Qual é a importância do slump test para a segurança de uma obra?

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água. O concreto é uma mistura de pedra, areia, água e cimento. Porém, com a evolução da construção civil, diversos tipos de concreto surgiram para atender às demandas de cada obra. 

O concreto moderno, utilizado nos dias de hoje para a construção de diversas estruturas, surgiu no século XIX. Porém, desde a civilização romana é possível observar o uso de formas diferentes do concreto como base das construções. 

A fase de concretagem é uma etapa fundamental para o sucesso de uma obra. Assim, a escolha do concreto deve seguir padrões rígidos para garantir a qualidade das estruturas evitando, assim, fissuras e trincas.

Notícias relacionadas:

Além disso, a qualidade do concreto é uma das variáveis que vai garantir que a obra tenha a vida útil estipulada no projeto original. Neste contexto, realizar o slump test é importante para ter uma maior segurança em relação à qualidade do concreto em toda a fase de execução.

Estruturas de concreto slump test: o que é importante entender

O concreto é muito utilizado, tanto para a formação de estruturas quanto para o acabamento. A NBR 6118  trata de projetos de estruturas de concreto e seus procedimentos.

Através desta norma são definidas as diretrizes do que deve ser feito ao trabalhar estruturas de concreto para evitar:

  • desperdícios,
  • descarte impróprio de resíduos;
  •  acidentes no canteiro de obras.

Ou seja, qualquer obra que tenha uma estrutura de concreto precisa seguir essa norma, tais como prédios, pontes, obras hidráulicas, túneis, dentre outros. Além disso, essa norma traz diversas especificidades e diretrizes, tais como a relação água/cimento. Neste sentido, o slump test tem um papel muito importante.

O que é slump test?

O slump test é, basicamente, o teste de abatimento. Ele é o principal controle acerca da qualidade e das características do concreto na obra.

Embora tenha determinadas limitações, o slump test expressa a trabalhabilidade e a consistência do concreto através de um único parâmetro: abatimento. Porém, para isto, é necessário que ele seja executado de maneira correta.

Assim, o slump test é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação (ou seja, é feito a cada lote). Todo esse processo faz parte do controle tecnológico e de qualidade.

Quando deve ser feito o slump test?

Como foi explicado, o slump test tem como objetivo determinar a consistência do concreto, ou seja, a mobilidade do concreto em massa.

Quanto maiores os resultados do slump test, maior a fluidez do concreto, ou seja, maior a quantidade de água, menor a resistência. Desta forma, será necessário aumentar a quantidade de cimento, o que encarece a obra. Por outro lado, quanto menores os resultados do teste de slump, menor sua fluidez, maior sua resistência e maior necessidade de água

O valor de abatimento adequado varia de acordo com a aplicação do concreto. Para volumes grandes e com pouca armadura, como em sapatas e blocos de fundação, o slump mínimo é de 4 cm. Já para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm.

O concreto ideal depende da necessidade da obra. Por isso que sua certificação é de suma importância.

Quais são as normas que regulamentam o slump test?

No Brasil, a ABNT que estabelece o slump test é a NBR NM 67:1998. Esta norma, por sua vez, trata dos ensaios de concreto. A norma aponta o procedimento tanto em laboratório quanto em canteiro de obras.

Já para determinar a influência do tempo no abatimento do concreto fresco, há a NBR 10342:2012. 

Por fim, é importante ressaltar que o teste de slump faz parte do protocolo dentro da execução de uma obra. Além disso, o slump test é uma forma eficaz e segura de garantir uma maior durabilidade e qualidade para toda a estrutura, pois avalia a consistência do concreto e a coerência com a sua aplicabilidade.