Trabalhos autônomos lucrativos

Devido à crise financeira no Brasil, muitas pessoas estão desempregadas e uma boa opção é trabalhar como autônomo.

Pensando nisso, veja algumas das opções mais lucrativas.

Tapeçaria

Apesar do crescimento do varejo, a profissão de tapeçaria em pindamonhangaba não desapareceu e, ainda hoje, existe uma demanda por peças personalizadas, o que pode se tornar uma oportunidade de negócio.

  • Defina o seu sub-nicho

Na tapeçaria, você pode escolher vários sub-nichos para trabalhar, como consertar peças pré-fabricadas, confecção de uniformes, roupas próprias ou peças para enxoval.

A opção mais viável economicamente é trabalhar com reparos, pois não requer investimento em matéria-prima. No início, apenas uma máquina de costura servirá.

Se o seu objetivo é fazer suas próprias peças, você precisará:

Definir o tipo de tapeçaria, criar uma linha de produção com mais pessoas; entre em contato com fornecedores etc.

Algo que pode ajudar é desenvolver um produto mínimo viável, ou seja, uma coleção com menos peças para testar a recepção das pessoas e saber se sua ideia de negócio é sustentável a médio e longo prazo.

  • Promova o seu serviço

Para construir uma base de clientes estável, você precisa informar as pessoas sobre você. Use mídias sociais como o Instagram para que ela saiba que você está oferecendo serviços de costura e para promover sua marca.

A princípio você pode fazer isso no seu próprio perfil, mas conforme o seu negócio amadurece, é interessante que as técnicas de divulgação se tornem mais sofisticadas.

Crie uma página de fãs no Facebook, Instagram e / ou perfil no YouTube e use essas redes para divulgar seu trabalho. Você pode até anunciar e vender diretamente através do Instagram Shopping.

Vale lembrar que, apesar da internet ser uma grande aliada, não é interessante renunciar ao marketing boca a boca. Por isso, valorize a qualidade do serviço que está a oferecer, para que os seus próprios clientes se tornem embaixadores do seu produto / serviço

  • Fazer alianças

As alianças empresariais não são exclusivas de grandes empreendedores. Você pode criar uma cooperativa com outras costureiras e dividir despesas como aluguel, impostos e conta de luz.

Outro exemplo de associação que pode funcionar é entrar em contato com lojas de roupas e propor que vendam seu produto, em troca de uma comissão sobre o valor final.

Profissional de beleza

Hoje, é comum encontrar profissionais da beleza que abandonaram a rotina do salão para oferecer serviços como cabeleireiro, manicure, pedicure, massagem e maquiagem na casa de suas clientes.

Se você sabe fazer bem qualquer uma das atividades acima, esta pode ser sua chance de começar seu próprio negócio.

  • Tenha um portfólio online

Crie uma página no Facebook e um perfil no Instagram para compartilhar fotos de seu trabalho e reforçar sua autoridade no assunto. Lembre-se de pedir permissão aos seus clientes antes de tirar fotos e compartilhá-las.

  • Oferecer pacotes de serviços

Para aumentar sua receita, você pode oferecer pacotes diferenciados e combinar diferentes tipos de serviços, em um único serviço, por um preço atraente.

  • Estar sempre atualizado

Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, você deve entregar mais do que seu cliente espera.\

Procure referências estéticas do dia a dia, na internet e na televisão, para oferecer um atendimento mais personalizado aos seus clientes. Essa pesquisa faz a diferença na hora de recomendar um procedimento estético para seus clientes, pois mostra que você sabe do que está falando.

Também é importante fazer cursos para se manter atualizado e aprender novos procedimentos. Dessa forma, você terá mais serviços para oferecer ao seu comprador.

Produção de alimentos

Ao contrário dos nichos anteriores, o nicho alimentar responde a uma necessidade humana básica, pelo que a procura por este tipo de serviço é perene.

As opções para atuar neste segmento são muitas, você pode abrir restaurante, trabalhar em casa, montar buffet e até cozinhar em casa.

  • Peça opiniões

Liste os pratos que você gosta de preparar. Aproveite a oportunidade para perguntar às pessoas que o conhecem o que elas mais gostam quando você cozinha e compare as respostas. O ideal é encontrar um prato que goste de cozinhar e que agrade ao paladar.

  • Aposte em ingredientes fáceis de encontrar

Não adianta criar um menu maravilhoso se você depende de ingredientes da estação ou difíceis de encontrar. Pense que sua demanda será recorrente e aposte em pratos que podem ser preparados com ingredientes disponíveis em qualquer mercado.

  • Defina o seu nicho

Quer encontrar executivos que almoçam perto de casa ou cozinhar comida de casamento? Limitar seu nicho o ajudará a ser mais assertivo em sua oferta.

Ainda não tem certeza do que vender? Aqui estão alguns produtos que podem ser feitos em casa e que exigem pouco investimento.

  • Salada de frutas

A salada de frutas é uma opção para quem quer se alimentar de forma saudável, mas não tem tempo para preparar as refeições todos os dias. Venda em lanchonetes de academias ou dê para amigos no trabalho para complementar sua renda.

Doce

Brigadeiros, chocolates, bolos e tortas na assadeira são algumas opções para quem quer trabalhar vendendo doces. Crie um perfil nas redes sociais para fotografar essas iguarias e compartilhe com seus amigos. Se pretende montar um ponto de venda físico, opte por locais com grande afluência de pessoas.

Refeições prontas

Anuncie seu serviço perto de grandes centros comerciais para atrair novos clientes. Você também tem a opção de entregar alimentos em casa, caso possua meio de transporte próprio. Apesar de ser um investimento a mais, o serviço de delivery é um grande atrativo para os compradores.

Chaveiros em rio preto

Se você se organizar para abrir um negócio é possível ganhar a vida exclusivamente com essa atividade.

  • Identifique uma demanda existente

Trabalhar como chaveiro vai além de fazer chaves, é preciso também identificar oportunidades e oferecer soluções para as demandas existentes, caso contrário ninguém terá interesse em comprar o seu produto.

Por exemplo, se você mora em Pindamonhangaba, pode criar souvenirs, que são peças menores.

  • Calcule a margem de lucro de cada parte

Estude seu mercado para entender quais peças estão com boa demanda e podem gerar uma margem de lucro interessante. Não adianta vender mil unidades de um produto por mês, se o valor obtido não cobrir as despesas que você teve durante a produção.

  • Exiba seu produto em plataformas

Assine nas plataformas como Getninja, para as pessoas contratarem o seu trabalho quando precisarem.

Nesse modelo, você transfere uma comissão para a plataforma a cada venda realizada, mas, por outro lado, as possibilidades de venda são maiores, pois pessoas de todo o chaveiro em Pindamonhangaba está vendo o seu produto.