Como melhorar a entregabilidade de seus e-mails
Ainda não sabe como melhorar a entregabilidade dos e-mails? Muitas empresas acabam se esforçando para criar um e-mail interessante, utilizando um assunto bastante chamativo e, ainda por cima, fazendo copy de qualidade. No entanto, o engajamento não parece bom o suficiente.
Será que o problema está mesmo na mensagem? Na verdade, não. O problema está na entrega. Para evitar que todo o esforço seja jogado por água abaixo, é importante ter conhecimento sobre o poder da entregabilidade e como isso pode fazer toda a diferença no seu negócio.
- Afinal, o que é entregabilidade?
- Diferenças entre entregabilidade e Inbox Placement
- Como fazer o acompanhamento da entregabilidade?
- Marcação de spam
- Volume constante
- Engajamento
- Listas de bloqueio
- Garantindo a entregabilidade
- Configuração de SPF
- Configuração de DKIM
- Configuração de DNS Reverso
- Adição de domínio nas listas de permissão
Afinal, o que é entregabilidade?
Para introduzir o tema como melhorar a entregabilidade dos e-mails, é importante falar sobre o que significa entregabilidade. Ela nada mais é do que uma métrica capaz de avaliar quantas mensagens serão disparadas por uma determinada ferramenta de automação e que conseguiram chegar a um destino final.
Uma boa taxa de entrega, que é considerada saudável, deve sempre se manter acima de 95%. No entanto, o ideal é que ela fique entre 98% e 99%, extraindo todo o potencial da estratégia utilizada.
Diferenças entre entregabilidade e Inbox Placement
Aqueles menos familiarizados com a terminologia de marketing por e-mail podem acabar confundindo entregabilidade com posicionamento na caixa de entrada. Inbox Placement pode ser traduzido como “atribuição na caixa de correio”, ou seja, onde o ESP (Email Service Provider) coloca a mensagem após a entrega – seja na caixa de entrada principal, na aba de promoções ou no spam na caixa.
As mensagens direcionadas para a caixa de entrada principal recebem mais atenção dos leitores e muitas vezes geram notificações em dispositivos móveis, ajudando a aumentar as taxas de engajamento (aberturas e cliques).
Embora muito importante, a medição do posicionamento da caixa de entrada é um pouco mais complicada porque leva em consideração dois fatores:
- sua reputação com esse assinante em particular – ou seja, se essa pessoa abriu, clicou ou moveu seu e-mail para uma pasta diferente;
- sua reputação nos provedores de e-mail
Levando esses fatores em comparação, é válido ressaltar que, antes de mais nada, é importante cuidar da entregabilidade para que as estratégias adotadas possam ser um sucesso.
Como fazer o acompanhamento da entregabilidade?
Depois de compreender como os conceitos dessa estratégia funcionam e antes de descobrir como melhorar a entregabilidade dos e-mails, confira como realizar um acompanhamento eficaz.
Marcação de spam
Você conhece aquele botão de ponto de exclamação logo acima do seu e-mail? Ele existe para que os usuários possam sinalizar ao seu provedor de e-mail que uma determinada mensagem é considerada spam.
Esses rótulos prejudicam muito sua reputação de IP. Se alguém marcar você como spam, é melhor não enviar mais e-mails (caso contrário, eles podem denunciar outros e-mails e continuar comprometendo seu IP).
Volume constante
Os ISPs também medem quanto e com que frequência você envia e-mails. Por isso, quem envia muitos e-mails e não envia novos por dias ou semanas seguidas pode ser interpretado como um spammer.
Para evitar esses problemas, use um calendário e planeje seus embarques estrategicamente. Isso ajudará você a manter uma comunicação contínua e homogênea, melhorar sua reputação de IP e otimizar sua experiência de leitura.
Engajamento
Quanto mais pessoas abrirem, clicarem, responderem e/ou retuitarem sua mensagem, mais engajadas elas ficarão. Isso melhora sua reputação ao mostrar que seu e-mail é relevante para aquele remetente.
Listas de bloqueio
Uma lista de bloqueio é um banco de dados em tempo real que indica se um endereço IP (ou domínio) é suspeito de enviar spam. Se você estiver na lista negra, sua mensagem não será entregue aos ESPs que a considerarem.
Garantindo a entregabilidade
Para que todos os e-mails sejam entregues da maneira mais eficaz possível, é preciso aprender como melhorar a entregabilidade dos e-mails. Confira, abaixo, quais são as principais ficas.
Configuração de SPF
A sigla SPF significa “Sender Policy Framework”, um sistema que ajuda a Internet a garantir que você tenha permissão para enviar e-mails usando esse domínio. Dito isso, ajuda a impedir que outras pessoas enviem e-mails se passando por sua empresa.
Configuração de DKIM
DKIM ou “DomainKeys Identified Mail” funciona como uma assinatura digital. Assim, você pode dizer que esse e-mail específico foi realmente acionado pelo seu domínio e não alterou seu conteúdo.
Configuração de DNS Reverso
O DNS padrão converte nomes de domínio em endereços IP, enquanto o DNS reverso mapeia endereços IP em nomes de domínio. Isso é necessário porque essas investigações são duas coisas diferentes.
Embora uma pesquisa direta para “example.com” retorne o IP 1.2.3.4, isso não significa que uma pesquisa reversa resultará em “example.com”. Portanto, configurar o DNS reverso facilita o rastreamento da origem dos e-mails, aumentando assim a confiabilidade do servidor que envia os e-mails.
Adição de domínio nas listas de permissão
Assim como existem listas usadas para identificar spammers (listas de bloqueio), também existem listas usadas para certificar que determinados IPs são remetentes seguros.
Uma das certificações mais conhecidas é a Certificação Return Path, que possui um processo de avaliação muito caro e exigente. Por isso, só é recomendado para empresas com IPs dedicados que realizam mais de 1 milhão de fotos por mês.
Contratando serviços profissionais
Uma opção é contratar serviços de remarketing profissionais que irão resolver estes casos e aumentar a entrega do que é importante e faz converter.
Após descobrir como melhorar a entregabilidade dos e-mails, comece a aplicar essas estratégias para melhorar a qualidade do seu negócio!