Qual a melhor alimentação para cães filhotes?

O primeiro ano de vida de um cachorro é fundamental para o desenvolvimento, saúde e até comportamento de um animal de estimação, por isso é necessário saber alimentar um filhote e seguir todos os cuidados necessários. Recomenda-se não afastar o cão da mãe antes dos 45 dias, pois o leite materno fornece os nutrientes e anticorpos necessários para o crescimento saudável dos animais.

O primeiro ano de vida de um cão é fundamental para o desenvolvimento, saúde e até comportamento de um animal de estimação, por isso é necessário saber alimentar um filhote e seguir todos os cuidados necessários.

Vamos lá?

Saber como alimentar os filhotes da maneira certa ajuda os animais de estimação a se desenvolverem

Após os 45 dias de vida, além de experimentar o desmame e a separação das mães e irmãos – esse processo deve ser feito de forma tranquila para não impactar negativamente no desenvolvimento emocional – o cão tem que se adaptar ao novo lar. Saber exatamente como alimentar um filhote e fornecer-lhe todos os nutrientes de que precisa nesta fase pode ajudar na adaptação.

Dentro desse período, os cães são vacinados com o objetivo de prevenir doenças perigosas, como, por exemplo: cinomose, parvovírus, leptospirose, parainfluenza, adenovírus tipos 1 e 2. O plano é começar com 3 a 4 doses, com intervalo de 21 a 30 dias.

Com  bons cursos Online da área, você aprenderá mais sobre a alimentação e adestração de seu pet.

Saiba sobre como alimentar filhote corretamente

As necessidades alimentares dos cachorros são muito diferentes das dos cães adultos, tanto em termos de quantidade como de fórmula alimentar. Os filhotes podem comer 3-4 vezes ao dia, e o conteúdo de proteínas, minerais, proteínas e gorduras desses alimentos deve ser alto.

Idealmente, esse alimento é especialmente formulado e preparado para atender às necessidades nutricionais dos filhotes, levando em consideração a raça, o tamanho e a evolução desde o nascimento. Esses requisitos podem ser atendidos com alimentação natural acompanhada por um veterinário.

Alguns responsáveis ​​têm dúvidas sobre a alimentação natural dos filhotes e querem saber “é a hora agora?” Diversos cães filhotes irão se adaptar ao modelo de dieta que será fornecido pelo dono do cachorro. Além disso, se forem fornecidos alimentos naturais durante o período de desmame, a adaptação ocorrerá sem problemas.

Educação Alimentar

A educação alimentar pode evitar que os filhotes fiquem acima do peso. Embora muitas pessoas pensem que “cachorros gordos” são fofos, porém eles podem estar escondendo sérios problemas de saúde.

Comece a educação alimentar o mais cedo possível e alimente o filhote de três a quatro vezes ao dia. Após 10 a 15 minutos, se ele não comer, retire o alimento, armazene-o de maneira adequada para evitar que se estrague ou seja comido por insetos e forneça-o na refeição seguinte. Isso precisa ser feito porque os alimentos naturais não contêm conservantes artificiais e, quando expostos a temperaturas mais altas por um longo período (como no verão), seus nutrientes podem mudar, oxidar ou se deteriorar.

Filhotes de raças grandes ou gigantes merecem atenção especial devido ao seu peso. Sem o monitoramento adequado dos tendões, ligamentos e outros tecidos musculares, a superalimentação pode estimular o crescimento ósseo, o que pode levar a sérios problemas nas articulações ósseas.

Qual a quantidade de alimento ideal

Normalmente, um cachorro come mais com os olhos do que com o estômago! E isso dependerá muito da sua idade, tamanho e conselhos do veterinário. Comece com uma colher de comida 5 vezes ao dia, quando ainda for um filhote de cachorro, e siga estas orientações:

Do início da alimentação após o desmame: 4-6 refeições por dia.

Dois a três meses: Quatro refeições diárias.

Quatro a seis meses: 2 à 3 refeições diárias.

Após seis meses: duas refeições por dia (dependendo da raça).

Não alimente seu filhote, pois muita comida prejudicará seu sistema digestivo ou, se ele ganhar muito peso em um curto período de tempo, sobrecarrega desnecessariamente seus ossos. Essas duas coisas não são boas para a saúde do seu filhote, portanto, tenha cuidado ao planejar as refeições.

Prazo certo para mudar a alimentação de filhotes para cães adultos

A comida para animais de estimação é diferente em cada fase da vida. Quando a fase de crescimento dos filhotes terminar, mude da alimentação dos filhotes para a alimentação do adulto. Para variedades pequenas, a fase de crescimento termina entre 10 e 12 meses, enquanto para variedades grandes e gigantes, a fase de crescimento atinge apenas os 18 meses de idade.

Tendo em vista as características especiais de cada cão, é necessário reformular a dieta para atender às necessidades de proteínas, carboidratos, minerais e outros nutrientes na nova fase.

Os cães adultos param de crescer e, para se adaptarem, seu metabolismo desacelera. Nesse ponto, eles não precisam mais de nutrientes especiais ou adicionais para sustentar o crescimento, mas precisam de uma dieta natural saudável e balanceada, além de exercícios para manter a saúde e o peso correto.

Se o instrutor souber alimentar o filhote com ração natural, não só notará a saúde e o temperamento do animal, mas também a quantidade de fezes será reduzida. Essa dieta fornece maior absorção de nutrientes durante a digestão, reduzindo assim o volume e o cheiro das fezes.

Além da dieta adequada, é muito importante saber adestrar o seu animal. Portanto, é muito importante fazer um bom Curso Online com Certificado da área de adestramento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.