Maiores campeões dos principais estaduais do Brasil

Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro, através de sua paixão pelo futebol, desenvolvessem uma forte cultura de disputa por Estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato. Mas, quais os maiores campeões dos principais estaduais?

Por causa desses campeonatos, as rivalidades locais se intensificaram. Alguns exemplos são o Fla-Flu e o Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; o Derby, o Choque Rei, o Majestoso e o San-São, em São Paulo; o Grenal, no Rio Grande do Sul; o Clássico Mineiro, em Minas Gerais.

Antes do nome Campeonato Mineiro, até 1958, o torneio era conhecido como Campeonato da Cidade e era disputado somente por clubes de municípios próximos a Belo Horizonte. Das 101 edições já disputadas, o Atlético-MG é o maior campeão da história do Campeonato Mineiro, com 46 títulos oficiais, sete a mais que o Cruzeiro. 

No Campeonato Gaúcho de Futebol, mais conhecido como Gauchão, o Internacional é o maior vencedor da competição, com 45 títulos, seguido pelo Grêmio com 40 taças e o Guarany com dois títulos. A maior sequência de títulos consecutivos pertence ao Colorado, que conquistou o octacampeonato ao vencer os campeonatos entre 1969 e 1976.

No Campeonato Carioca, também chamado de Cariocão, o primeiro vencedor foi o Fluminense, mas é o Flamengo com 37 títulos, que é o maior campeão do Estadual.

Maiores campeões e recorde de público em estaduais

A final do Campeonato Carioca de 1963, um Fla-Flu (vencido pelo Flamengo após empate sem gols), detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores.

No Campeonato Paulista, o “Paulistão”, da primeira edição, em 1902, até 2021, 18 clubes levantaram o troféu da competição: o Corinthians é o maior vencedor. Os maiores campeões da competição são: o Timão, com 30 conquistas; o Palmeiras com 23 títulos; e São Paulo e Santos, tendo conquistado 22 vezes cada. 

Além dos 23 títulos contabilizados pela Federação Paulista, o Palmeiras tem mais dois títulos extras do Campeonato Paulista. A rivalidade entre estes quatro times, que figuram no grupo das maiores equipes do Brasil.