Dicas para melhorar a logística de sua empresa

Melhorar a logística da empresa é importante para que, com isso, o gestor consiga gerenciar melhor os fatores que impactam esse setor.

O trabalho logístico requer habilidades para controlar, gerenciar, monitorar e organizar as tarefas inerentes a ele. Então, a empresa precisa dispor de tempo, tendo em vista que existe uma enorme quantidade de dados.

A tecnologia entra como uma aliada dessas tarefas porque, com ela, é possível melhorar a eficiência ao organizar os processos e fazer o controle operacional.

Com as melhorias gerenciais no setor de logística, a companhia consegue reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes, melhorar sua rentabilidade, aprimorar a comunicação interna, entre outros benefícios.

É assim que a sua empresa vai entregar o produto certo, dentro do prazo combinado, sem aumentar seus custos. A partir disso, fica ainda mais explícita a importância desse setor para qualquer tipo de negócio.

Independentemente de qual seja o seu mercado de atuação, melhorar sua logística significa também melhorar a corporação como um todo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre sua importância, dar dicas para melhorar o setor e mostrar quais são as suas vantagens. Acompanhe a leitura para saber mais.

Importância da logística para empresas

O setor logístico é importante porque é o responsável por planejar, como o próprio nome sugere, a logística da companhia. Esse planejamento pode ser feito para o ano vigente e para os próximos também.

Planejar é importante para evitar falhas e desperdícios, assim como erros que podem prejudicar a empresa de várias formas.

Só o planejamento logístico, além de contar com um bom sistema de gestão empresarial, também precisa ser revisado periodicamente. É dessa forma que você identifica se os processos estão acontecendo da melhor forma.

Quando bem trabalhado, o setor logístico traz mais vantagem competitiva e ainda faz com que a companhia se destaque em meio à concorrência.

Fica mais fácil identificar as forças e fraquezas da organização, saber o que precisa ser melhorado e com isso definir como agir. Quando as atividades logísticas são aprimoradas, a corporação se beneficia ainda mais.

Isso porque ele é o responsável por alguns processos. De maneira resumida, é esse setor que possibilita que os produtos cheguem aos consumidores, dentro do prazo e sem desrespeitar o orçamento previsto.

Até que o produto chegue ao cliente, várias etapas são realizadas, que são as funcionalidades desse setor. São elas:

  • Gestão de entregas;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de mão de obra;
  • Transporte de materiais.

Por exemplo, se uma fabricante de máquina de café para comércio precisa entregar uma grande quantidade de produtos, então, deve fazer um controle apurado de seu estoque para que as mercadorias nunca faltem.

Isso depende das melhorias logísticas que a empresa fizer. Então, vamos dar algumas dicas importantes relacionadas a isso no próximo tópico. Acompanhe!

Dicas para melhorar o setor logístico

Se você quer melhorar a logística do seu negócio e com isso fazê-lo crescer, precisa saber em quais práticas investir. Por isso, dentre as melhores temos:

Organizar os processos

Os processos gerenciais e operacionais precisam ser organizados para que o setor de logística seja eficiente, visto que sua cadeia de suprimentos é composta por muitos processos.

Tudo começa com a compra, que passa pelo software para controle de estoques, pela venda, depois entrega, até que finalmente o produto é recebido.

Trata-se de uma cadeia que precisa ser organizada para funcionar adequadamente, sendo que se uma etapa falhar, todo o andamento também pode ser prejudicado.

Nenhuma organização pode entregar uma mercadoria que não tem em estoque, daí a importância de controlar bem esse setor e alinhá-lo aos prazos de entrega.

Mais do que entregar o que o cliente pediu, é necessário garantir que o produto tenha a mesma qualidade solicitada por ele. Para evitar esse problema, a empresa deve criar mecanismos para organizar seus processos.

Controlar previsão de demanda

Controlar a previsão de demandas evita falta de mercadoria ou excesso dela no estoque. Uma boa logística faz um bom controle de estoque, e a quantidade de um item presente nele mostra se a entrega ocorrerá ou não em tempo hábil.

Então, quando um importador de peças para empilhadeiras, por exemplo, recebe um pedido, tendo seu estoque bem controlado, consegue entregar tudo dentro do prazo.

Monitorar o estoque

Monitorar o estoque permite fazer a reposição no tempo certo, evitando que mercadorias fiquem paradas ou estejam em falta. Também é uma forma de mensurar a demanda por determinado produto.

As compras são imprevisíveis, principalmente no varejo, sendo assim, ao monitorar o estoque, o gestor impede que oportunidades de venda sejam perdidas.

Ter contato com bons fornecedores

Para ser uma empresa competitiva, é necessário se atentar a todos que fazem parte dos seus processos, como colaboradores e, claro, fornecedores.

Dentro da área logística, as parcerias se destacam, uma vez que se o fornecedor atrasa, todo o fluxo de suprimentos pode ser prejudicado, impactando a satisfação dos clientes.

É por isso que, além de fazer uma boa gestão de entregas, é imprescindível ter bons contatos com fornecedores e monitorá-los, o que garante mais eficiência e resultados positivos.

Integrar equipes da cadeia de suprimentos

Gerenciar bem a cadeia de suprimentos depende da articulação da projeção de vendas com outras atividades do planejamento estratégico. Assim, o gestor desenvolve um plano de ação completo e conciso.

Investir em soluções digitais

Também é importante investir em softwares, visto que a tecnologia torna os processos mais ágeis e eficientes, aumentando a produtividade dos profissionais.

Também é uma maneira de minimizar erros humanos e situações que tomem o tempo dos colaboradores, liberando-os para atividades estratégicas.

Treinar os colaboradores

Os funcionários são primordiais para o sucesso logístico do seu negócio. Quanto mais qualificados eles forem, mais competentes estarão ao organizar e monitorar a logística da companhia.

Também é uma forma de atualizá-los sobre novas tecnologias adotadas pela corporação, de modo que se tornem aptos a solucionar problemas que possam surgir no dia a dia.

É comum ver funcionários que não foram treinados para lidar com ferramentas tecnológicas, então, passam a enxergá-las como inimigas de seu trabalho.

O treinamento cultiva a afinidade entre a tecnologia e a mão de obra de uma empresa, por exemplo, uma de acessórios de proteção radiológica, reduzindo erros existentes no contato com as ferramentas.

Vantagens do setor logístico

Estruturar bem o setor logístico traz uma série de vantagens para as empresas, e uma delas é a redução de custos. Isso acontece porque o gestor estará apto a analisar processos, identificar gargalos e saber o que precisa ser melhorado.

Com a redução dos custos, podem ser feitos investimentos que tornam o processo mais inteligente. Sendo eles mais sistemáticos, o controle de qualidade é assegurado.

Os colaboradores percebem o quanto a qualidade nos processos diários dentro do setor de logística podem impactar as tarefas do dia a dia.

O uso de tecnologias e soluções digitais dentro da logística de, por exemplo, uma empresa distribuidora de muletas, substituem tarefas que são excessivamente manuais e burocráticas.

Isso permite que os funcionários se dediquem a atividades estratégicas que demandam raciocínio humano e boa capacidade intelectual.

Ao manter o foco nesse tipo de trabalho, o profissional se desenvolve muito melhor, o que acaba por motivá-lo. A motivação da sua equipe é fundamental para o bom andamento dos processos.

Profissionais motivados se dedicam mais e melhor ao trabalho que precisam realizar, o que traz resultados mais positivos para a organização.

Um deles é que o cliente passa a ter uma percepção mais positiva da sua empresa. No caso, por exemplo, dos fornecedores de brindes corporativos, a eficiência de sua logística depende de um bom serviço de transporte.

Quando o cliente recebe a mercadoria que comprou sem atrasos ou defeitos, passa a ter uma ótima percepção da marca.

Juntando isso ao preço justo, ele vai considerar comprar mais vezes e ainda vai indicar o seu negócio a outras pessoas. Portanto, uma boa logística também pode influenciar na decisão de compra do seu cliente.

Conclusão

A logística é um setor que quanto mais for aprimorado, mais vantagens e resultados trará para o seu negócio. É ele que cuida dos dois pontos mais importantes da companhia: o produto e o cliente.

Ele armazena e cuida de todo o processo de entrega da mercadoria, para garantir que o cliente receba no prazo e sem complicações.

Negligenciar o departamento logístico é se descuidar de sua própria cadeia de insumos, o que pode gerar uma série de complicações para a organização.

Neste artigo, você aprendeu como otimizar o departamento de logística da sua organização. Temos certeza de que com as dicas que demos aqui, os processos deste setor serão melhorados e os resultados muito mais promissores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *