AutoCAD e o mercado de trabalho, veja algumas possibilidades

Não é necessário diploma universitário para se tornar um cadista, pois muitos engenheiros e arquitetos cumprem essa função simplesmente pela falta de obra dentro do mercado. Mas, os especialistas em AutoCAD precisam saber ler e interpretar diversos projetos que vão além das suas habilidades de software.

A contínua alta demanda por esse pessoal qualificado, mesmo em tempos de crise, deve-se à grande variedade de atividades de gestão. Pois, praticamente toda fabricação humana requer um projeto que seja computacional prévio com o objetivo de controlar a sua realização.

Empresas de construção, proprietários e desenvolvedores de edifícios, indústria, agências de publicidade e até mesmo equipes geográficas dependem do AutoCAD para ter uma visão de especialistas.

Deseja saber mais sobre esse ramo? Portanto, continue neste artigo e veja as dicas incríveis sobre o mercado.

Vamos lá?

Profissional de AutoCAD

O sufixo CAD vem de Computer Aided Design, isso quer dizer, um diagrama desenhado por computador. Dentro do mercado de informática, há diversas soluções técnicas deste modelo. Assim, podemos destacar que o programa popular entre os usuários é o AutoCAD.

Podemos definir que o software será focado dentro da produção de desenhos técnicos em 2D ou 3D. Portanto, há versões para AutoCAD 2D e AutoCAD 3D.

Ao redor do mundo, existem diversos usuários que usam essa ferramenta com o objetivo de projetar virtualmente todas as imagens de objetos.

Assim, com o objetivo de facilitar o projeto de peças, casas, sistemas, móveis e equipamentos que vão ser construídos ou fabricados em um futuro próximo.

Diversos campos utilizam as devidas características de arquitetura, design e engenharia.

Destacamos que os cadistas também são conhecidos como especialistas no software, fazem croquis computadorizados de diversos elementos, como peças de máquinas industriais, layout de salas e até mapas geográficos.

Profissional com AutoCAD

O AutoCAD é diversificado não apenas em áreas profissionais, mas também em termos de possibilidades de carreira. Há vagas e cargos que vão exigir o devido conhecimento desse sistema.

Veja a seguir uma lista de profissionais que precisam de um Curso de AutoCAD:

• Desenhista: desenhar desenhos de mercadorias, equipamentos, desenhar fluxogramas, criação de layouts e imagens para documentação técnica;

• Projetista Elétrico: criação de sistemas elétricos: painéis, diagramas de rede, entre outros;

• Projetistas civis: fazem projetos de construção que seja de acordo com as especificações técnicas específicas;

• CAD Designer: desenho de objetos técnicos para projetar produtos, máquinas, instalações e projetos decorativos;

• Projetistas Mecânicos e Industriais: Oferece ao ambiente virtual os equipamentos necessários dentro da indústria e as peças que podem ser conectadas com as devidas máquinas. Eles também poderão ser replicados dentro de um sistema de fluxo de trabalho ou de componentes de máquinas. Porém, para isso, os profissionais deverão explicar qual será os padrões da indústria e as especificações necessárias.

Oportunidade

Diversas pessoas sonham em crescer dentro da carreira e alcançar a tão sonhada independência financeira. Porém, para conseguir isso, você deve investir em seus estudos.

Considere cuidadosamente as condições do mercado na área quando você for escolher o melhor caminho para a escolha de carreira. Nesse contexto, o Curso de AutoCAD oferece um programa altamente promissor com diversas oportunidades em diversos setores da economia.

Indústria de móveis

Depois de alguma experiência cadista, você poderá usar modelos eletrônicos para trabalhar na indústria de móveis e decoração, onde os rendimentos são maiores.

Os modelos eletrônicos trabalham basicamente com a realidade virtual para dar vida aos projetos das casas, mudanças nos layouts dos escritórios, mudanças nos layouts dos móveis de escritório e até reformulações nos projetos dos shoppings. Tudo é visível mesmo antes do início da reorganização da fundação ou dos móveis.

Escritórios de arquitetura

Antes do AutoCAD, os projetos arquitetônicos eram feitos à mão, consumindo assim muito tempo e resultando em diversos erros. No entanto, com este software agora é possível criar plantas e elevações em formato de 2D ou 3D.

Cadistas que pretendem trabalhar em construtoras devem ter em mente a importância de olhar além do âmbito do software e buscar os fundamentos na área da construção. Assim, ninguém vai te ensinar a contar o elemento construtivo, mesmo sendo um elemento essencial no dia a dia do escritório.

Engenharia Mecânica

O AutoCAD é a base do conceito do produto e o divide em categorias, sempre com grande detalhamento. Todos os processos têm uma certa facilidade no desenvolvimento de diversas peças e equipamentos em setores: naval e automotivo. Assim, este ramo vem sendo uma excelente oportunidade para ingressar dentro do mercado de trabalho.

Engenharia elétrica

O AutoCAD é um dos softwares fundamental para engenheiros, porém nem todos sabem que devem dominá-lo. Assim, diversos profissionais acabam contratando cadistas com o objetivo de mover projetos elétricos para dentro de um ambiente gráfico, auxiliando dentro do projeto de luminárias residenciais, representações de circuitos e diversas outras coisas.

Consultoria especializada

Você sabe o que é uma empresa especializada em fotografia aérea, cartografia e serviços ambientais? Há diversas empresas assim dentro do Brasil, e todas precisam de bons cadistas.

As empresas como esta devem saber sobre a interpretação de imagens em termos de geografia para produzir mapas e mapas topográficos. Mas como fazer uma boa análise sem um bom projeto 3D? É aí que entra a forte demanda por cadastros das empresas do espaço.

Obras civis

Imagine uma instalação sanitária em um prédio na situação mais absolutamente improvisada, sem pesquisar desapaixonadamente a viabilidade de acesso a dutos, incompatibilidade com paredes de alvenaria ou possíveis descargas elétricas.

Você realmente acredita que a construtora vai gastar muito material, só no processo de execução, percebe que o projeto está errado? Esta situação está longe de ser uma realidade dentro da construção civil devido às diversas possibilidades de uma simulação com o AutoCAD.

Outra função que podemos destacar para os profissionais formados em AutoCAD é realizar cálculos com o objetivo de avaliar o peso e a queda de cada equipamento dentro da construção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.