Saiba quais são os exames que o dentista pode solicitar

Apesar de ser diferente do que muitas pessoas imaginam, principalmente aquelas que quase nunca vão ao dentista, a avaliação ortodôntica não é realizada apenas em consultório e muitas vezes é necessário a solicitação de exames para a conclusão de um diagnóstico. 

Dessa forma, é muito parecido com outros casos clínicos que são tratados em hospitais e consultórios de especialidades. 

Ou seja, apesar dos dentes e tecidos como a gengiva estarem expostos, muitas vezes é necessário outros dados para comprovar uma tese de diagnóstico. 

É por esse motivo que, muitas pessoas que buscam colocar aparelhos dentários, apesar dos dentes evidentemente não estarem na posição correta, muitas vezes é necessário solicitar ao plano dental para empresa, exames como raio-X ou de imagens panorâmicas da boca. 

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre possíveis exames ortodônticos que podem ser solicitados. 

O que são exames e por que são solicitados?

Os exames são extremamente importantes para qualquer tipo de diagnóstico, não só em casos odontológicos. 

Isso porque, normalmente, eles são capazes de mostrar características internas que não são visíveis nem mesmo aos olhos mais bem treinados. 

Ou seja, os testes que são feitos através desses exames, que podem ou não ser laboratoriais, são essenciais para a confirmação de um raciocínio médio e portanto do diagnóstico de qualquer paciente. 

Por ser evidente a importância de realizar diversos exames, muitos planos odontológicos empresarial cobrem a realização desses testes que são tão essenciais quanto consultas e procedimentos em consultórios. 

Dentistas podem solicitar exames?

Assim como qualquer outro médico, ao ir ao dentista, é normal que ele solicite exames. 

Entretanto, normalmente é comum que as pessoas estranhem quando eles solicitam alguns exames laboratoriais complementares.

Nesses casos, é importante salientar que esses exames podem ser solicitados por dentistas e devem ser cobertos por um plano dental empresarial, como por exemplo:

  • Exames de sangue (qualquer tipo);
  • Exames de urina;
  • Radiografias;
  • Tomografias;
  • Ressonâncias magnéticas;
  • Pedidos de internação por cirurgiões-dentistas.

Dessa forma, caso o seu dentista solicite exames complementares, não exite em buscar uma clínica e realizá-los, pois estes podem ser peças fundamentais para montar um diagnóstico e assim buscar o melhor tratamento possível. 

Quais são os exames que podem ser solicitados pelo dentista?

Uma vez que já foi possível compreender a importância dos exames para procedimentos e diagnósticos ortodônticos, mesmo através de dentistas que trabalham para plano dentário empresarial, veja então a seguir alguns dos mais comuns que podem ser solicitados.

  1. Radiografia Periapical

Também chamada de Raio-x periapical, ele tem como objetivo mostrar toda a região de um dente com o osso ao redor dele. 

Em pacientes que usam implantes, estes também irão aparecer na radiografia periapical, assim como os tratamentos de canal que já tenham sido realizados.

  1. Radiografia Interproximal

O Raio x interproximal ou radiografia bite wing, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região das coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem.

  1. Telerradiografia

Esse nada mais é do que um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região do rosto de uma só vez. 

Dessa forma, esse tipo de exame acaba sendo indicado para visualizar ossos do rosto e crânio para avaliação do crescimento, desenvolvimento, simetria, processos patológicos e traumáticos. 

  1. Radiografia de atm (rx de atm)

Esse é um que foca no local onde há a articulação temporomandibular (ATM), que fornece informações sobre as estruturas ósseas. 

Na maioria das vezes, o paciente costuma realizar o exame em oclusão, que é quando ele está com abertura máxima da boca e a mordida fechada.

Tomografia computadorizada

Por último, mas definitivamente não menos importante, a tomografia computadorizada também é um exame comum que pode ser solicitado pelo dentista. 

Isso porque, ele tem como principal objetivo obter informações e indicações bem específicas de uma região da boca. 

Além disso, ele é uma modalidade de imagem que vem se popularizando. Fornece uma imagem com características tridimensionais, vista em cortes, que permite ao dentista estudar alguma área específica e que pode ter cobertura em um convênio odontológico empresarial.

Desse modo, através desse tipo de exame é possível ter diagnósticos ainda mais complexos e completos para que o paciente possa contar com o melhor e mais certeiro tratamento. 
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.