7 dicas para prevenir infecções nas unhas dos pés

A infecção fúngica das unhas dos pés não é considerada um problema sério de saúde, mas pode causar grande desconforto. Assim que ocorre uma infecção, é difícil lidar com o fungo. Além disso, mesmo com êxito, existe um alto risco de contrair novamente.

A onicomicose, também conhecida como micose de unha, é causada por microrganismos chamados dermatófitos. Os dermatófitos se alimentam da queratina encontrada nas unhas e nos cabelos.

Como são micróbios que se desenvolvem em lugares escuros, quentes e úmidos, eles podem se instalar facilmente na parte interna de seus sapatos. Como as infecções costumam ser difíceis de acabar, a prevenção é fundamental.

A prevenção de infecções fúngicas nas unhas é sempre melhor do que remediar. Como o tratamento requer muito tempo e paciência, é melhor prevenir a onicomicose. A melhor prevenção é seguir estas precauções simples:

1. Proteja seus pés

Não é recomendável andar descalço, principalmente em locais quentes e úmidos, como piscinas, academias, spas e chuveiros públicos. É melhor usar chinelos ou sandálias, pois eles podem se estabelecer nessas superfícies e grudar na pele.

2. Corte suas unhas corretamente

As unhas dos pés devem ser curtas. É sempre melhor desinfetar uma tesoura ou cortador de unha antes de usá-los. As unhas devem ser cortadas retas e, se necessário, as pontas afiadas devem ser alisadas com uma lixa de unha.

3. Polvilhe pó antifúngico em seus sapatos

Uma maneira poderosa de prevenir infecções fúngicas das unhas é borrifar seus sapatos scarpins com um pó antifúngico. Eles podem prevenir o crescimento de esporos de fungos, é melhor usar esses produtos antes de calçar os sapatos.

4. Recomendações para sapatos

O cuidado adequado dos sapatos é um fator seguro na prevenção de infecções fúngicas nas unhas. As recomendações para cuidados com os sapatos incluem:

  • Sapatos que cabem nos pés: as  unhas dos pés não devem estar em contato direto com o sapato. É melhor usar sapatos que se ajustem bem e sejam largos nos dedos dos pés.
  • Materiais respiráveis: sapatos de lona ou couro são mais respiráveis, reduzindo o risco de infecções fúngicas das unhas.
  • Troca de sapatos: É melhor não usar sapatos molhados de suor,  principalmente por dois dias seguidos. É melhor alternar entre vários sapatos.
  • Spray antibacteriano: é uma boa ideia borrifar seus sapatos com um spray antibacteriano, especialmente se você não estiver usando meias.
  • Jogando fora os sapatos: É melhor jogar fora os sapatos quando terminar de tratar a infecção do fungo das unhas.

5. Higiene dos pés

É uma boa ideia ensaboar os pés todos os dias, lavá-los bem e secá-los com uma toalha. Certifique-se de limpar completamente entre os dedos dos pés também. Por outro lado, o uso de um pó antifúngico pode ajudar a reduzir a umidade nos pés. As meias devem ser lavadas todos os dias e trocadas sempre que se molharem.

6. Lave bem as unhas

Ao lavar as mãos e os pés, certifique-se de lavar bem as unhas dos pés também. O uso de sabão é recomendado para evitar infecções. Muitos fungos se instalam sob a unha, então é uma boa ideia usar uma escova de unha. Você deve sempre lavar as mãos após tocar em uma unha infectada.

7. Outras recomendações para manter em mente

Se seus pés estiverem secos, é importante hidratá-los. As rachaduras podem permitir que o fungo entre e se fixe ali. Lesões ao redor das unhas também podem se tornar passagens para microorganismos, portanto, devem ser tratadas rapidamente.

Evite usar esmalte ou unhas artificiais se tiver uma infecção nas unhas. Na verdade, esses produtos promovem o crescimento de microrganismos, por isso é melhor evitá-los completamente. Se você estiver fazendo as unhas em um salão de beleza, é importante seguir as práticas de higiene adequadas.

Como identificar uma infecção ungueal

Os sinais de infecção por fungos nas unhas incluem:

  • Mudanças na cor das unhas: manchas brancas ou linhas marrons ou amarelas são sinais de fungos. Ocasionalmente, resíduos podem se acumular sob a unha e parecer escuros;
  • Mudanças de tecido: se suas unhas são grossas, quebradiças, descamadas ou têm uma superfície irregular, isso pode indicar um fungo;
  • Mudança na forma: a forma anormal pode indicar uma infecção nas unhas;
  • Dor ou inchaço ao redor das unhas dos pés;
  • Coceira na área da unha;
  • Cheiro de unhas dos pés.

Fatores de risco para infecção de fungos nas unhas

Pessoas mais velhas correm maior risco de desenvolver uma infecção nas unhas, mas qualquer pessoa pode ter.

Os mais velhos correm maior risco de ter infecções fúngicas nas unhas. Isso ocorre porque com a idade, o crescimento das unhas diminui, a circulação sanguínea diminui e há um maior histórico de exposição a fungos.

Diabéticos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido também são mais propensos a fungos nas unhas. Pessoas com pé de atleta costumam passar o fungo da pele para as unhas.

Da mesma forma, pessoas com doenças que causam lesões de pele, como psoríase, correm maior risco. O uso de antibióticos em longo prazo também pode aumentar o risco, como excesso de peso, sudorese excessiva, incontinência e gravidez.

Prevenção é a melhor medicina

As infecções das unhas dos pés não são fáceis de tratar. Normalmente, os remédios caseiros tratam o primeiro problema. No entanto, se não funcionar, pode ser necessário um tratamento mais especializado, por isso é melhor visitar um hospital.

Às vezes, um medicamento antifúngico é necessário para acabar com a infecção. Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para remover completamente a unha do pé, assim corrigindo o problema.