Troca de fluido de freio: o que acontece se você não fizer a manutenção

A troca de fluido de freio é um processo que quando não é realizado, o sistema pode perder a eficiência de frenagem, com riscos de acidentes graves; visto que o fluxo absorve a umidade, diminuindo o ponto ebulição, podendo causar falhas. Saiba conosco os detalhes sobre o que pode ocorrer se não realizar a troca de fluido de freio!
Por que o fluido de freio precisa ser trocado?
O processo de troca de fluido de freio deve ser realizado periodicamente porque o fluido de freio é higroscópico, ou seja, ele é capaz de absorver a umidade do ar com o tempo. Isso ajuda a reduzir o seu ponto de ebulição, podendo causar falha parcial ou mesmo total no sistema de freio, além de causar corrosão interna em peças metálicas do veículo. No geral, os principais motivos incluem:
- Corrosão: a água quando presente no sistema de freios pode causar a corrosão das peças metálicas internas do veículo;
- Perda de eficiência: a água absorvida pode diminuir o ponto de ebulição do fluido. Quando os freios são muito utilizados, o calor pode fazer a água ferver, gerando a persa de eficiência;
- Contaminação: o fluido pode acumular sujeira com o passar do tempo, bem como outros contaminantes.
Vale lembrar que o fluido de freio possui validade e, por isso, precisa ser substituído de tempos em tempos. A troca de fluido de freio periódica garante que o sistema de freios funcione de maneira mais segura e eficiente, evitando problemas e acidentes.
Quais os riscos de não fazer a troca de fluido de freio?
Não fazer a troca de fluido de freio pode resultar em problemas de segurança do veículo, além da perda da eficiência na frenagem por conta da umidade e das bolhas de ar no fluido, que minimizam a pressão hidráulica. Os principais riscos são:
- Danos aos componentes internos do veículo;
- Corrosão do sistema;
- Perda da eficiência da frenagem;
- Falha no sistema de freios.
Além disso, existem riscos como a falha geral dos sistemas, com potenciais consequências graves como acidentes. Portanto, a manutenção adequada do fluido de freio é fundamental para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo.
Sinais de que está na hora de realizar a troca de fluido de freio
Há alguns sinais de alerta que indicam que é hora da troca de fluido de freio, como o pedal do freio mole, com curso mais longo ou esponjoso, além de dificuldade para frear o veículo ou demora para parar o veículo. Confira os principais pontos:
- Luz de advertência no painel;
- Pedal do freio com uma sensação “esponjosa”;
- Nível do fluido abaixo do mínimo.
A frenagem com falha ou demora também é um dos principais sinais, que é quando o veículo demora mais para parar ou a frenagem não responde tão rapidamente quanto nas outras vezes, sendo indispensável realizar a troca de fluido de freio.
Della Via
Na Della Via, você pode contar com profissionais qualificados e equipamentos adequados para realizar serviços no seu veículo, como a troca de fluido de freio, para garantir a segurança necessária. Acesse a plataforma da Della Via e faça um orçamento!
Espero que o conteúdo sobre Troca de fluido de freio: o que acontece se você não fizer a manutenção tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo