O que é o GPCT?

O gpct é uma metodologia amplamente utilizada em vendas, capaz de entender as necessidades de cada cliente em potencial de maneira única com base nos objetivos e  desafios do consumidor.

Com essa abordagem é capaz de manter as estruturas de negociação alinhadas às prioridades dos leads, explorando todos os pilares, vantagens e modelos de prospecção para uma implementação de sucesso.

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O que é GPCT?

O gpct é uma metodologia de qualificação de leads que compreende de maneira profunda as necessidades e objetivos dos clientes em potencial. Sua palavra é formada por um acrônimo, que o desmembrando significa: 

  • Goals (Objetivos);
  • Plans (Planos);
  • Challenge (Desafios);
  • Timeline (Cronograma).

Diferente dos demais métodos, como o BANT, o gpct foca em entender o contexto e os desafios que o cliente apresenta, criando uma abordagem personalizada e estratégica personalizada.

Os 4 pilares do GPCT

Para atender as necessidades dos clientes de maneira estratégica, é necessário compreender de maneira profunda os quatro pilares do método amplamente reconhecido no mercado atual:

  1. Goals (Objetivo): o primeiro passo é identificar todos os objetivos do cliente, sejam eles no aumento de vendas, melhoramento na eficiência operacional, entre outros;
  2. Plans (Planos): Em seguida, o cliente é avaliado para permitir que sejam identificadas lacunas e melhorias;
  3. Challenges (Desafios): focado nos obstáculos, são expostos todos os desafios que podem abranger o operacional. Ou seja, falta de recursos, limitações de orçamento e dificuldades operacionais;
  4. Timeline (Cronograma): por fim, o cronograma refere-se ao prazo que o cliente quer para atingir os seus objetivos. Com este dado em mãos, a empresa e a equipe de vendas conseguem priorizar os leads de maneira que ajuste as negociações. 

Entender os pilares do método gpct permite que as empresas elaborem um processo comercial direcionado aos objetivos, planos e desafios em um cronograma que atenda aos clientes.

Quais são as vantagens do GPCT em relação ao BANT?

O BANT (Budget, Authority, Need, Timeline) é uma metodologia clássica focada na identificação do orçamento, necessidade, autoridade e prazo que um lead demora para ser identificado.

Diferente do BANT, o gpct é capaz de adaptar as necessidades do cliente com maior flexibilidade, de modo que o método prioriza a identificação de lacunas e se adapta às necessidades únicas de cada cliente.

Esta abordagem empática torna o gpct uma ferramenta poderosa para as empresas criarem relações por meio do foco nos objetivos do cliente, tornando o compromisso entre as empresas e o cliente unificado. 

Benefícios do GPCT

Adotar o método gpct é uma ótima estratégia de vendas para conseguir números expressivos com a melhora da qualificação de leads, onde as informações são utilizadas a favor do cliente para um potencial de conversão elevado.

Com as propostas personalizadas, o foco fica para a elaboração de estratégias capazes de solucionar desafios que os clientes encontram na jornada. Como consequência, o ciclo de vendas reduz e promove uma satisfação garantida aos leads.

Como implementar o GPCT

A implementação do método gpct é um passo essencial para as empresas que procuram impulsionar resultados. Para implementar de maneira eficaz o método gpct em sua empresa, é necessário seguir estes passos:

  • Treinar a equipe para aplicar todos os conceitos do GPCT em todas as interações com os leads;
  • Criar scripts personalizados capazes de auxiliar na identificação de objetivos, desafios, planos e cronogramas por meio de perguntas desenvolvidas previamente;
  • Manter o acompanhamento contínuo de cada ação, de movo que sejam revisados regularmente os dados coletados para ajustar as estratégias e progredir no funil de vendas;
  • Utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para monitorar todas as informações obtidas por meio do gpct.

A Receita Previsível oferece um curso de aceleração que contém oito módulos gravados com detalhes de todo o processo e de como implementar a metodologia para trilhar um caminho empresarial bem definido.

O GPCT é um método eficaz que permite às empresas compreenderem os potenciais clientes para realizar uma estratégia personalizada. A Receita Previsível oferece um curso aceleração em prospecção que auxilia na prospecção ativa do seu negócio, te preparando para todos os desafios em vendas para sair da prospecção tradicional e alcançar resultados tangíveis!

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