Locadora de Equipamentos de Construção: Esmerilhadeira

Pensando em contratar ferramentas elétricas em uma empresa locadora de equipamentos de construção? Saiba que alugar uma esmerilhadeira pode ser o melhor negócio para o seu projeto. Por ser uma ferramenta bastante versátil, a esmerilhadeira é obrigatória em muitas oficinas.

Com uma esmerilhadeira você consegue lixar, polir e realizar cortes em metais e outros materiais diversos. Mas seus benefícios não param por aí. Existem outras funcionalidades que podem ser utilizadas com esta ferramenta elétrica. Então, se você tem curiosidade de saber o que é a esmerilhadeira, bem como suas principais funcionalidades, confira este artigo! 

O que é uma esmerilhadeira

A esmerilhadeira pode ser encontrada nas principais locadoras de equipamentos de construção. Esta ferramenta elétrica também é conhecida como rebarbadora, retificadora ou esmeriladora. Sua finalidade é cortar, lixar, polir e realizar acabamentos em peças de aço e em estruturas metálicas de maneira geral.

As esmerilhadeiras são classificadas em três tipos: à bateria, angular e pneumática. O primeiro tipo é muito indicado para ambientes que não possuem fonte de energia elétrica. 

Já as angulares, possuem diferentes funções e, por isso, são mais utilizadas. Por fim, as pneumáticas costumam ser mais utilizadas em oficinas, pois necessitam de um compressor de ar para funcionarem.

As esmerilhadeiras utilizam diferentes tipos de discos confeccionados para diferentes funcionalidades, fazendo da esmerilhadeira um equipamento bastante versátil. 

Como funciona a esmerilhadeira de uma locadora de equipamentos de construção

Existem diferentes modelos de esmerilhadeiras encontradas nas locadoras de equipamentos de construção. Mas o mais comum conta com uma proteção ajustável ao redor do disco, cuja finalidade é evitar acidentes com o operador, devido à projeção de fagulhas.

Sua estrutura constitui-se de um disco abrasivo giratório e duas alças. Uma fica na lateral e a outra, que é maior, está localizada na base, próxima ao cabo. Alguns modelos de esmerilhadeira, inclusive, podem contar com um protetor de mão adicional.

Vantagens na locação de uma esmerilhadeira

A esmerilhadeira é um equipamento muito versátil, que pode substituir inúmeras ferramentas. Desta maneira, é capaz de trazer economia de tempo e de dinheiro. 

Isso porque com ela você não precisará alugar outros tipos de ferramentas e, ainda assim, tornará os trabalhos mais eficientes.

Funcionalidades de uma esmerilhadeira

Assim como muitos outros equipamentos, as esmerilhadeiras possuem inúmeras funcionalidades. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Remoção de tintas;
  • Remoção de ferrugem;
  • Lixar madeiras;
  • Polimento de metais;
  • Remoção de argamassa;
  • Afiação de ferramentas.

Além disso, as esmerilhadeiras contam com diferentes discos, que ajudam no desempenho de diferentes funções. Conheça alguns deles:

Disco de corte: são utilizados especialmente para cortar itens feitos de aço, alumínio, metais e até mesmo pedras. Mas os discos de corte diamantados têm a funcionalidade de cortar tijolos, azulejos, cerâmicas, tijolos e outros materiais semelhantes.

Disco desbaste: Esse tipo de disco auxilia na realização de acabamentos das peças trabalhadas. Ele remove imperfeições e retira o excesso de materiais. Além disso, pode também ser usado na preparação de superfícies que serão pintadas ou revestidas, garantindo um melhor resultado final.
Disco flap: O disco flap conta com uma lixa com base de plástico nylon. É ideal para a remoção de pontos de ferrugem, tintas, e solda, proporcionando um acabamento ainda melhor.

Conclusões finais sobre a esmerilhadeira de uma locadora de equipamentos para construção

Agora você sabe o que é e como funciona uma esmerilhadeira. Sendo assim, é possível perceber a importância desse instrumento nas rotinas de trabalho em canteiros de obra e oficinas. Sua versatilidade é capaz de aumentar a produtividade e facilitar a execução de serviços. Desta maneira, é possível economizar tempo e esforço no dia a dia de trabalho.

Vale lembrar que nas locadoras de equipamentos de construção, todos os equipamentos passam por manutenções regulares com o intuito de preservar a segurança de todos, em conformidade com a NR-12.