Vale a pena cursar Engenharia Civil? Descubra

Será que vale a pena cursar engenharia civil? Sabemos que essa profissões está em alta e é uma das mais cobiçadas por quem está pensando em fazer uma faculdade. Mas, antes de ingressar nos estudos, você deverá saber se ela realmente combina com você, para não desistir no meio do caminho. 

Este artigo irá esclarecer várias dúvidas que passam na cabeça de quem pensa em cursar uma faculdade de Engenharia Civil. Se você também tem dúvidas, leia todo o texto. 

Por incrível que pareça, o mercado de construção civil é um dos que mais crescem e empregam no Brasil. O número de empregados no setor de construção tem se mantido crescente. Esse é um dos motivos para despertar tanto o interesse em trabalhos ligados a essa área. Porém, sabemos que, quanto mais se tem qualificação, melhor será a remuneração e mais oportunidades surgirão. 

O que faz um engenheiro civil? 

Engenheiro civil é um profissional capacitado que atua no ramo da construção civil. Esses profissionais, Criam, elaboram, planejam e constroem edificações e obras dos mais variados tipos, que vai desde edificação de prédios e residências até a construção de estradas, pontes e saneamento. 

Geralmente, os profissionais desse ramo tem bons salários e os mesmos são bem requisitados perante esse mercado de trabalho. 

Principais atividades da engenharia civil: 

Essa é uma das áreas mais abrangentes, sendo que o profissional tem uma gama de oportunidades, assim o profissional tem muito campo de atuação ao seu dispor, porém é preciso que o mesmo domine bem sua área. 

Vejamos as principais atividades que são executadas na área de engenharia civil: 

  • Elaborar projetos; 
  • Fiscalizar as obras; 
  • Trabalhar no monitoramento de construções; 
  • Planejamento e manutenção das obras; 
  • Perícia. 

Vale ressaltar que, essa profissão exige que o profissional tenha habilidades e conhecimentos suficientes, além de técnicas e ferramentas para que os trabalhos tenham maior eficiência e evite possíveis erros. 

Mesmo sendo um dos cursos mais abrangentes e desejados, muitas pessoas ainda ficam na dúvida na hora de ingressar na faculdade de Engenharia Civil. Isso porque esse é um curso que exige mais investimento financeiro e bastante tempo de estudo. 

Quanto tempo para concluir a faculdade de engenharia civil? 

A carga horária mínima exigida, por determinação do MEC, para cursos de Engenharia Civil é de 3600horas, algumas faculdades chegam a 4000 horas. Isso equivalente a aproximadamente 5 anos de estudos. 

Vale ressaltar que, essa mesma carga horária vale para todos os demais cursos da Engenharia e para se tornar um profissional capacitado, o aluno tem que aproveitar ao máximo cada aula e estudar com afinco. 

Mesmo com todas as vantagens dessa profissão, várias pessoas ainda ficam com certa dúvida se realmente vale a pena investir seu dinheiro e tempo. Alguns tem até medo de se arrepender depois, por isso pesquisar bastante sobre cada detalhe é uma atitude sábia. 

Leia Também: 13 dicas de simplificar seu dia no trabalho. 

Vale a pena cursar Engenharia Civil? 

Sabemos que esse é um dos cursos que mais exige esforço e dedicação, por parte do aluno, sem contar que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, além disso, na faculdade o aluno terá que lidar com algumas matérias que nem sempre são amadas por eles. 

Mas, tirando a familiaridade com os estudos, a atuação de um engenheiro civil vai além de uma sala de aula. Responsabilidades e compromissos vão segui-lo durante toda caminhada. 

Uma das formas mais sábias de identificar se essa carreira combina com você é pesquisar sobre o que é estudado durante a faculdade e que tipo de atividade o engenheiro civil pode realizar após a formatura. Depois disso, faça um análise para ver se vale a pena. 

Cursos de Engenharia Civil nos dias atuais 

O conteúdo programático do curso de engenheiro civil é ocupado por disciplinas de Ciências Exatas, em especial Matemática e Física, além de Mineralogia, Geologia, Topografia, conhecimentos de estruturas químicas de materiais, eletricidade, hidrologia, legislação e gestão de obras. 

Vele lembrar que a maneira que é organizado o currículo do curso pode variar de acordo com a instituição de ensino. Porém, essas são as disciplinas estudadas em uma faculdade de Engenharia Civil. 

Atualmente, os cursos de engenheiro civil podem ser realizado tanto de forma presencial como à distância num Ambiente Virtual. No segundo caso, o aluno precisará de um computador e acesso à Internet e o mesmo terá a possibilidade de acessar as aulas na hora e no local que quiser, podendo até a interação com os colegas, tutores ou mesmo com os professores. 

Vale lembrar que, um engenheiro civil pode trabalhar em diferentes funções, além de ter a possibilidade de trabalhar em todas as etapas, desde desenhar uma planta até Emitir laudos e pareceres técnicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *