntos que beneficie ambas as partes.

O networking tem como objetivo manter relações duradouras no âmbito profissional, por isso procure sempre se manter atualizado sobre os últimos progressos da sua área e mantenha sempre sua reputação impecável para conseguir mais contatos.

  1. Melhore sua comunicação

E por fim, a comunicação é a base para o desenvolvimento de qualquer negócio, por isso é indispensável que ela seja aprimorada para o público-alvo, quanto mais assertiva ela for, melhor para que seu negócio apresente resultados positivos.

A comunicação pode mudar com o passar do tempo e dependendo das mudanças sociais que ocorrem, então fique sempre ligado para inovar nas abordagens.

Também busque sempre mostrar o quão profissional você é e isso não significa usar palavras difíceis para intimidar seu público e mostrá-los o quão inteligente você é, mas sim que você deve ter cuidado com a forma como se porta diante deles.

Lembre-se que ninguém nasce sabendo de tudo, habilidades podem ser desenvolvidas, até mesmo falar em público, e é assim que atingimos a perfeição. Caso você seja tímido, ligue a câmera e vá treinando como você responde a uma gravação de vídeo, você pode também treinar na frente do espelho e observar sua linguagem corporal e como você pronuncia as frases.

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