Finanças empresariais: 3 coisas que você deveria saber

As finanças empresariais nada mais é do que o planejamento financeiro voltado para empresas ou corporações, sejam elas públicas ou privadas. Por serem determinantes para o sucesso da mesma, todas decisões a respeito de dinheiro devem ser muito bem analisadas e estudadas antes da definição.

Quando tratamos de planejamento financeiro pessoal estamos tratando de uma pessoa ou no máximo uma família, mas em se tratando de finanças empresariais a abrangência é muito maior, daí sua importância.

Aqui vamos trazer 3 dicas indispensáveis que irão te ajudar a controlar as finanças empresariais de forma mais assertiva, obtendo melhorias e possibilidades de crescimento para seu negócio.

O que são finanças empresariais?

Como o nome sugere, as finanças empresariais são todas as questões financeiras que permeiam as decisões de empresas. Isso vale tanto para alocação de recursos para cada área, como também as ferramentas necessárias para realizar essa gestão de forma eficaz.

Independente do porte da empresa, ter um setor financeiro bem fundamentado pode determinar o diferencial de uma empresa, proporcionando espaço para melhorias estratégicas no curto e longo prazo.

Além disso, como todos os setores estratégicos de uma empresa, as finanças empresariais possuem também objetivos. Entre os principais podemos destacar:

  • Como alocar os recursos – minimizar despesas e maximizar receitas
  • Como adquirir recursos – por meio de dividendos, capital próprio ou empréstimos bancários.
  • O que fazer com seus lucros – quanto investir e quanto pagar aos sócios.

Perceba que a função principal das finanças empresariais é que a organização cresça e se mantenha.

Qual suas importância para o sucesso da empresa

Sem dinheiro, uma instituição não conseguirá se manter, com isso, sem uma boa estratégia e gestão que garanta o orçamento necessário para a organização ela não conseguirá crescer no mercado.

Porém, o setor financeiro não apenas lida com o capital da empresa, também envolve outras especificidades, como legislação empresarial, tipos de sociedades, normas de mercado e condições bancárias. Todas essas ações estão envolvidas nas Finanças Empresariais.

3 aspectos que você deveria saber sobre finanças empresariais

Considerando a importância das Finanças Empresariais, é importante que você gestor ou um empreendedor que quer se qualificar para gerir seu negócio conheça esses 3 pontos.

Devem ser separadas das finanças pessoais

Essa é a dica mais falada, mas é aqui onde a maioria dos gestores erram. Principalmente no começo a empresa precisa crescer para se manter, é aqui onde as contas não estão muito bem e que o gestor de primeira viagem pensa que pode mexer no caixa de sua empresa.

Acontece que toda empresa é como um organismo vivo, ela precisa de alimento para se manter em pé, e o recurso de uma empresa é seu dinheiro.

Se não houver um controle, tudo pode se perder. Para fugir desse erro é recomendável listar todas as despesas de uma empresa, todas mesmo, até os impostos, e depois olhar para se certificar que existe lucro.                                       

Controlar não é o mesmo que planejar

Controle e planejamento estão bem ligados porém não são iguais. Muitas empresas no Brasil fecham em seu início devido a falta de gestão financeira, e sua falha está em não fechar o ciclo administrativo.

Planejamento Financeiro é importantíssimo para a gestão empresarial. Nessa etapa, é necessário considerar todos os projetos presentes na estratégia da empresa e qual objetivo eles visam. 

A partir daí, ao ser colocado em prática, muitas coisas podem não sair como esperado, nesse momento é preciso ter a habilidade de controle para adaptar conforme o necessário.

Geralmente o planejamento requer tempo, mas depois de pronto é momento de colocar em ação. O controle é executar as ações planejadas, pois dessa execução depende o sucesso da empresa. Logo o gestor deve se prender ao seu planejamento para chegar no destino certo.

Saiba quando investir na empresa na hora certa

Toda empresa precisa de investimentos, na verdade não existe projeto sem investimento, mas até para investir é preciso saber.

Investir numa empresa é algo que deve ser feito quando se consegue uma expansão, quando se nota que ela tem potencial, mas que sozinha ela não consegue andar.

Se a empresa está estagnada, não demonstra sinal de crescimento, os analistas orientam cautela para investir, eles sentem que ela pode gerar prejuízo.

Contudo, se a mesma tem se mostrado eficaz nos produtos e soluções que oferece, e o gestor enxerga um potencial de mercado, não hesite em investir nela.

Atualmente existem diversas possibilidades de crédito empresarial, assim como investimentos através de captação ou investidores. Analise qual o melhor para sua empresa busque formas de viabilizar.

Além disso, caso a empresa ainda seja de porte pequeno e não consiga acesso ao crédito empresarial, é também possível utilizar opções de empréstimo de pessoas físicas, como o empréstimo pessoal ou com garantia de imóvel ou veículo. Nesse último caso, há vantagens como maior valor disponibilizado, menores taxas e prazo de pagamento estendido. 

Use a tecnologia a seu favor

Quando se trata de finanças empresariais a tecnologia pode lhe ajudar, de duas formas:

  1. Gestão Financeira – Hoje você conta com ferramentas de gestão financeira que podem ajudar a vida de sua empresa. Com baixo custo e de fácil operação.
  2. Recursos – Quando você iniciar um negócio, ou expandir, pode precisar de capital, aquele recurso para fazer as coisas girarem.

Planejamento e melhores resultados no longo prazo

Gerir uma empresa é pensar no longo prazo, conciliando estratégias de curto prazo, assim, é possível alcançar um crescimento sustentável, e o planejamento deve contemplar esse cenário