Como desenvolver a espiritualidade no dia a dia?
Se você tem interesse em saber como desenvolver a espiritualidade é porque provavelmente não quer mais viver em um mundo onde o material direciona a sua vida.
Além disso, você deseja saber realmente quem você é, no entanto, não tem ideia por onde começar.
Quando se pensa em desenvolver a espiritualidade, geralmente é pelo desejo de se reconectar, estar mais presente no agora e observar o mundo com um novo olhar.
Portanto, para te ajudar nessa jornada, selecionamos dicas de como colocar isso em prática no dia a dia, e com certeza, você se tornará uma pessoa muito mais espiritualizada!
Dicas para desenvolver a espiritualidade no dia a dia
Quando a pergunta é como desenvolver a espiritualidade no dia a dia, tenha em mente que é um trabalho contínuo, ou seja, você deve reservar alguns momentos do seu dia para praticar.
No entanto, é importante ter em mente o que você pretende ao se tornar uma pessoa mais espiritualizada: Autoconhecimento? Ser mais grato? Aprender a como desfazer macumba? Ser uma pessoa com mais empatia?
Independentemente do seu objetivo, essa conexão com seu mundo interior vai te ajudar a ter uma nova percepção do mundo, o que é altamente benéfico.
Confira, a seguir, o que você pode fazer para desenvolver a espiritualidade:
1. Aceitar a lei da atração
Você já deve ter ouvido falar sobre a lei da atração, e esse princípio está diretamente associado ao desenvolvimento pessoal.
A lei da atração se fundamenta em que nós emitimos uma vibração ao universo, e ele nos responderá em função do que transmitimos.
Assim, os pensamentos positivos atraem o positivo e inversamente, aqueles negativos atraem o negativo.
Dessa forma, quando nos deparamos com situações desagradáveis ou encontramos pessoas “negativas”, é para nos ajudar a seguir em frente.
É uma maneira de você se questionar o que você não aceita em si mesmo e porque o comportamento dessa pessoa te incomoda tanto.
Enfim, esse é o primeiro passo para trabalhar a espiritualidade diariamente e aceitar suas emoções, medos e fraquezas.
2. Se ancorar no momento presente
Vivemos momentos de tanto estresse e ansiedade que acabamos nos esquecendo de viver o momento atual, muito mais preocupados com o passado e os projetos para o futuro.
Por consequência, você está cada vez mais desconectado consigo mesmo e com o que está à sua volta.
Portanto, para desenvolver a espiritualidade, é necessário focar no momento presente a fim de viver toda serenidade, mesmo em contextos difíceis.
Embora possa parecer mais fácil dizer do que fazer, não é impossível. Basta se liberar dos seus pensamentos negativos, se reconectar e se concentrar no que se passa no aqui e agora.
Saiba que a meditação é uma excelente ferramenta que permite você se cuidar e encontrar a paz interior.
3. Praticar a gratidão
Ter o reconhecimento pelo que nós temos e pelas experiências vividas é extremamente importante.
Esse é um dos pilares do desenvolvimento da espiritualidade, pois ao perceber a bondade nos outros, nós nos tornamos também generosos.
De uma maneira mais geral, a gratidão nos permite tomar consciência da chance que temos nos mais diversos aspectos da nossa vida.
Segundo estudiosos, a gratidão proporciona uma sensação de calor no corpo e essa emoção é cultivada.
E aqui vai uma dica: a cada dia, escreva pelo menos 3 coisas que você gostou e pelas quais você é grato.
4. Cultivar sua espiritualidade e ser você mesmo
Talvez esse seja o conceito mais difícil para colocar em prática, mas o primeiro passo é sair de sua zona de conforto e mostrar sua verdadeira essência.
É se expor ao olhar dos outros e ao julgamento, e mesmo não sendo fácil, é necessário se você quer desenvolver a espiritualidade.
Se pessoas ou situações te incomodam, é preciso dizer não e se afastar de tudo aquilo que te impede de crescer espiritualmente.
Isso é muito importante, porque você não pode ser espiritual se não for verdadeiro consigo mesmo.
Conclusão
Escolher desenvolver a espiritualidade é um presente que você oferece a si mesmo.
Mesmo se a vontade de progredir na sua espiritualidade no dia a dia possa parecer difícil, é importante se lançar e aceitar todas as experiências sem julgamento.
Ter confiança, aceitar-se e se amar é o caminho para encontrar a paz interior e a serenidade!