Você sabe como fazer a limpeza do seu aparelho dental?

A higienização do aparelho dental é fundamental para garantir a saúde do seu sorriso. Sendo assim, é preciso tomar um cuidado redobrado com esse tipo de tratamento, pois a retenção de alimentos ocorre com muita frequência,

Sendo assim, para responder dúvidas em relação aos diversos tipos de aparelhos ortodônticos, como o aparelho transparente, por exemplo, criamos este conteúdo. Entenda os melhores cuidados para evitar doenças periodontais, cáries e mais. Continue conosco!

Retire peças removíveis

Para remover resíduos alimentares e a placa bacteriana corretamente, é preciso diminuir ao máximo os “obstáculos” em sua boca. Portanto, durante a escovação, retire partes removíveis do aparelho, como:

  • Extensores removíveis;
  • Elásticos;
  • Ceras em excesso nos bráquetes;
  • Aparelhos móveis, como a contenção.

Assim, você manterá a higiene bucal em dia, evitando a proliferação de bactérias que causam problemas como cáries e infecções.

Além disso, caso não saiba como encaixar novamente as partes removíveis, dirija-se até seu profissional de confiança ou conte com os serviços de um dentista 24h.

Utilize a escova ideal

Existem escovas específicas para a higienização do aparelho dental. Portanto, esse acessório auxilia ainda mais na limpeza dos dentes, sendo ele mais eficaz que a escova convencional, mantendo seu sorriso sempre limpo.

Sendo assim, o recomendável é, ao realizar seu atendimento no consultório de odontologia, perguntar ao profissional sobre os acessórios ideais para realizar a higiene bucal.

O mesmo poderá indicar o uso de uma escova ortodôntica, criada para suprir as necessidades de higiene dos pacientes com aparelho.

Esse acessório não só realiza a higienização da dentição, mas também garante a limpeza de todas as pecinhas do aparelho ortodôntico, como os bráquetes e fios de metal.

Além da escova principal para sua escovação, você também poderá contar com uma escova interdental. Esse acessório é responsável pela limpeza dos vãos entre os bráquetes e dentes, alcançando locais que a escova tradicional não consegue chegar.

Porém, é preciso lembrar que esse item é complementar e não substitui o uso da escova ortodôntica e do fio dental.

Use um passa fio

Sabemos que o uso do fio dental se torna mais difícil com o uso de um aparelho dental. Afinal, os fios de metal dificultam a passagem dele, tornando a escovação mais demorada e correndo o risco de ferir a gengiva.

Sendo assim, deixar de utilizá-lo gera diversos riscos à saúde bucal, tendo que, em casos mais graves, recorrer até mesmo a um dentista para fazer canal. Afinal, o fio dental é responsável pela higienização em regiões que a escovação não é capaz de alcançar.

Para evitar esse e outros tipos de problemas em seu sorriso, conte com o passa fio, também conhecido como condutor.

Esse acessório garante a praticidade na hora de higienizar os dentes, passando facilmente o fio dental entre os vãos dos dentes, fios de metal e bráquetes.

Escove a língua

Apesar de não estar ligada diretamente com a higienização do aparelho ortodôntico, a escovação da língua é importante para diminuir ao máximo a presença de bactérias e resíduos em sua boca.

Isso porque todas as regiões da boca acabam tendo contato direto, o que faz necessário então uma boa higienização.

Realize bochechos com antisséptico bucal

O antisséptico bucal é um grande aliado na higienização dos dentes e da mucosa da boca. O produto atinge praticamente todos os pontos da boca, diminuindo o surgimento da placa bacteriana e diminuindo possíveis manchas em seu sorriso, além de garantir o bom hálito.

Sendo assim, para garantir bons resultados, busque utilizá-lo duas vezes ao dia, após o fio dental e a escovação (seguindo essa ordem).

Além disso, em casos de tratamentos dentários como aparelhos ortodônticos e lente de contato de resina, opte por antissépticos sem álcool, evitando a corrosão dos acessórios.

Realize consultas frequentes

Além das consultas de manutenção do aparelho ortodôntico, é preciso também realizar outros tipos de tratamento no consultório odontológico.

Portanto, é fundamental que uma limpeza dental seja realizada, ao menos, a cada seis meses, diminuindo o surgimento de cáries e infecções na mucosa da boca.

Além disso, somente um profissional saberá identificar o surgimento de problemas causados pelo excesso e acúmulo da placa bacteriana.

Sendo assim, não deixe de consultar um profissional para garantir o bem-estar do seu sorriso e qualidade em seu tratamento!
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.