Veja uma alternativa rentável para a aquisição da sua motocicleta

O consórcio de motos é uma maneira muito interessante de adquirir uma motocicleta. Ele está entre os consórcios mais populares e possui excelentes vantagens. Seu funcionamento é bem parecido com o de outras modalidades, como o de automóveis ou casas, por exemplo

Continue com a leitura e entenda melhor como isso funciona e quais as suas principais vantagens.

Consórcio de motos: excelente alternativa para adesão de seu veículo!

Adquirir um bem, seja ele qual for, é uma coisa que muitas vezes não é tão fácil. No caso dos mais diversos tipos de veículos isso é ainda mais complicado por causa dos preços praticados.

É aí que entram em jogo os consórcios. O consórcio de motos, especificamente, é praticado de uma maneira bem parecida com os demais tipos.

De uma maneira geral, o consórcio de motos é uma modalidade de aquisição na qual o comprador tem mais facilidades na hora de pagar pelo bem. As regras que regem os pagamentos são diferentes das que são praticadas normalmente em empresas que vendem veículos.

Como funcionam os consórcios de motos?

Basicamente, funciona da seguinte forma: algumas pessoas interessadas em comprar uma moto se juntam e fazem todo mês o pagamento de uma parcela do valor do bem.

Essa parcela é diferente do valor praticado nas concessionárias que vendem veículos e costuma ser mais adequado à capacidade de comprar do consorciado. Além disso, o prazo para a quitação de todas as parcelas também é diferenciado (costuma ser maior).

Uma empresa específica (a administradora de consórcios) cuida da arrecadação dos valores relativos aos pagamentos dos participantes. Também é ela que concede o crédito para os contemplados ou para aqueles que finalizaram o pagamento de todas as parcelas previstas ao final do contrato.

Quais vantagens de fazer consórcio de moto?

Agora que foi explicado o que é e como funciona o consórcio de motos, é interessante ver algumas das vantagens associadas a essa modalidade de aquisição de motocicletas. Confira as cinco principais:

Sem juros

A ausência de juros é uma das vantagens mais interessantes dos consórcios de uma maneira geral, e isso também vale para o consórcio de motos. Essa característica pode ser explicada pelo fato de que a empresa que realiza esse crédito, a administradora, não empresta dinheiro para que os consorciados comprem as motos. Na verdade, ela usa o próprio dinheiro do pagamento mensal deles para fornecer o crédito para aquisição do veículo.

O que existe, no entanto, é uma taxa associada à administração do dinheiro. Cada participante deve pagar um valor, pré-acordado com a empresa, além da mensalidade da moto. Mesmo assim, essa modalidade é bem tranquila, pois a taxa de administração costuma ser bem menor que os juros praticados em empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Planejamento

Os consórcios também garantem a possibilidade de planejar melhor como a moto deve ser adquirida. Isso é mais perceptível quando se compara as condições de pagamento de um financiamento comum com o consórcio.

Neste último, é possível estabelecer qual a mensalidade cabe no bolso e por quanto tempo ela deve ser paga. Tudo isso de maneira transparente.

Flexibilidade de crédito

Poder usar o crédito da maneira como quiser, desde que respeitadas as regras do consórcio de motos, é outra vantagem dessa modalidade de aquisição de bens. É possível optar por qual bem você quer adquirir, quando e onde comprá-lo.

Poder de negociação maior

Ter o dinheiro completo para comprar um bem à vista confere mais poder de negociação na hora de adquirir qualquer coisa. No caso das motos não é diferente, pois quando a contemplação acontece, o consorciado tem todo o valor em mãos para fazer a compra e isso garante mais conforto para estabelecer uma negociação que seja boa para ele.

Menos burocracia

Os consórcios de motos também apresentam menos burocracia para a adesão de novos participantes quando comparados com os financiamentos, por exemplo. Isso acontece porque cada membro do grupo irá, de certa forma, se autofinanciar.

Pronto, depois de observadas essas vantagens, é mais fácil decidir sobre a adesão ou não a um. Uma última dica é ficar de olho na administradora de consórcios e pesquisar sobre ela, antes de assinar qualquer contrato. Veja se ela tem permissão do Banco Central para atuar e verifique também se existem queixas contra ela na internet