Dicas para escolher um seguro para bicicleta

Por mais que muitos ciclistas entendam a importância de um seguro para bicicletas, nem todos sabem fazer a escolha correta, sendo assim, vamos apresentar algumas dicas para escolher um seguro para bicicleta adequado.

Como é algo de certa forma novo no Brasil, é muito comum que pessoas que gostam de pedalar tenham suas dúvidas ao tomar a decisão de contratar um seguro para suas bicicletas.

Para que você possa fazer uma boa escolha, antes de mais nada é preciso entender como funciona um seguro e o que ele cobre, para em seguida seguir algumas dicas de como escolher o serviço certo.

Confira abaixo!

Como funciona um seguro para bicicleta?

Ele é bem parecido com os seguros de carro e moto, por exemplo, com etapas bem parecidas, porém, as formas de fazer a contratação do seguro podem variar em cada empresa.

O seguro da bicicleta funciona em 3 etapas bem diferentes, sendo elas a contratação, verificação e o sinistro.

Para que você possa entender melhor tudo sobre cada uma delas, iremos explicá-las separadamente e de forma detalhada.

Contratação

A contratação é a parte onde tanto o cliente como também a empresa seguradora faz um acordo para a aquisição do seguro, assim como a prestação dos serviços oferecidos.

Esse é um processo que pode variar em cada empresa, porém, geralmente o processo é bem parecido na maioria das seguradoras.

Nessa parte é importante que você tenha consciência das necessidades que você quer suprir, além do seu perfil como ciclista, além de ter consciência do investimento que você fará.

Uma ótima dica é negociar com quem entende, como por exemplo a Bike Registrada que tem uma equipe de especialistas que irá entender perfeitamente suas necessidades.

É importante que você saiba também que esse tipo de seguro fica vigente por um ano, dessa forma, ao terminar o contrato é importante você buscar conselhos de como proceder após o prazo de vigência.

Verificação

Essa etapa pode ser feita antes ou depois do contrato, isso depende muito da empresa seguradora que você escolher.

Nesse processo a seguradora vai verificar se a bicicleta em questão é realmente sua, para que uma pessoa que tenha adquirido a bike de forma ilegal não consiga formalizar o seguro da mesma.

Geralmente nessa etapa a seguradora solicita para o cliente a nota fiscal da bicicleta, porém é importante ressaltar que todas as formas de comprovar a natureza da bike é importante.

Sinistro

Essa etapa nada mais é que o vento que será coberto pela seguradora que você contratou. Dessa maneira o sinistro é no qual o seguro poderá fazer a prestação de serviço contratado.

Sendo assim, quando o evento, ou seja, o sinistro acontece, é importante que o ciclista comunique a seguradora para que ela possa dar andamento no processo de verificação.

Após o processo aberto e a constatação dos danos, é possível fazer a indenização de acordo com os danos sofridos pela bike ou ciclista.

O que um seguro para bicicleta cobre?

É importante que você saiba que um seguro de bicicleta além de cobrir os danos que possam ser causados a bike, poderá cobrir também seus equipamentos e até o ciclista.

Sendo assim, confira algumas coberturas que o seguro de bicicleta oferece:

Danos à bicicleta

Ele cobre danos causados por quedas, tentativas de roubo, além de cobrir o transporte da mesma de uma localização para outra.

Roubo à bicicleta

O seguro de bicicleta também irá fazer a cobertura de roubo qualificado, além de arrombamento na localidade onde a bicicleta está guardada.

Responsabilidade civil

Um seguro para bicicleta também fará a cobertura a danos materiais ou até mesmo físicos que sejam causados a terceiros quando a bicicleta estiver sendo utilizada.

Acidentes com o ciclista

Esse tipo de seguro também irá cobrir despesas em caso de acidente com o ciclista decorrentes de acidentes, sejam essas em caso de invalidez ou morte, e também em casos de despesas odontológicas, médicas ou até mesmo hospitalares.

Dicas de como escolher o seguro para sua bicicleta

Por mais que muitos ciclistas entendam a importância de ter um seguro para a sua bicicleta, por ser uma cultura recente no Brasil, é normal que se tenha dúvidas sobre esse serviço.

Dessa maneira, para que você consiga escolher o melhor seguro para a sua bicicleta, vamos apresentar algumas dicas importantes.

Facilidades para contratar um seguro de bicicleta

É importante escolher os serviços que ofereçam agilidade na hora da contratação, pois é nesse momento em que você vai perceber se a empresa é burocrática ou não.

Um sistema livre de burocracias e que busca resolver as todo o processo de forma rápida e fácil é o melhor a se escolher.

Procure uma empresa que evite burocracia na hora de prestar os serviços

Sempre escolha aquelas empresas que mesmo sendo necessário uma avaliação minuciosa de todo o cenário, busque sempre meios de não deixar o processo muito burocrático.

Isso pode ser observado logo na contratação, se a empresa busca sempre facilitar e evitar muitas burocracias, provavelmente a prestação de serviço vai ser da mesma forma.

Busque a cobertura mais adequada para sua bicicleta

Há diferentes tipos de coberturas com para as inúmeras demandas de todo tipo de ciclista, por isso é muito importante que você identifique qual a mais adequada para você.

Veja um seguro que cubra algumas demandas gerais como por exemplo, quebra, furtos qualificados e roubos, acidentes com o ciclista e danos a terceiros.

E caso tenha necessidade de alguma cobertura específica, verifique se a empresa seguradora oferece o serviço.

Dessa maneira você estará contratando um serviço de acordo com as suas necessidades, onde você terá a garantia de que vai está coberto.

Verifique os diferenciais

Como mencionamos acima, veja se o seguro oferece os serviços de cobertura em geral, porém certifique-se que eles apresentem diferenciais.

Esses são desde um bom atendimento e prestação de serviço rápida e sem burocracia, até mesmo aqueles diferenciais voltados para um serviço personalizado.

Com essas dicas é possível escolher uma empresa de seguros de bicicleta que se encaixe com as suas necessidades e que possui um serviço de qualidade.