Quais as melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado? TOP 3 do mercado
O relacionamento por e-mail é uma das formas mais baratas e eficientes para fazer a nutrição de leads e levá-los até o momento de compra, além de ser um importante apoio para aumentar o tráfego para o seu site e fidelizá-lo. No entanto, para conquistar resultados realmente importantes para sua empresa, é preciso automatizar processos, por isso, trouxemos aqui as 5 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado, que vão te ajudar a chegar lá!
- Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing? Dicas essenciais
- Qual a reputação da empresa que oferece essa ferramenta?
- Quais as formas de integração com CRM e Landing Pages?
- As listas de e-mail são estáticas ou dinâmicas?
- Top 3 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado
- Mailchimp
- RD Station
- LAHAR
Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing? Dicas essenciais
Qualquer nova estratégia que necessite da contratação de uma ferramenta ou software traz consigo a responsabilidade na hora de contratar, afinal, trata-se de uma nova despesa a ser trazida para a empresa.
A grande questão é que, quando pensamos na ferramenta de e-mail marketing ideal, vamos notar que existem diversas opções e que cada uma conta com várias funcionalidades diferentes.
Por isso, antes de começar a olhar as opções e os valores de cada uma das ferramentas de e-mail marketing procure responder algumas questões importantes como:
- O que sua empresa busca alcançar com a estratégia de e-mail marketing?
- Quais opções e funcionalidades que sua empresa realmente precisa contar para aplicar sua estratégia?
Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do e-commerce, indicamos que conheça mais sobre a estratégia e como aproveitá-la ao máximo, assistindo ao vídeo abaixo.
Qual a reputação da empresa que oferece essa ferramenta?
Depois de decidir qual o objetivo da sua empresa e quais as funcionalidades necessárias para aplicar as estratégias que você deseja, é chegada a hora de escolher ferramentas de e-mail marketing baseada em alguns outros parâmetros.
O primeiro ponto a se observar é em relação a credibilidade da marca que oferece esta ferramenta.
Isso porque você pode encontrar opções com uma diferença grande de preços, neste sentido é importante buscar o melhor custo-benefício.
É possível que você encontre ferramentas de empresas novas que oferecem pacotes mais baratos, mas não tem a credibilidade ou não oferecem um nível de segurança ideal para sua empresa e seus contatos. Além disso, empresas com baixa reputação podem apresentar dificuldades de suporte para seus contratantes.
Quais as formas de integração com CRM e Landing Pages?
Assim como qualquer ferramenta de marketing, é importante que a ferramenta de e-mail marketing ofereça integrações com outras estratégias de inbound, por isso, é importante que você saiba como o software de e-mail marketing escolhido se integra com CRM e landing pages, por exemplo.
O objetivo das estratégias de marketing só serão alcançadas quando todos os esforços estiverem integrados e trocando informação entre si.
As listas de e-mail são estáticas ou dinâmicas?
A chave do sucesso de uma campanha de e-mail marketing é a segmentação, quanto mais segmentada uma campanha for, maiores as chances de aumentar a taxa de abertura, clique e conversão.
Esta segmentação é feita através das listas de contatos que podem ser estáticas, ou seja, aquelas que precisam ser adicionadas manualmente, ou dinâmicas, que é quando a própria ferramenta faz esta separação de acordo com os filtros estabelecidos por você como: idade, gênero, cargo e etc.
A quantidade de leads dentro da sua base irá te apontar a real necessidade do tipo de lista, no entanto quanto mais opções de automação você tiver, maior a produtividade da equipe e assertividade na gestão dos leads, sobrando mais para o planejamento e análise dos resultados.
Top 3 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado
Agora que você já tem alguns parâmetros e filtros interessantes para usar na hora de escolher a ferramenta de e-mail marketing, vamos apresentar algumas das melhores opções disponíveis no mercado.
Mailchimp
Ferramenta gratuita mais famosa do mercado, o Mailchimp é uma excelente opção para quem está criando suas primeiras campanhas de e-mail marketing e ainda não tem muito domínio nesta área.
Principais pontos a favor do Mailchimp:
- interface e usabilidade simples e intuitiva,
- criação de listas personalizadas, campanhas segmentadas e relatórios de desempenho de todas as campanhas enviadas,
- facilidade na criação do layout dos e-mails,
- integrada as principais plataformas de e-commerce como Shopify, WooCommerce e NuvemShop,
- versão grátis permite o envio de até 12 mil e-mails e uma lista com até 2 mil contatos.
RD Station
Uma das ferramentas de e-mail marketing mais completas do mercado, o RD Station oferece opções de criação de fluxos de nutrição de leads muito bem estruturados e amarrados. Além disso, o RD ainda oferece uma série de funcionalidades como:
- criação de landing pages,
- relatórios para mensuração e análise de resultados,
- integrações com redes sociais e plataformas de ecommerce,
- acompanhamento, qualificação e segmentação de leads,
- otimização de conteúdos (SEO).
LAHAR
Outra ferramenta bem robusta que oferece diversas funcionalidades para a aplicação de várias estratégias de inbound marketing, a Lahar é um software de automação de marketing que permite a execução eficiente de táticas que contemplam as diferentes etapas do funil de vendas.
Para a atração, por exemplo, o software possui um painel de geração de palavras-chave para a criação de blog posts.
Na etapa de conversão, a plataforma da LAHAR permite a criação de landing pages e formulários externos para captar leads que serão automaticamente integrados ao sistema que irá enviar o email marketing.
A plataforma ainda entrega:
- emissão de relatórios de desempenho;
- integrações com plataformas de e-commerce como Magento e Loja Integrada;
- integração com gateways de pagamento como PagSeguro, PayPal, Pagar.me e Iugu.
Gostou de aprender mais sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing? Pronto para fazer testes e escolher a que melhor se adequa a sua necessidade? Lembre-se que o e-mail também faz parte do marketing de conteúdo e pode funcionar muito melhor quando integrado a outras ações de Inbound. Por isso, confira mais um vídeo sobre como fazer essas integrações.
https://www.youtube.com/watch?v=1XIAsGGh2lQ
Este artigo foi escrito pela plataforma Negócios em Mente, que reúne as melhores ferramentas e cursos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de projetos e muito mais!