Ainda existem oportunidades de negócios para empreendedores iniciantes?

O mundo dos negócios avança em ritmo acelerado. A globalização, a grande exposição de marketing e os baixos custos de distribuição nos últimos anos tiveram um grande impacto nas pequenas empresas.

Disseram-me que as oportunidades para os aventureiros e ambiciosos eram abundantes apenas dez anos atrás, mas os ‘mercados mudaram’ e as margens estão mais apertadas, tornando novos empreendimentos ainda mais arriscados, mas não menos atraentes.

A globalização e o imediatismos dos consumidores ajudam o jovem empreendedor

A globalização, os sistemas de TI mais inteligentes e a análise inteligente das informações e do dinheiro para implementar essa infraestrutura dão ao maior player uma vantagem distinta com marketing personalizado e seletivo direcionado a um público cada vez mais exigente.

Os fatores de oportunidade permanecem constantes em uma estrada sempre instável e quase escorregadia para empresários que buscam capitalizar no próximo grande sucesso.

Muitas discussões surgem no meio dos empresários e novos empreendedores que afirmam que os mercados se tornaram tão velozes e furiosos que só aqueles com dinheiro no bolso podem penetrar em novas áreas que antes eram apenas uma ideia.

Outros dizem que onde uma porta se fecha, muitas portas novas se abrem e que tudo o que você precisa fazer é ter visão, é enxergar as oportunidades ou a oportunidade.

O mercado sempre tem o dom de equilibrar a balança e onde alguns excedem e expulsam outros jogadores, eles geralmente deixam uma grande lacuna em seu rastro apenas para serem capitalizados.

Na época em que o fast food, os grandes centros comerciais, as compras online e os consumidores cada vez mais exigentes do mercado, sobra espaço para aquele toque pessoal e local? O preço e a velocidade sempre ditam onde você compra?

Marketing sob medida e personalizado são as palavras da moda hoje.

Perfis eletrônicos de seus hábitos de compra estão permitindo o marketing seletivo que afirma se concentrar em seus interesses. A sensação é que basta pensar em determinado produto e uma enxurrada de promoções são exibidas em nossos dispositivos eletrônicos conectados à internet.

Já reparou nas promoções que recebe pelo correio eletrônico, na tela do seu computador ou smartphone?

Esses vouchers são personalizados para refletir seus interesses pessoais por meio da análise do que você comprou anteriormente com seu cartão de débito ou crédito, do que você pesquisou nos mecanismos de buscas.

Há quem diga que o até o microfone dos nossos aparelhos celulares estão nos monitorando para saber o que dizemos e nos oferecer promoções personalizadas e de acordo com nossos interesses.

Você só pode se esconder se comprar com dinheiro. Dizem que o dinheiro é rei, mas se quiser esconder o seu perfil de compra, não use plástico, não pesquise na internet e não visite páginas que definam o produto que você procura!

Diante de tamanha inovação no marketing, algumas perguntas surgem na cabeça do jovem empreendedor:

  • Como as novas empresas competem neste mercado em rápida evolução?
  • O que os gigantes deixaram em seu rastro?
  • Se você está pensando lateralmente, quais novas oportunidades de negócios existem e onde?

A nova geração de empreendedores precisa estar um passo à frente e a única vantagem que possuem é que podem responder às demandas com mais rapidez do que os gigantes desajeitados.

Um exemplo é aquele toque pessoal extra.

Com pequenas empresas, você pode falar diretamente com o proprietário, enquanto com diretores de grandes empresas você pode acabar falando com alguém do atendimento eletrônico.

Isso conta? Os clientes apreciam isso?

Existe uma lacuna no mercado de soluções personalizadas que somente as pequenas empresas podem atender.

Isso poderia criar uma nova onda e movimento? Voltar ao básico e retroceder o relógio comercial pode ser necessário, mas é melhor você ser rápido, os grandes estão atrás de você!

Dicas de sucesso empresarial para jovens empreendedores

Uma empresa fundada com base na energia e entusiasmo dos jovens pode proporcionar às empresas maiores e mais estabelecidas uma corrida pelo seu dinheiro.

Os jovens têm muitas ideias criativas para ganhar dinheiro e muito tempo livre para explorar as muitas possibilidades de fazê-lo funcionar.

Para a maioria dos jovens, o maior fator motivador para abrir a própria empresa é a flexibilidade de horários que esta oferece, o que significa que podem estudar e trabalhar nos seus próprios termos.

Além do mais, quanto menos responsabilidades financeiras estiverem presentes neste momento, haverá mais dinheiro para investir no negócio.

Você tem as ideias, mas não sabe como implementá-las?

Dicas para jovens em sua jornada empreendedora.

Acredite em si mesmo

Você pode não encontrar muitos compradores dispostos a financiar seu empreendimento e isso só pode ser devido à sua idade.

Não se deixe desencorajar. Experimente caminhos diferentes. Você pode encontrar ajuda nas partes mais inesperadas.

Não tenha medo de pedir ajuda

Você ficaria surpreso com a quantidade de informações e conselhos que estão disponíveis se você pedir.

Ninguém sabe o que está em sua mente a menos que você diga a eles. Então vá em frente e conte aos seus mentores e a todos ao longo do caminho sobre este fantástico plano de negócios que você tem.

As pessoas adoram dar conselhos e falar sobre coisas pelas quais são apaixonadas. Se você encontrar a pessoa certa, as ideias e o apoio que você certamente receberá podem ser inestimáveis.

Mantenha o foco e o equilíbrio

Fique focado em seu plano e procure todas as oportunidades que você conseguir para fazer networking e promover seu negócio.

Mas tome cuidado para não exagerar. Ganhar um diploma e começar um negócio lado a lado pode ser muito intenso.

Arranjar tempo para socializar e ter outros interesses ajudará muito a evitar o esgotamento precoce.

O marketing criativo é tudo

Aprenda a usar estratégias de marketing inovadoras para atrair clientes em potencial. Colocar-se no lugar deles e pensar como eles lhe dará uma ideia melhor de qual é o melhor lugar para começar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *