O que é uma corretora de criptomoedas?

A criptomoeda difere de outros tipos de moeda e, portanto, também há um procedimento diferente ao vender, trocar e comprar.

A corretora de criptomoedas será a intermediária entre os compradores e vendedores e também permitirá que o investidor acompanhe sua carteira digital.

Também chamada de exchange, as corretoras funcionam como se fosse um banco, dando acesso aos clientes para o mundo das moedas digitais.

Como usar uma corretora de moedas digitais

Existem muitas exchanges no mercado brasileiro, mas antes de escolher uma, você deve pesquisar informações sobre ela.

Consulte outros investidores, peça apoio de especialistas e principalmente leia comentários de quem utiliza ou já utilizou a plataforma.

Anote também quais são as garantias de segurança que a ferramenta oferece, taxas que são cobradas e o suporte ao cliente que é muito importante.

Uma dica é começar com uma empresa e, se for o caso, transferir suas moedas para outra conta, à medida que você for aprendendo mais sobre este universo.

Passo a passo para usar uma exchange

Após escolher uma empresa, é hora de fazer a sua conta de registro.

É possível ser anônimo, mas na grande maioria dos casos você deve ter uma conta. 

Neste caso, você deve se identificar e criar um ID que será único para você.

Depois de registrar uma conta e ser verificado, você pode começar a comprar moeda digital. 

Você faz isso colocando dinheiro em sua conta na forma de um depósito. O processo é simples e muito intuitivo para quem já está acostumado a fazer transferências bancárias por aplicativos.

Para armazenar suas criptos, é importante salvar as chaves e senhas criadas no sistema. Se perdê-las, todo o seu investimento ficará inacessível para sempre. Não tem como recuperar essas senhas.

Estude sobre moedas digitais antes de investir

Antes de começar a investir em criptomoeda, é importante estar ciente que se trata de um investimento arriscado.

Você tanto pode ganhar muito dinheiro, quanto perder tudo!

Portanto, estude sobre o segmento, tire um tempo para acompanhar o valor das moedas e encontrar a que seja mais atrativa.

Sites diversos podem te ajudar nesta etapa, entre eles a KuCoin que oferece informações diferentes para quem deseja investir neste mercado.

A criptomoeda foi criada para ser um meio de pagamento fácil de negociar.

Apesar de estar em alta hoje, elas existem desde 2009 e hoje são utilizadas até mesmo como moeda oficial em El Salvador.

A diferença é que elas não são centralizadas por um governo ou instituição financeira, portanto, não há servidor central, como com moeda física. 

O que existe são computadores que guardam todas as informações e isso é enviado para todos na rede.

Ao comprar e vender criptomoedas, as transações ocorrem diretamente entre o destinatário e o remetente. Não há nenhum banco ou outro intermediário envolvido nesta comercialização.

Os sites com corretoras são adequados tanto para iniciantes quanto para experientes, mas é a corretora que define o preço de cada criptomoeda.

Quanto mais você estudar e entender como isso funciona, melhor será para multiplicar o seu patrimônio e reduzir as perdas.