Doenças Celíacas: Como afeta a saúde da boca?

Muitas pessoas não se sentem bem em consumir o glúten que está presente em diversos alimentos como: pães, biscoitos, cervejas, e em vários pratos que contenham farinha de trigo. Geralmente esse problema pode estar relacionado devido às doenças celíacas. 

A doença celíaca é uma patologia autoimune que é causada pela intolerância de alimentos que possuem a proteína do glúten, sendo assim, causando uma certa restrição alimentar.

Ao consumir esses alimentos, podem surgir sintomas como: inchaço e dores abdominais, perda de peso, anemia, além de variadas manifestações bucais que podem ser indicativo de que algo não vai bem antes de obter o diagnóstico. 

Além de trazer todos esses sintomas, juntamente com a doença celíaca pode aparecer uma síndrome que leva a xerostomia (boca seca) reduzindo a quantidade de saliva, podendo prejudicar os dentes e gengiva, assim aparecendo doenças bucais como cárie, gengivite e até a periodontite que causam perda dos dentes se não houver certos cuidados. 

Com isso muitas pessoas precisam recorrer a um especialista em prótese dentária para recuperar os dentes perdidos. 

Para entender como a doença celíaca afeta a saúde da boca, continue a leitura e obtenha mais informações!

O que são as doenças celíacas?

A doença celíaca se manifesta devido à intolerância ao glúten, levando o aparecimento de diversos sintomas como: 

  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Dores abdominais;
  • Perda de peso. 

Essa doença atinge o organismo do indivíduo,  podendo além desses sintomas, sentir alterações na pele e anemia. 

Ela é um distúrbio crônico que afeta o intestino delgado, prejudicando a entrada de nutrientes no corpo, ou seja, essa patologia leva à má absorção de água, sais minerais e nutrientes que o corpo precisa.

Geralmente esses sintomas vêm juntamente com manifestações bucais, afetando também a saúde dos dentes. 

Ao sentir esses sintomas, procure um médico para que possa dar o diagnóstico correto. Caso o diagnóstico seja a doença celíaca é necessário excluir da dieta alimentos que contenham glúten para uma melhor qualidade de vida. 

Quais manifestações elas trazem para a saúde bucal? 

A doença celíaca atinge o sistema digestivo, podendo trazer muitos sintomas incômodos, mas, além disso, ela também tem o poder afetar a saúde dos dentes, causando manifestações bucais, como: 

  1. Alterações na coloração do esmalte

A doença celíaca pode causar mudanças no esmalte dentário, podendo levar a manchas brancas ou amarronzadas pelo dente, tendo um aspecto opaco. 

Infelizmente essas manchas nos dentes causadas pela doença celíaca são permanentes, podendo afetar a autoestima. 

Geralmente para poder deixar os dentes mais naturais novamente, é necessário o uso de adesivos dentais. Para casos mais complicados, é indicado procurar um dentista especialista em prótese dentária para melhorar a aparência dos dentes.

  1. Estomatite aftosa

Mais conhecida pelo nome de afta, a estomatite aftosa pode surgir devido a doença celíaca, trazendo incômodo para se alimentar.

Ela surge normalmente no palato, bochechas e parte inferior dos lábios. 

A doença celíaca pode surgir em todas as idades, e a afta tende a aparecer muito em crianças, tendo que buscar ajuda de um dentista de criança para avaliar a situação.

  1. Ressecamento bucal 

A doença celíaca pode levar a outra síndrome autoimune conhecida por síndrome de Sjogren que causa sintomas como boca seca, levando à diminuição da saliva. 

A saliva é um protetor para a saúde bucal, sem ela pode gerar consequências de problemas dentários como cárie, tendo que muitas vezes ter que intervir com a ajuda de um dentista especializado em canal, devido a complicação da deterioração dos dentes.

Quais cuidados e tratamentos bucais são necessários para pessoas com doença celíaca? 

O primeiro passo ao tomar esses sintomas é ir ao dentista para saber se há deterioração dos dentes, problemas como gengivite e periodontite. Após isso, o tratamento indicado é mudar a alimentação, ou seja, excluir da dieta alimentos que contenham glúten. 

Essa doença não tem cura, por esse motivo é necessário seguir uma dieta rigorosa, mantendo alimentos saudáveis no consumo diário. 

É indispensável ir ao dentista para que evite a queda dos dentes, tendo que recorrer a uma clínica implante dentário.

Para que isso não ocorra, é necessário manter uma escovação após todas as refeições fazendo uso de fio dental e antisséptico, para que não acumule placa bacteriana levando a outras doenças. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.