Arduino: conheça tudo sobre

O Arduino mega é uma das placas mais completas para quem quer construir um projeto e precisa de um microcontrolador robusto, poderoso e diferente. Este é o tipo de produto indicado para você que adora programar e tem o interesse de avançar na robótica com os seus protótipos.

Conhecendo o Arduino

Você sabia que o Arduino é um tipo de hardware feito especialmente para atuar com a prototipagem? Esta plataforma de Open Source contém microcontroladores, possui entrada e saída e a sua principal linguagem de programação é a C ou C++. 

Este é um tipo de microcontrolador perfeito para ser utilizado em seus projetos de robótica, principalmente se você for iniciante no processo e quiser aprender a construir robôs ou automatizar o seu lar. Em uma loja de robótica você encontrará facilmente este tipo de produto e muitos outros que ajudarão na construção do que você desejar.

Para que serve o Arduino?

A placa Arduino mega serve para auxiliar na confecção de projetos de qualquer natureza. Você pode fazer um robô, uma escada automatizada, fita LED que reage ao som, ou até mesmo um alarme para manter o seu lar seguro. 

Há realmente muitas opções para você que quer aprender a desenvolver esse tipo de tecnologia, mas não sabe por onde começar, e sua facilidade é que elas podem ser testadas ao longo dos dias.

Utilizando do Arduino nos projetos

Para iniciar os seus projetos com a placa Arduino, você precisará deste microcontrolador, um cabo com conectividade USB, um computador e fonte de tensão. É neste processo que você verificará se o hardware está em funcionamento pleno ou não, pois as luzes devem acender e você pode testá-las através de suas funções. 

A partir do momento em que você se familiarizar melhor com Arduino e a linguagem de programação, verá o quão fácil é trabalhar com o microcontrolador e terá mais propriedade no desenvolvimento de um projeto que você gostaria de ter feito há anos.

Identificando os componentes de uma placa Arduino

A Arduino possui uma entrada para ser conectada via USB ou por uma fonte, contém pinos que servem para torná-la funcional, ou seja, há o GND, os pinos de voltagem, analógicos e os pinos digitais que mostrarão quando botões forem apertados. 

Há, inclusive, o botão chamado reset que reiniciará a placa, e você encontrará um indicador de LED que serve para mostrar se ele está ligado e com a energia ativa. Dessa forma, você terá a noção de que precisa para saber se está em funcionamento ou não, e verificar, caso a luz esteja desligada, o que aconteceu para realizar novamente as suas conexões.

5 modelos de placas de Arduino

Há o microcontrolador Arduino Uno R3 indicado para quem iniciou na programação há pouco tempo, porém se você quiser um modelo com mais recursos existe o Arduino Leonardo, que conta com 7 saídas, 12 entradas analógicas e mais 20 entradas.

Prefere o Arduino Mega R3? Este é um pouco parecido com o modelo Uno, porém há uma quantidade muito maior de entradas e saídas, que somam 54, e mais 16 entradas analógicas. 

Se você quiser velocidade, saiba que a Arduino Due é mais ágil do que as anteriores, justamente por vir com um tipo de microcontrolador chamado de ARM 32 bits. Inclusive, junto do Arduino existem sensores e módulos que ajudarão na medição de luz, temperatura e até mesmo de conectividade com a internet. 

Agora que você conheceu a respeito do microcontrolador Arduino, das diferentes placas que existem e a sua função dentro da robótica e programação, por que não encontrar uma loja que atue diretamente com a venda desse tipo de produto? Certamente você tornará as suas construções mais eficientes com itens de alta qualidade.