Índice do Ibovespa: o que é e como impacta o mercado financeiro

Você já deve ter ouvido nos jornais algo como “Ibovespa fecha em queda” ou “hoje a Bolsa subiu 2%”, não é mesmo?

Você sabe o que isso significa?

O índice do Ibovespa é um dos elementos mais relevantes do mercado financeiro. Não é à toa que sempre nos deparamos com várias notícias a respeito dele. 

Se você está ingressando neste universo, é muito importante que se entenda o que é o índice Ibovespa, para que ele serve e, principalmente, como ele impacta suas aplicações.

E é sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a leitura! 

O que é índice Ibovespa?

É preciso entender que Ibovespa não é a mesma coisa que Bovespa.

Bovespa é a antiga Bolsa de Valores de São Paulo, onde eram negociadas as ações de empresas listadas em bolsa. 

Atualmente, ela faz parte da B3, juntamente com a BM&F e com a Cetip, formando assim a nossa bolsa de valores oficial.

Já o Ibovespa é o índice que mede o desempenho médio das ações negociadas na bolsa, criado em 1968.

Este índice considera uma carteira seletiva de ações. Afinal, a bolsa de valores possui uma grande quantidade de empresas listadas e é a maior bolsa de valores da América Latina. 

Por isso, a carteira da bolsa que gera o índice Ibovespa é formada a partir de alguns critérios. Os principais são ter uma boa liquidez — velocidade e facilidade para converter o ativo em caixa, e ter ações de grande volume financeiro negociadas em Bolsa. A carteira é reavaliada a cada 4 meses.

A partir dessa carteira, o Ibovespa representa a média de desempenho de uma carteira teórica com as ações mais relevantes da bolsa (que movimentam em torno de 80% do total diário do volume de negociações. Assim, pode indicar o aquecimento ou esfriamento do mercado acionário brasileiro.

Algumas figurinhas carimbadas na carteira da bolsa são empresas como a Petrobras, Vale, Ambev, Itaú e Bradesco.

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, é de retorno total, isto é, ela não considera somente as variações dos preços das ações, mas também pondera o pagamento de todos os proventos das empresas que emitiram tais ações.

Essas ações também precisam seguir alguns critérios, como:

  1. Devem estar presentes em pelo menos 95% das negociações do último ano;
  2. O volume financeiro na participação deve ser de mínimo 0,1%;
  3. Não possuir cotação abaixo de R$ 1 — as chamadas Penny Stocks;
  4. Devem representar 85% do índice de negociabilidade.

Dentro da carteira da bolsa, algumas empresas têm maior quantidade de ativos do que outras, o que pode torná-las mais influentes sobre o Ibovespa.

Por isso, seus pesos são balizados. Dessa forma, a movimentação do índice não representará todas as ações que compõem a carteira. 

Como o Ibovespa é calculado?

O cálculo do Ibovespa é feito a partir da multiplicação da cotação de cada ação da carteira considerada pelo índice, pela quantidade teórica dos ativos que fazem parte da carteira. Esses dados são calculados em tempo real.

O Ibovespa é expresso em pontos. Cada ponto equivale a exatamente 1 real.

Então, se a pontuação do Ibovespa sobe, significa que as ações, em média, se valorizaram e o mercado acionário está aquecido. Caso contrário, o índice representa um esfriamento do mercado, e as ações foram desvalorizadas.

Para que serve o índice do Ibovespa?

O índice do Ibovespa serve para medir o desempenho médio das ações negociadas na bolsa.

A partir deste índice, é possível ter uma referência para estudar as melhores opções de operações nos pregões, avaliando aspectos como a economia nacional, a saúde financeira das empresas e se vale a pena ou não negociar ações em determinado momento.

Além disso, existem outros elementos que devem ser considerados nas oscilações do índice do Ibovespa, como:

  • Exportação e importação;
  • Variações do preço do dólar;
  • Aceleração do ciclo das commodities;
  • Declarações de figuras políticas.

Como o índice do Ibovespa impacta o mercado financeiro?

As variações do índice do Ibovespa refletem diretamente o que está acontecendo com o mercado financeiro, já que ele representa uma significativa parcela das movimentações das ações negociadas.

Principalmente se você investir em ações, deve se atentar ao índice do Ibovespa para entender se o seu investimento está sendo benéfico ou não. 

Quando o Ibovespa sobe, por exemplo, significa que as empresas estão com projeções de lucro mais confiantes, em processo de crescimento. Com a valorização do seu negócio, as organizações passam a ter um crédito mais barato, fazendo com que seus credores contem com maior garantia de retorno dos seus empréstimos.

Dessa forma, a empresa tende a elevar seu desenvolvimento por meio da contratação de mais pessoas. Assim, com um Ibovespa subindo, as taxas de desemprego são impactadas positivamente, a economia aquece e o poder aquisitivo da população aumenta. 

Ademais, se o índice do Ibovespa vai bem, novos investidores são atraídos por títulos como:

  • CDBs (Certificado de Depósito Bancário);
  • LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito Agrícola);
  • Debêntures;
  • Títulos do Tesouro;

Também é possível investir em produtos ligados ao Ibovespa. Entenda quais são:

Contratos de índice

São contratos futuros baseados no índice do Ibovespa que são negociados a partir de uma data de vencimento definida previamente.

Cada lote de contratos de índice é composto por 5 contratos, e sua cotação é em pontuação, que também possuem uma relação com real de um para um.

Minicontratos de índice

São similares ao produto anterior, contudo, são negociados no mercado futuro, com vencimento bimestral.

Sua cotação equivale a 20% do contrato cheio.

Fundos de Ações Ibovespa

Neste produto do índice do Ibovespa é possível adquirir cotas de uma determinada categoria, como o BOVA11. O fundo escolhido terá resultados próximos ao índice e suas cotas são controladas por um gestor profissional.

Conclusão

Agora as notícias veiculadas sobre não soarão tão estranhas, não é mesmo?

Neste artigo, você aprendeu que:

  • O índice do Ibovespa é um dos elementos mais relevantes do mercado financeiro, já que ele representa uma significativa parcela das movimentações das ações negociadas. Ele serve para medir o desempenho médio das ações negociadas na bolsa.
  • Quando o Ibovespa sobe, significa que as empresas estão com projeções de lucro mais confiantes, em processo de crescimento.
  • Se o Ibovespa vai bem, os títulos mais atrativos são: CDBs, LCI e LCA, Debêntures e títulos do Tesouro.

Nesse contexto, já que o índice equivale à performance do mercado financeiro, você saberá compreender se seus investimentos estão sendo vantajosos ou não, ou então, quais aplicações são mais adequadas para você, ao analisar o Ibovespa.