Saiba como implantar customer success na empresa

‌Entender o que é customer success é uma medida essencial para garantir o sucesso do cliente e como consequência, a retenção de clientes, conhecimento de marca, produtividade e lucratividade nos negócios.

Antes de implementar a estratégia, é muito importante reconhecer sua importância para alcançar seus objetivos no mundo corporativo. Para te ajudar em sua jornada de sucesso, reunimos informações importantes sobre o tema. 

O que é customer success?

Customer success ou sucesso do cliente, se trata de uma estratégia amplamente conhecida por gestores de empresa e empresários que visa a retenção de clientes. A técnica combina um conjunto de práticas para que o cliente alcance o sucesso por meio do uso do produto ou serviço.

Embora o customer success possa ser assimilado como um departamento da empresa para atender as expectativas dos clientes, ele não pode ser compreendido como um pós-venda, atendimento ou suporte técnico.

Para que serve?

A estratégia tem como principal objetivo a satisfação do cliente ao adquirir um produto ou serviço com a empresa. Dessa forma a retenção de cliente é garantida, bem como o conhecimento de mercado. 

Por que o customer success pode alavancar os ganhos da sua empresa?

O customer success se trata de um conjunto de práticas para contribuir com a fidelização do cliente. As ações em questão devem ser implementadas desde a produção ou aquisição de um produto ou serviço comercializado. Ao garantir o sucesso do cliente, o empreendimento desenvolve um vínculo de confiança, o que o torna mais predisposto a comprar mais vezes e realizar avaliações online ou indicar para pessoas próximas.

Ao passo que mais clientes são conquistados, a taxa de cancelamento diminui gradualmente. A estratégia é importante para negócios de diferentes setores e pode ser ainda mais vantajosa para empresas que atuam no meio virtual.

Como implantar o Customer Success?

Implementar o customer success é um processo extremamente benéfico para empresas de variados portes e setores, pois a estratégia eleva o sucesso e crescimento do negócio. As etapas cruciais incluem:

  • Contrate uma equipe qualificada;
  • Analise os clientes com melhores resultados;
  • Organize os procedimentos realizados;
  • Mantenha-se próximo dos clientes.

É imprescindível conquistar os clientes certos para obter sucesso com o uso da técnica. Além disso, aprimorar todo o processo de vendas é outra etapa crucial para elevar o crescimento da empresa. Contratar uma empresa especializada em vendas, como a Receita Previsível, pode ser o primeiro passo para o sucesso.

Os pilares da área

Ao adquirir conhecimento sobre o que é customer success é importante entender quais são os pilares da área que compreendem a personalização, capacidade de superar expectativas e solucionar problemas, transmissão de integridade, redução de tempo e esforço do cliente e promoção de empatia.

Quais as principais métricas de customer success?

Com a implementação da estratégia, é crucial medir as métricas das ações realizadas. Para isso, é necessário conferir o desempenho para avaliar o sucesso do cliente que englobam o NPS, Churn Rate, Customer Effort Score, First Call Resolution, Customer satisfaction score, taxa de retenção dos clientes ou lifetime, Lifetime value e Monthly recurring revenue.

Ao analisar essas métricas é possível ter uma visão ampla do impacto do sucesso do cliente. Portanto, acompanhar os resultados com regularidade pode ajudar a entender quais estratégias mais eficientes e as que não valem a pena dar continuidade.A compreensão sobre o que é customer success pode ser a etapa inicial para conquistar clientes e elevar a lucratividade da sua empresa, independente do setor que atua. Caso tenha dúvidas de como proceder, é importante que recorra a uma empresa especialista como a Receita Previsível.