Como adestrar o lulu da pomerânia?
Muitos possuem dúvidas sobre como adestrar o lulu da pomerânia, porém, a tarefa é bem mais simples do que se imagina. Basta utilizar métodos de reforço positivo e negativo para fazer com que ele possa responder aos comandos solicitados por seu dono.
No entanto, apesar de não ser complexo, precisa ser feito com disciplina e comprometimento, pois só assim ele conseguirá consolidar bem os novos hábitos.
Como essa raça é bastante enérgica e sociável, é recomendável adestrar-lo em ambientes abertos e com muito espaço, pois assim ele se sentirá confortável em realizar os comandos solicitados. Mesmo sendo fácil, é necessário que cada ato no processo de adestramento seja realizado com eficiência, para saber como fazer isso, basta continuar acompanhando este artigo da drogavet.
Por que adestrar seu lulu da pomerânia?
O adestramento do lulu da pomerania deve ser feito pelo comportamento hiperativo e afetivo que a raça possui, assim como para manter um convívio harmônico entre o dono e o cachorro. Apesar de, em primeiro momento, essas características serem positivas, quando são mal cuidadas, acabam tornando-se bem negativas.
A hiperatividade do cachorro pode fazer com que ele possa provocar muita bagunça na residência que está hospedado, podendo tornar o ambiente muito caótico. Por outro lado, quando ele é bem adestrado, essa energia acaba tornando-se bastante útil para a realização de brincadeiras e outras atividades em grupo e consegue ser um ótimo companheiro para seu dono, o auxiliando em várias situações cotidianas.
Comportamento do Lulu da Pomerânia
Além dos comportamentos citados no tópico anterior, os cachorros dessa raça também são bastante sociáveis e inteligentes. Diferente de outras raças de cachorro, ele consegue conviver em bastante harmonia com outros animais, no qual dificilmente cria confusões, ao invés disso, ele opta por brincar com eles.
Entrando na seara da inteligência, o lulu da pomerânia possui uma capacidade de aprendizagem muito avançada, conseguindo aprender um comando novo de forma mais rápida que outros cachorros. Com sua boa sociabilidade e esperteza, mostra-se o cachorro ideal para adestrar, podendo implementar comandos capazes de realizar muitas brincadeiras legais em grupo.
Fundamentos do adestramento
Os fundamentos do adestramento vão além da correção de comportamentos inadequados, mas sim como uma forma de deixar a relação entre dono e animal mais próxima. Outro fundamento básico para a realização do adestramento, é saber o modus operandi para a criação de um hábito. O jornalista Charles Duhigg, em seu livro O Poder do Hábito, afirma que todo comportamento novo obedece a três princípios básicos: rotina, deixa e recompensa.
Dicas práticas para adestrar o seu cãozinho
Seguindo o que foi mencionado anteriormente, para realizar um adestramento eficiente do seu cachorro, é essencial criar uma rotina, na qual tenha estabelecido as atividades e o tempo que ela será realizada. Essa organização deixará o processo mais claro e objetivo. Após isso, é essencial seguir os seguintes procedimentos:
- Comprometimento: Após a criação da rotina, é essencial segui-la à risca. Haja vista que, algo bem organizado, mas que não é seguido rigorosamente, serve de nada;
- Reforço positivo: Oferecer uma recompensa para o animal, após ele realizar um comando que você solicitou é essencial para que ele consolide esse hábito;
- Reforço Negativo: Enquanto o reforço positivo, corresponde ao ato de estimular a criação de novos hábitos benéficos, o reforço negativo, por sua vez, abrange a atividade de extinguir comportamentos maléficos.
Seguindo esses passos, você pode adestrar bem o animal, a fim de conseguir fazer com que ele crie hábitos virtuosos, além de possibilitá-lo a extinguir comportamentos viciosos. É válido lembrar que, se o bichinho apresentar problemas de saúde nesse processo, contacte um médico veterinário. Caso ele precise de remédio, os produtos da drogavet são os mais indicados.
Quando procurar um adestrador profissional?
Se caso o dono não consiga ter tempo, paciência e até uma rotina que possibilite um foco maior no processo de adestramento de um cachorro, é essencial que seja acionado um adestrador profissional, no qual utilizará de todos os seus conhecimentos para conseguir adestrar o animal.
O lulu da pomerânia é uma ótima raça para se adestrar, haja vista que sua alta inteligência possibilita que ele aprenda rápido os comandos. Sua alta energia também é boa, sendo bastante inquieto, no qual, quando adestrado, torna-se um ótimo companheiro para possíveis brincadeiras. Caso você tenha um animal dessa raça ou de alguma outra e queira adquirir produtos para seu cuidado, basta acompanhar o site da DrogaVET.
Espero que o conteúdo sobre Como adestrar o lulu da pomerânia? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Natureza e Pet
Conteúdo exclusivo