Empresa verde realmente é lucrativa?

As questões ambientais estão a cada dia mais presentes no meio empresarial. Sendo assim, as empresas que se atentarem nessa questão ambiental acabarão se destacando. Porém, ainda há muitas dúvidas e um longo caminho para percorrer. Por isso, é fundamental procurar ajuda de um especialista na área ambiental, como um consultor ambiental.

O consultor ambiental é um profissional formado e com experiência na área ambiental. Assim como, ele manterá a empresa dentro das leis ambientais e livre de multas.  Ao mesmo tempo, ele melhorará os processos de produção e tornará a empresa verde e sustentável.

Mas uma empresa verde realmente é lucrativa?

A resposta é sim! Uma empresa verde é lucrativa porque ela consegue aumentar a margem de lucro e reduzir o preço de venda. Sobretudo, porque a empresa consegue reduzir seus custos fixos. Bem como, de destacar no mercado através do marketing verde.

O tripé da sustentabilidade é formado por 3 pilares. Nesse sentido, os 3 devem estar em harmonia. Sendo eles: Social, Ambiental e Econômico. Dessa forma uma empresa só será verde se gerar lucro enquanto protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas.

Para isso é necessário que a empresa tenha foco na sustentabilidade. Contrate consultores ambientais, modifique sua cadeia produtiva. Além de monitorar todas as emissões de poluentes, no ar, solo e água.

Vantagens da sustentabilidade empresarial

Segundo o Sebrae as vantagens da sustentabilidade empresarial são:

  •         Economia financeira maior a médio e longo prazo;
  •         Diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes;
  •         Melhoria da imagem da empresa na sociedade;
  •         Aumento do lucro através da melhoria dos processos produtivos da empresa;
  •         Ganhos indiretos, como promover uma vida melhor as futuras gerações.

Exemplos de empresas verdes e lucrativas

Algumas empresas estão investindo forte no marketing verde. Como resultado, se fortalecem no mercado e atraem novos clientes. Abaixo, citaremos algumas empresas verdes e com altas margens de lucro.

Natura

A Natura é uma marca brasileira de cosméticos. Desde a sua fundação em 1950 sempre teve como foco se comprometer com o meio ambiente. Para isso, utiliza ingredientes nacionais. Além disso, os ingredientes são ecológicos e a natura prega uma relação ética com as comunidades fornecedoras. Ao mesmo tempo, que não testa em animais.

Outro diferencial da Natura é que ela foi a primeira empresa do setor a oferecer refis. De forma a promover a economia de plástico. E além disso, desde 2007 a Natura possui emissão de carbono neutra.

Todo o trabalho ambiental realizado fez que a Natura fosse eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo. Além de ser a primeira do setor de cosméticos a aparecer no Ranking Global 100.

Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa. Em síntese, possui cerca de 400 empresas que fazem parte do grupo Unilever. Dessa forma, é uma das empresas mais sustentáveis do mundo.

A empresa lançou em 2010 o Plano de Sustentabilidade da Unilever. A princípio, o objetivo era provar que a sustentabilidade e sucesso do negócio estão ligados. Esse plano foca em 3 áreas. A primeira é a saúde e bem estar, a segunda foca no meio ambiente. Já a terceira visa melhorar as condições de vida e trabalho das pessoas envolvidas no processo.

Do ponto de vista ambiental, a Unilever vai se concentrar na redução dos gases de efeito estufa. Além de melhorar o aproveitamento da água. Focar no tratamento correto dos resíduos e implantar recursos agrícolas sustentáveis.

Como o consultor ambiental pode tornar minha empresa verde?

O consultor ambiental será muito importante no processo de tornar uma empresa verde. Mas como?

Ele será capaz de fazer um planejamento eficiente dos recursos da empresa. Através da análise de cada setor da empresa. A fim de traçar um planejamento anual sobre quais ações deverão ser tomadas.

Toda empresa deve conhecer seu público alvo e seu mercado consumidor. As estratégias ambientais devem ser tomadas de acordo com esse público. O marketing verde deve promover o interesse desse público. Acima de tudo, cativá-lo para que ele escolha consumir na sua empresa e não no concorrente. Por isso é importante entender quais motivações ambientais o seu cliente possui.

Como dito acima, um dos pilares da sustentabilidade é o bem-estar. Nesse sentido, a empresa deve promover um ambiente agradável ao seu funcionário. Bem como investir em políticas de valorização do trabalhador. Por exemplo, realizar treinamentos, criar um plano de carreira, incentivar a capacitação profissional, entre outros. Como resultado, o trabalhador estará mais motivado e com foco total no crescimento da empresa.

Por isso é importante estabelecer a parceria entre o empresário e o consultor ambiental. Essa parceria pode transformar sua empresa. Além de gerar lucro e destacá-la no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *