3 dicas para aliviar a dor nos dentes
Sentir dor nos dentes pode ser um problemão para qualquer um. Isso porque, apesar de ser um sintoma que inicia de forma silenciosa e, muitas vezes, é ignorado, quando ele piora, ele se transforma em uma dor onde é impossível de realizar suas atividades rotineiras, como trabalhar, por exemplo.
Além da dor em si, é sempre necessário saber que esta é um sintoma e portanto, muito provavelmente, isso significa que sua saúde bucal não está em seus melhores dias e é necessário a visita a um especialista dentista, que pode ser um dentista lente de contato, para que seja um requisito realizar uma avaliação e assim buscar um tratamento.
Sendo assim, após iniciar o tratamento para a causa da dor, ela logo cessará. Porém, caso queira melhorar e amenizar a dor até que a causa seja curada, é possível realizar remédios caseiros que possibilitam a diminuição da dor. Portanto, confira a seguir quais são esses remédios e como prepará-los.
Quais são as possíveis causas da dor no dente?
Assim como já mencionado anteriormente, a dor de dente nada mais é do que um sintoma. Existem vários motivos pelos quais ela pode vir à tona. Entre os principais motivos, estão doenças bucais como:
- Cáries;
- Gengivite;
- Doenças periodontais;
- Trauma e quebra dos dentes, etc.
Além disso, é importante salientar que a dor de dente é um sintoma que deve ser identificado como grave, uma vez que problemas simples não apresentam esse sintoma, e podem fazer o dente doer apenas após um estágio avançado da doença, como é no caso das cáries dentais.
Vale lembrar que muitas doenças bucais podem piorar rápido, o que leva o paciente à possibilidade de perder os dentes por queda ou necessidade de extração.
A partir desse desfecho dramático, o único tratamento viável gira em torno da busca por um implante odontológico, ou a colocação de próteses, popularmente conhecidas como dentaduras.
Quais são os remédios caseiros para aliviar a dor no dente?
Assim como já foi mencionado anteriormente, existem formas caseiras de ajudar na diminuição da dor de dente.
Leia a seguir três remédios caseiros que são eficazes para o objetivo de ajudar na dor de dente para que o paciente possa voltar a sua rotina de afazeres.
- Compressas frias
A primeira opção consiste não só em ajudar a diminuir a dor, como ajudar a aplacar possíveis inchaços na gengiva.
Basta segurar uma compressa fria na parte de fora de sua bochecha (alternando 20 minutos com compressa e 20 minutos sem) e logo sentirá algum alívio.
Essa reação acontece porque o frio ajuda a amortecer a área, o que pode aliviar a dor de dente.
Ele também ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, é um remédio caseiro que também pode ajudar na recuperação de cirurgias ortodônticas, como por exemplo, a cirurgia de retirada de dente siso.
- Enxágue com água salgada
Também é possível fazer enxague da boca com água morna salgada que pode proporcionar algum alívio. Basta adicionar duas colheres de chá de sal para um copo de água morna. Logo em seguida, bocheche a mistura em sua boca e depois cuspa.
Embora tanto a água fria quanto a quente possam ser desconfortáveis quando você está com dor de dente, a água morna é calmante.
Essa técnica é funcional pois a água morna auxilia a aliviar a dor, tendo o sal como ferramenta para reduzir os inchaços do tecido gengival como um todo. Contudo, tudo isso é somente temporário.
- Remédios para dor de dente
Por último, mas definitivamente não menos importante, é possível tomar analgésicos para sentir algum conforto enquanto você encontra tempo para ir ao consultório, mas, assim como as outras soluções, eles são apenas temporários.
Vale lembrar que a ida ao dentista continua sendo obrigatória, uma vez que se você não procurar tratamento, sua dor de dente pode piorar.
Além disso, a automedicação não é recomendada, portanto, para tomar remédios para a dor de dente, primeiro é necessário buscar por um dentista, mesmo que seja em clínicas dentarias de implantes.
Quando deve procurar um dentista pela dor no dente?
É preciso procurar um dentista para fazer a dor de dente de forma imediata. Vale lembrar que não é preciso esperar o dente doer para consultar um especialista.
Torna-se crescentemente necessário visitar um dentista periodicamente, como por exemplo, a cada semestre, para que qualquer problema seja identificado de maneira precoce.
Dessa forma, além de evitar que a dor de dente apareça, evitando também o surgimento de maiores problemas, é possível ter uma maior controle de sua saúde e estética bucal, realizando tratamentos para um sorriso mais bonito, como por exemplo, colocar lente de porcelana para dentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.