Tecnologias digitais na educação: qual a importância? + 4 vantagens

O uso de novas tecnologias na educação tem se tornado cada vez mais frequente e  muito disso se deve às transformações nas metodologias de aprendizagem e aos benefícios que oferece, tanto para os estudantes quanto para as escolas.

Isso porque, apesar do método tradicional ser eficiente, muitos dos atuais alunos já cresceram dentro da realidade virtual, o que faz com que essas tecnologias estejam presentes em seu dia a dia. 

A familiaridade com essas ferramentas traz uma maior possibilidade de identificação, aprimorando a qualidade do aprendizado. Além disso, a transformação digital trouxe novos recursos tecnológicos que facilitam o aprendizado, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação. 

Quer saber mais sobre por que usar tecnologias digitais na educação e as vantagens que isso traz? Continue a leitura!

Qual o papel das tecnologias digitais na educação?

A aplicação de diferentes tecnologias já é uma realidade de diferentes segmentos e, na educação, isso não seria diferente. Inclusive, a modernização do aprendizado tem se tornado cada vez mais urgente para atender às necessidades das novas gerações.

As tecnologias digitais na educação podem ser definidas como a inclusão de recursos tecnológicos nos processos pedagógicos, com o foco na inovação das metodologias de aprendizagem nas instituições de ensino.

Uma pesquisa realizada pelo movimento Todos Pela Educação mostrou que 55% dos professores usam frequentemente algum tipo de tecnologia educacional. Ou seja, essa já é uma realidade de muitas organizações educacionais.

O importante dessa questão é ressaltar que as escolas, gestores e os próprios alunos precisam se adaptar à nova era digital para que consigam tirar maior proveito das novas práticas de ensino e aprendizagem.

Uma das principais dúvidas referente a essa temática é sobre como usar a tecnologia na educação. Isso pode ser implementado de diferentes maneiras, como:

  • gamificação;
  • integração com as redes sociais;
  • uso de calendário compartilhado;
  • incentivo à produção de conteúdos digitais;
  • acesso aos conteúdos online;
  • envios de trabalhos e outros documentos.

É claro que todo o processo de inclusão de novas tecnologias digitais na educação envolve um bom planejamento, uma vez que devem ser inseridas dentro das metodologias de aprendizagem. 

Ainda assim, uma das principais ferramentas para educação que pode ser utilizada é o próprio Google. A plataforma permite a criação de documentos compartilháveis e editáveis por várias pessoas, realização de reuniões onlines, criação de formulários e muito mais.

Inclusive, uma das maiores inovações tecnológicas apresentada é o Google Jamboard, uma ferramenta de quadro digital e colaborativo, que pode ser editado e compartilhado com os alunos nas aulas presenciais e a distância.

Além disso, vale ressaltar que uma pesquisa da TIC Educação de 2019 mostra que desde antes do distanciamento social e da necessidade de implementar o ensino a distância, as tecnologias já tinham uma forte influência na aprendizagem. Entre os principais dados, ressaltamos:

  • 93% dos alunos de escolas urbanas pesquisam na internet para fazer trabalhos escolares;
  • 61% dos alunos (maioria no Ensino Médio) usam o WhatsApp para fazer tarefas escolares;
  • 80% dos professores afirmaram que aprendem e se atualizam sobre o uso de tecnologias através de tutoriais online.

Tudo isso mostra a importância das tecnologias digitais na educação e que motivos não faltam para, cada vez mais, instituições de ensino se dedicarem a elas. Mas, afinal, quais as principais tecnologias utilizadas na educação? Veremos a seguir!

Plataformas usadas na educação digital

Aulas ao vivo

As aulas e atividades remotas se tornaram frequentes nos últimos anos. Atualmente, é possível encontrar diferentes plataformas e ferramentas para aulas online, inclusive gratuitas, que facilitam a exposição da matéria e permitem a interação entre os alunos e professores.

Bibliotecas digitais

As bibliotecas digitais são uma das principais maneiras de oferecer livros, artigos, revistas e outros materiais educacionais aos estudantes. 

Essa forma de democratização do ensino permite que os alunos realizem pesquisas por conta própria e interajam com novos assuntos que têm curiosidade, tendo como fonte um acervo completo e de qualidade.

Gestão

Não podemos deixar de lado as vantagens de ferramentas educacionais para gestão escolar. 

Por ser uma área de grande responsabilidade, é importante contar com os softwares certos para simplificar a dinâmica da sala de aula, além de conseguir gerenciar todos os departamentos de maneira integrada.

4 vantagens das tecnologias digitais na educação

Agora que você já entende mais sobre a importância das tecnologias digitais na educação e até mesmo onde pode aplicá-la nas instituições de ensino, é o momento de conhecer os principais benefícios que oferecem.

1. Aproximação entre alunos e professores

O relacionamento entre os estudantes e os professores pode ser considerado um desafio para os dois lados. 

No ensino tradicional, muitas vezes isso ocorria pela resistência dos próprios alunos em relação ao método de aprendizagem, mas também por parte do educador em ter dificuldade para lidar com tantas questões e estudantes ao mesmo tempo.

Entretanto, essa é uma das maiores vantagens das tecnologias na educação. Uma vez que o professor utiliza ferramentas e plataformas que são familiares aos alunos, acabam tendo uma relação mais imediata.

Além disso, no caso das aulas ao vivo, por exemplo, a possibilidade de fazer perguntas pelo chat faz com que muitos alunos se sintam mais à vontade para tirar suas dúvidas e ter uma interação melhor (tanto com os outros estudantes quanto com o próprio educador).

2. Democratização do ensino

O bom planejamento das aulas com o uso de novas tecnologias permite que o professor utilize mais recursos para sua metodologia de ensino. 

Desde a utilização de novos recursos, seja de escrita, audiovisual, imagéticos, sonoros e até mesmo com a gamificação da aprendizagem, tudo isso permite que a educação se torne mais inclusiva. O que nos leva ao próximo ponto.

3. Feedback imediato

Outra grande vantagem das tecnologias na educação é o favorecimento da comunicação entre os próprios alunos e com os professores. Isso permite que os feedbacks sejam mais transparentes e, principalmente, feitos de forma mais rápida.

Isso é benéfico para todas as partes, já que os alunos podem se sentir mais ouvidos e os professores conseguem dar mais atenção às solicitações apresentadas.

Até mesmo nos casos de lição de casa ou atividades durante a aula, os educadores podem acompanhar o desempenho dos estudantes de forma mais efetiva, melhorando o aprendizado – que é o nosso próximo benefício.

4. Qualidade de aprendizagem

Por apresentarem diferentes metodologias de ensino, o uso das tecnologias digitais na educação permite que os alunos tenham um maior aproveitamento na aprendizagem. 

Isso se deve tanto ao maior engajamento que os alunos têm, por conta da facilidade que possuem com as tecnologias digitais, mas também porque conseguem construir uma comunicação mais assertiva, ter acesso a materiais de apoio de forma simplificada e até mesmo uma abordagem diferenciada.

Todas essas questões mostram a importância da tecnologia como ferramenta educacional. Desde a facilidade na comunicação, até novas metodologias de ensino, isso permite que os alunos tenham um melhor processo de aprendizagem. E isso é o que todos queremos, certo?Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.