Como simplificar sua avaliação de produtos e torná-la mais eficiente?

A avaliação de produtos é a maneira mais prática de mensurar a qualidade do que é oferecido ao consumidor. Apesar de parecer uma iniciativa pequena, é por meio dessas opiniões que muitas empresas melhoram seus serviços e conquistam novos clientes.  

Se considerarmos que apenas 4% dos sites brasileiros conquistam a satisfação dos clientes em 2019, como avaliado pelo EQI,  priorizar as opiniões dos consumidores pode se tornar um meio de buscar diferenciais a partir das avaliações de quem mais conhece nossos produtos.

Os negócios ainda não estão acostumados a aproveitar todo o potencial que uma venda pode gerar. Por isso, entender como fazer avaliações de produtos e outras questões   ligadas ao relacionamento com o consumidor pode ser uma medida simples e eficiente para aumentar as vendas e elevar a credibilidade de marcas.

Pensando nisso, reunimos neste artigo  informações importantes relacionadas à avaliação de produtos e sua importância. Boa leitura.

O que é a avaliação de produtos?

A avaliação de produtos, também conhecida como reviews, é o método que as empresas usam para medir quanto suas mercadorias são boas ou ruins. Para mensurar isso,  as lojas costumam solicitar a opinião dos consumidores.

Geralmente, essas avaliações são feitas após o cliente receber e usar sua compra, pois somente nesse momento ele consegue opinar se o produto atingiu suas expectativas.

Essas reviews  podem ser colhidas por meio de formulários de pesquisa sobre os produtos. Nesse modelo, os clientes avaliam o item com notas, ou escrevem algo opinativo sobre sua experiência de compra.

Qual a importância de avaliar as experiências do consumidor?

A satisfação do cliente é o reflexo das experiências que ele tem ao adquirir um produto ou serviço, seja em uma loja física, ou realizando compras online. Por isso, conseguir determinar quanto um produto atingiu as expectativas do consumidor é uma forma de entender a possibilidade dessa pessoa se tornar fiel à marca.

Saber como fazer avaliação de produtos ajuda os negócios a identificarem um cliente reincidente. Considerando que 75% das pessoas costumam consumir mais quando  suas necessidades são satisfeitas, como mostrou o Relatório CX 2021 da Zendesk, prestar atenção a essa questão representa uma prática essencial

A avaliação de produtos não é simplesmente um medidor de qualidade da mercadoria, é também uma maneira de entender se a empresa oferece boas experiências, por isso, essa ferramenta pode ajudar a criar estratégias voltadas ao Customer Success do negócio.

Como fazer avaliação de produtos de forma eficiente?

Quando avaliamos um produto ou serviço, a  expectativa é que as respostas sejam positivas e reflitam a satisfação dos consumidores. Por isso, estimular boas experiências vendendo produtos com qualidade configura uma ótima estratégia

Outras formas de conseguir boas avaliações são:

Simplificando o processo de avaliação de produtos

As avaliações dos produtos são importantíssimas para os consumidores, principalmente quando eles pretendem fazer comprar online. Isso porque 95% dos clientes leem reviews de pessoas que já consumiram o produto antes de finalizar uma compra, como mostrou um estudo da E-commerce Quality Index.

Simplificar essa mensuração pode ser benéfico tanto para os clientes, quanto para as empresas, pois, os consumidores consultam as avaliações para realizar uma compra, ao mesmo tempo que os negócios se baseiam nesses comentários para melhorar seus serviços.

Nesse contexto, muitos empreendimentos utilizam softwares como serviço (SaaS) para facilitar essas avaliações e customizar as perguntas para pesquisa de satisfação conforme as necessidades dos clientes. 

Utilizando os formulários de perguntas para pesquisa de satisfação de produto certos

Toda opinião tem grande contribuição em um negócio, principalmente quando ela partede um cliente, mas como fazer as perguntas certas em uma avaliação de produtos? A resposta está no método de pesquisa avaliado.

Existem várias formas de se direcionar ao cliente, pode ser com perguntas diretas, avaliando a experiência do consumidor por meio de uma escala avaliativa de 1 a 5 ou 1 a 10, realizando questionários, dentre outras. Os formatos mais usados atualmente são:

  • pesquisa NPS — mensura o grau de lealdade e fidelidade, por meio de escala, identificando clientes detratores, neutros e promotores da marca; 
  • questionário com escala Likert — avalia opiniões, baseando as respostas em reações, atitudes e comportamentos comuns;
  • modelo Customer Satisfaction Score (CSAT) — semelhante à pesquisa NPS, porém, o CSAT determina o índice de satisfação dos consumidores.

Automatize seu sistema de avaliações 

A modernização dos itens de mensuração utilizados pelas empresas, acompanham as necessidades impostas pelos consumidores 4.0, que exigem agilidade, interação e resolução rápida de problemas.

Ter um software de suporte e atendimento capaz de integrar diversas funções de atendimento ao cliente, a um sistema eficiente de relatórios e avaliações, totalmente customizável, é uma maneira de acompanhar melhor as avaliações, e também impor soluções mais inteligentes ao relacionamento.

Imagine contar com  uma ferramenta que ao final de uma compra consiga  identificar a hora certa de disparar uma avaliação, com as perguntas para pesquisa de satisfação ao cliente mais adequadas, utilizando uma variação de meios de contato, como email, telefone, mensagens, chat, dentre outros.

É importantíssimo que as empresas saibam fazer avaliação de produtos, e é ainda melhor quando elas conseguem utilizar as ferramentas adequadas para isso.  Por isso, aliar tecnologia às avaliações pode ser uma forma inteligente de alcançar o melhor índice de Customer Experience para o negócio.Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.