Tudo para fazer uma noite de cinema perfeita em casa

Assistir a um filme é um momento incrível. Se esse momento ocorrer no conforto do lar é ainda mais incrível.

Muitos acreditam que montar uma sala de cinema em casa é algo muito complexo, mas na verdade, com equipamentos corretos tudo fica mais fácil.

Portanto, através deste artigo será possível descobrir tudo para fazer uma noite de cinema perfeita em casa.

A escolha equipamentos certos

Para montar uma sala de sonhos é necessário ter os equipamentos certos.

  1. Televisão

Grande parte das TVs são SmartTvs, ou seja, possuem conexão com a  internet, possibilitando o download de aplicativos e realizando conexões com smartphones e outros equipamentos.

Infelizmente os televisores mais antigos não possuem essa função. Porém, podem ser adaptados através do uso de um vídeo game ou um equipamento chamado Fire TV ou Google Chromecast.

Na hora de escolher a televisão é importante analisar a resolução do aparelho, para uma maior qualidade, será necessário um maior número de pixels.Uma tela do tipo HD possui 1280×720 pixels e as chamadas Full HD tem 1920×1080.

Atualmente, as predominantes no mercado são 4K com uma qualidade superior a qualquer outra e resolução de 3840×2160 pixels.

As TVs 5k ainda estão iniciando no mercado com 5120 x 2160 pixels de definição

Algumas pessoas preferem utilizar projetores. Os equipamentos com preços mais acessíveis são aqueles com resolução Full HD. Mas já começam surgir no mercado equipamentos 4k com preços menores.

O tamanho da TV também é um critério de escolha. Para que a experiência seja confortável, a TV precisa ser proporcional ao tamanho do ambiente e à distância dos assentos.

No geral, estima-se que a distância em relação à TV deve ser de três metros. Porém, no caso desses aparelhos com ultradefinição, a qualidade e o conforto não serão comprometidos se a distância for menor

A maioria dos fabricantes de TV segue uma mesma recomendação, ou seja, que a distância entre a TV e o assento, seja duas vezes o tamanho da diagonal da tela. Por exemplo, uma televisão de 42 polegadas possui 107 cm de diagonal, logo a distância ideal dos assentos é de aproximadamente 2 metros (200 cm).

  1. Sistema de Som

O sistema de som é o segundo item importante, pois de nada adianta uma super TV se o áudio não oferecer também uma grandiosa experiência.

O áudio da TV não é o ideal para oferecer esse momento dos sonhos.

Por isso, é preciso escolher um sistema de áudio, Home Theater, compatível com o ambiente.

Caso a sala não seja grande, basta um sistema com um subwoofer e cinco caixas. Mas caso a sala seja muito pequena, o sistema com apenas três caixas já fará a diferença. O excesso de som também pode causar incômodo,

Em situações onde as salas são bem grandes e isoladas, o equipamento ideal deve ter muita potência, por exemplo, um subwoofer e sete caixas.

Essas caixas de som trarão mais realidade para o ambiente, o que é chamado de som surround ou holográfico.

Mas a escolha não é só quanto ao tipo e tamanho do sistema de som, é importante que o som fique posicionado de forma ideal dentro da sala.

As caixas devem ser espalhadas por todo o ambiente. Caso seja possível poderão ser fixadas no teto, principalmente a caixa para o áudio traseiro, sendo assim mais eficaz.

Outra dica importante é que estofados, madeiras e tapetes podem auxiliar positivamente a acústica, diferentemente de pisos frios, espelhos e vidros.

  1. Iluminação

A iluminação influencia na qualidade da experiência. Quando o ambiente possui muita interferência de luz externa, o ideal é usar blecautes para auxiliar a controlar essa luminosidade.

Para refinar ainda mais a experiência pode ser usada uma iluminação indireta aplicando luzes mais aconchegantes e quentes, através de spots de luz ou luminárias.

Na parede onde está a TV pintura ou parede de ser mais escura,

  1. Sofá

Para proporcionar conforto, os assentos devem ser de tal maneira confortáveis.

Escolha sofás bem amplos e com alongamento para os pés.

Sofás reclináveis são boas opções quando a sala de cinema também é utilizada como sala de estar.

O material utilizado na fabricação dos sofás também interfere no conforto, como é o caso dos sofás feitos de tecido. Além de mais delicados ao toque, também, ajudaram na acústica do ambiente.

  1. Acessórios

Para fazer uma noite de cinema perfeita falta apenas uma coisa: bebidas e comidas para os convidados. Por isso, é interessante ter uma máquina de café ou pipoqueira elétrica.

Claro que além da tradicional pipoca, outras comidas caem muito bem para ocasião

Por isso, sempre que for receber convidados fique atento a todos os detalhes. E caso resolva ir para cozinha preparar um cardápio variado, se garanta e tenha um botijão de gás reserva. E assim não corra riscos de passar vergonha.

Com todas essas dicas ficou mais fácil ter uma noite de cinema perfeita. Agora é só fazer uma pesquisa dos equipamentos e criar o ambiente perfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *