O que se deve levar em conta na hora de escolher um cão?

Escolher um cachorro é algo realmente incrível para que você comece a entender como a sua vida pode ser realmente diferente do habitual. Alguns já estão acostumados e parecem estar bem com qualquer tipo de animal.

Outros preferem apostar em cursos online de adestramento, assim como é comum procurar o máximo de informação antes de fazer uma grande escolha. Entretanto, é justo dizer que esta é uma excelente maneira de pensar.

Escolher um cão não é algo que você faz da noite para o dia. E é necessário não ir só pela emoção. Você precisa levar uma série de fatores em conta na hora de procurar um cachorro ideal para fazer parte da sua família.

Sendo assim, separamos uma lista incrível com os principais pontos a se levar em consideração.

Vamos conferir?

O que levar em conta na hora de escolher um cachorro?

Este são os pontos principais levando em conta as situações mais usuais de adoção. Entretanto, é importante que você pense também de uma maneira mais destinada à sua situação.

Então, olhe de uma maneira ampla o seu quadro e tente se encaixar à sua situação.

1 – Porte

A primeira coisa a se levar em conta é o porte do animal. Se você mora em um local muito pequeno, talvez não seja a melhor opção escolher uma raça que tenha grande porte.

Afinal de contas, a sua própria mobília e decoração poderão correr riscos sérios, o que não necessariamente é interessante.

Assim como pode ser interessante lembrar que você não estará em casa o tempo todo, o que fará com que ele fique sozinho e sem espaço para fazer alguma atividade de recreação.

2 – Tempo

Outro ponto que devemos levar em consideração é quanto tempo você terá disponível para ficar com seu animal. Alguém que mora sozinho e trabalho o dia todo não deveria ter um animal tão ativo como um cão.

Agora, se a sua família toda estiver disposta a dar atenção e carinho, a raça não será tão problemática neste quesito.

O fato é que algumas raças são mais agitadas e carentes do que outra. Por isso, é importante que você pense muito bem sobre o tipo de personalidade que você deseja no seu cão para não acabar encontrando um problema.

3 – Pedigree

Outro erro muito comum de donos iniciantes é pensar que devem escolher um cão de raça pura. Normalmente você irá pagar muito caro, além de ter uma série de problemas que vêm em uma espécie de pacote com este tipo de raça.

O que acontece é que animais “vira latas” são bem menos propensos a doenças. Enquanto os de raça pura acabam tendo uma série de problemas genéticos, que podem afetar a respiração, circulação, visão, audição e por aí vai.

Isto vai gerar uma série de gastos com rações especiais, visitas rotineiras e frequentes a veterinários e remédios que podem ser bastante caros.

4 – Veja a saúde do animal

Se você é um dono de primeira viagem é melhor apostar em uma adoção de um animal mais saudável. Começar com um animal doente pode te fazer passar batido por alguns quadros que seriam sinais de alertas para pessoas experientes.

Evite cães que pareçam ser muito obesos, isto pode ser um sinal de uma doença já preexistente. No caso de filhotes é normal que eles ainda estejam em uma proporção um pouco desfavorável e assim acabem parecendo um pouco mais gordinhos, mas ainda assim não deve haver exagero.

Veja os olhos também, verifique se eles estão brilhantes e garanta que estejam seguindo você. Outro ponto que deve ser verificado são os dentes, para evitar quaisquer placas de tártaro.

Dê preferência para cães mais novos, pois é mais fácil de corrigir hábitos ruins.

5 – Veja o tipo de pelo

Cachorros possuem pêlos, como qualquer outro mamífero. Mas é importante levar em consideração o tipo de pêlo para não acabar com grandes montes deles espalhados por toda a sua casa.

Além disso, é importante que você tome bastante cuidado para não acabar escolhendo algum animal que exijam muitos cuidados ou tosas. Como por exemplo é o caso dos poodles.

6 – Você possui crianças?

Algumas raças são mais agressivas naturalmente do que outras. E por isso é realmente importante pensar se você deve ter ou não uma determinada raça caso tenha crianças em casa.

Elas podem inocentemente fazer brincadeiras que provocam o animal, como por exemplo puxar seu rabo, e assim acabar enfurecendo o cão sem perceber. Toda mordida é dolorosa, mas algumas raças realmente apresentam um grande perigo.

Pense em animais de menor porte ou que sejam naturalmente mansos. Sempre ensinando as crianças a ter um convívio correto com este tipo de animal.

7 – Pense no longo prazo

Antes de escolher qualquer cachorro é importante não se deixar levar pela emoção. Ter um cão consigo é uma questão de muita responsabilidade. E por isso, é necessário que você leve em consideração que terá que levar ele em viagens mais longas assim como mudanças.

Ter tempo disponível é inevitável, mas isto é algo que se compensa com a companhia de alguém que vai te amar incondicionalmente. Vale realmente a pena todo o esforço e dedicação. 

Considerações finais

Como você pode ver, existem muitos fatores que você tem que levar em consideração para escolher um cachorro. Mas com certeza, ainda que não seja uma escolha perfeita, um cão vai trazer muita alegria para a sua família se você deixar.

Seja ele comprado ou alugado, esta é uma adição ao núcleo familiar que enriquece a todos os envolvidos. 

Uma excelente dica é apostar em cursos online com certificado na área do adestramento. Quando você realmente aprende a orientar seu novo amigo a fazer uma série de atividades e a seguir uma série de regras.

Tudo isto é necessário para que você tenha melhores momentos de descontração e amizade.

Então por hoje é isso, esperamos ter te ajudado, mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, estamos à disposição para te responder nos comentários, ok?

Até a nossa próxima dica…

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.