Qual o tipo de câncer de boca mais comum?

O câncer de boca é o principal tumor na região da cabeça e pescoço. Os maiores fatores de risco são para aquelas pessoas que fazem o consumo excessivo de bebida alcoólica, permitindo que o álcool faça com que as células normais fiquem lesionadas.

O tabagismo também é um grande causador dessa doenças por conta da exposição ao calor que ele gera. Este câncer é de fácil diagnóstico, podendo ser descoberto através de uma autoavaliação, mas a confirmação somente deve ser feita por um médico oncologista.

O local mais comum de se diagnosticarem câncer é a língua e a garganta.

O tipo mais comum de câncer bucal mais é chamado de Carcinoma Epidermóide, um tumor maligno que invade os tecidos vindo a desenvolver diversos micro tumores, por isso é importante o diagnóstico precoce.

Tome sempre os devidos cuidados, qualquer suspeita, vá ao médico, de forma independente ou através do odonto empresarial.

Sintomas de câncer na boca

Um dos principais sintomas do câncer na boca é a ferida que surge e tem a cicatrização longa, como se fosse uma afta. A diferença é que não cicatriza em menos de duas semanas e vai crescendo, podendo até sangrar no seu desenvolvimento.

A ferida pode nascer em qualquer local da boca, sendo, lábio, gengiva, lábios, laringe (faz parte do sistema respiratório), faringe (liga o nariz e boca que conecta ao esôfago) e orofaringe (uma parte da garganta que se localiza atrás da boca).

Quando os sintomas se manifestarem, faça pesquisas sobre “plano odontologico empresarial preços”, vá em busca de profissionais de qualidade de custo-benefício, para obtenção de um diagnóstico.

O câncer na boca é uma doença silenciosa?

O câncer de boca é silencioso, tem os sintomas dos quais podem ser confundidos com de outros problemas, o que os torna negligenciados por costume.

A pessoa portadora do câncer vai se adequar ao que está sentindo, por vezes uma pequena dor de garganta. Isso faz com que, infelizmente, venha receber o seu diagnóstico o mais tardar.

Quando perceber qualquer alteração, é importante que tenha um bom profissional para ir, faça um bom plano dentário empresarial

Como é afetada a fala?

O câncer de boca e garganta pode acabar afetando a habilidade de fala do indivíduo.

Na fala, há uma rouquidão, um dia a pessoa está falando normalmente, no outro dia a voz não sai com exatidão e isso não se recupera rapidamente, como um resfriado ou até mesmo uma gripe.

Porquanto aparecem nódulos no pescoço e na garganta onde se encontra as cordas vocais, assim, causando uma dor de garganta e a diminuição do tom de voz.

Na presença de qualquer sintoma, um profissional da odontologia ou oncologia deve ser consultado.

Chegou o momento de pessoas que possuem seu próprio negócio, usufruir do seu plano odontologico para empresas. É imprescindível a ida frequente ao dentista, ver o estado da saúde bucal.

O profissional realizará uma avaliação para ver em que estágio o câncer se encontra. Ele pode fazer uma identificação precoce e se necessário, fará a solicitação de uma biópsia enviando até a análise.  

Prevenção do câncer bucal

Apesar de existirem casos de câncer de boca que foram desenvolvidos por fatores genéticos, há formas de prevenir para que não surjam de forma natural ou através dos maus-hábitos.

Algumas das formas de prevenção incluem:

  • Tenha uma boa higiene bucal;
  • Evite o alto consumo de bebidas alcoólicas;
  • Tenha cuidado ao utilizar o fumo;
  • Mantenha uma alimentação saudável. 

No processo de higienização é importante não se esquecer da língua, por consequência da grande circulação de alimentos resulta a concentração de resíduos alimentares, isso se torna um “banquete” para as bactérias crescerem e se proliferarem que pode dar início ao câncer.

Além das bebidas alcoólicas, a ingestão frequente de bebidas bastante quentes pode machucar a mucosa e gerar a célula do câncer.

Qual é a coloração do câncer de boca?

Determinados cânceres de boca desenvolvem diferentes colorações.

Alguns tumores ficam mais brancos ou avermelhados, é uma úlcera que sucede aquelas lesões que escavam a boca e doem quando encosta.

Tendo o diagnóstico, observa se o tumor é pequeno, médio ou grande. No começo, dependendo da necessidade, a cirurgia é feita e o nódulo é retirado. Em casos maiores, quimioterapia e radioterapia acabam sendo usados.

Como fazer a autoavaliação?

Você poderá realizar durante a escovação. Se posicione em frente ao espelho, averigue se não tem nada de errado, alguma ferida ou até mesmo algo diferente em sua boca. Caso precise, utilize o auxílio de uma lanterna ou algum dispositivo responsável pela luz. 

As feridas podem aparecer em qualquer região da boca, na base da língua, embaixo, observe tudo.

Para averiguação de lugares mais internos, como a garganta ou outra área, frequente o seu convenio odontologico empresarial para consultas.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.