Terceirização do RH: conheça 4 vantagens e desvantagens antes de contratar o serviço especializado

Grande parte das empresas conta com atividades de contabilidade, RH e de marketing, mas se pensar com cautela, são setores importantes, mas não fim de um resultado. Não é por isso que se deva deixar de lado, elo contrário, a contratação de um RH terceirizado tem se tornado uma saída constante e de grande valia para qualquer estabelecimento.

Qual é a proposta de ter uma empresa especializada? Deixar mais espaço para que sua empresa se concentre em outras atividades com a finalidade de realizar entregas aos clientes.

Alguns líderes ainda têm dúvida se essa é a melhor solução. Na realidade, ter um setor próprio de Recursos Humanos é mais valioso, porém a terceirização traz pontos bastante relevantes.

Pensando nisso, neste artigo vamos listar as vantagens e desvantagens da terceirização do RH para você tomar a melhor decisão para o seu negócio. Confira!

Quais são as funções do RH terceirizado?

Quando uma empresa parte da ideia de contratar uma terceirização de gestão de Recursos Humanos, ela deve exigir a qualidade do serviço para se consolidar no mercado. Nisso, a contratada deverá ser primorosa com as seguintes tarefas:

  • controle de folha de pagamento;
  • controle de horas extras;
  • contratação e demissão de funcionários;
  • controle do cumprimento de regras trabalhistas;
  • recrutamento e seleção de colaboradores;
  • treinamento corporativo de equipes;
  • gestão de benefícios;
  • avaliação de desempenho;
  • plano de carreira;
  • pesquisa de clima.

Terceirização de Recursos Humanos: vantagens e desvantagens

Como percebemos, ter uma empresa que ofereça RH facility é uma tendência cada vez mais frequente no mundo corporativo, pois exige uma série de regulamentações para um fim administrativo. Mas será que vale a pena mesmo esse tipo de investimento? Conheça os prós e contras:

Vantagens 

Planejamento de custos  

O orçamento de uma empresa pode melhorar gradativamente com a contratação de um RH terceirizado, pois ela terá em mãos os dados financeiros para criar  estratégias como, por exemplo, agilizar a folha de pagamento.

Qualidade profissional

Os profissionais terceirizados já chegam na empresa com um padrão de qualidade (pelo menos é o que se espera na hora da contratação).

Como em qualquer ambiente, eles passam por um período de adaptação, mas, em pouco tempo, estão familiarizados com o serviço e a equipe.

Escalabilidade das soluções

Serviços terceirizados geralmente são mais fáceis de se expandir. Essa rapidez é o que chamamos de “escalabilidade”, uma vez que com o RH próprio leva-se mais tempo para evoluir junto aos demais setores.

Otimização da equipe interna

Um bom motivo para contratar o RH terceirizado é o suporte especializado que ela dispõe para montar uma estrutura ideal na empresa. Assim, minimiza a sobrecarga de trabalho dos funcionários para que possam se dedicar a outras tarefas e, consequentemente, gerem mais lucro.

Desvantagens 

Controle sobre o setor 

Embora os profissionais contratados prestem serviços para a sua empresa, eles não são totalmente vinculados a você. 

Tenha em mente que a terceirizada tem controle sobre os métodos de serviço e determina suas próprias restrições, o que pode limitar alguns padrões da companhia.

Volatilidade dos profissionais

A tendência das equipes terceirizadas está na rotatividade de funcionários, o que pode estar totalmente fora do alcance do gestor. Nesse contexto, a volatilidade dos profissionais dificulta a integração da empresa com a equipe. 

Por isso, é importante planejar a terceirização por um determinado período, seja para cobrir férias, seja para ajustes de pessoal, seja pela dinâmica da empresa ou pela necessidade de precisar apoio externo. No entanto, ter um RH próprio tende a aumentar a união dos times sem complicações.

Riscos de vazamento de informações

Ao contratar pessoas fora do ambiente de trabalho, saiba que existe um risco de informações confidenciais. Nessa situação, é recomendado o uso de softwares de proteção que bloqueiam o acesso a determinados dados. 

Para maior segurança, também é possível acrescentar uma cláusula de confidencialidade no contrato de terceirização.

Insatisfação dos colaboradores

A terceirização pode comprometer o andamento do trabalho dos funcionários da empresa. Em muitos casos, eles veem a contratação externa como preferência trabalhista, ocasionando problemas de insatisfação interna. 

Por isso é importante deixar claro para toda a equipe a necessidade desse tipo de contratação. 

Como funciona a terceirização de Recursos Humanos?

Ao optar pela terceirização da gestão de Recursos Humanos, as atividades são transferidas para a empresa contratada. Desse modo, é importante planejar as seguintes funções antes do veredicto final:

  • listar as atividades de RH executadas atualmente;
  • anotar as atividades sua empresa deseja terceirizar;
  • buscar referências sobre as empresas encontradas;
  • criar um contrato de terceirização de RH que integre as atribuições de cada parte interessada;
  • fazer uma pesquisa por empresas de RH em regiões diferentes.

Nesse último quesito, é fundamental prestar atenção na qualidade dos serviços, histórico, entre outros. Por exemplo, empresas de RH terceirizado do Rio de Janeiro podem ter funções diferentes do RH terceirizado de SP. Isso não significa ser melhor ou pior, mas, devido a áreas opostas, dependerá do que a sua empresa procura realmente