É fácil fazer crochê? Dicas essenciais
Você já se perguntou se fazer crochê é fácil ou parece mais uma daquelas habilidades impossíveis de dominar? Bem, a verdade é que, como qualquer arte, o crochê exige prática, paciência e um pouquinho de persistência. Mas não se preocupe! Não é preciso ser um expert para começar. Com alguns pontos básicos e dicas essenciais, você pode transformar essa atividade em um passatempo relaxante ou até mesmo em uma maneira de ganhar um dinheiro extra. Vamos desvendar juntos o mundo do crochê e mostrar que, sim, você também pode criar peças incríveis!
Para muitas pessoas fazer crochê é bem simples e uma forma para se distrair ou obter uma renda extra, mas para outras, aprender a fazer essa arte pode parecer uma missão impossível.
Mas tudo é uma questão de prática, persistência e muita calma, claro que você não vai sair fazendo uma peça enorme, cheio de detalhes já de cara, é preciso treinar bastante alguns pontos simples, para depois ir se aperfeiçoando para fazer coisas mais incrementadas.
Algumas pessoas vão ter um pouco mais de facilidade, outras menos, mas nem por isso você vai saber mais ou menos, cada pessoa no seu tempo, não tente se comprar com os demais, concentre-se e faça o seu melhor.
De acordo com alguns historiadores, o crochê tem origem pré-histórica, porém a forma de fazer a arte como estamos habituados nos dias de hoje foi desenvolvida no século XVI. Foi a Madame Riego da Branchardiere, citada como quem criou o Crochet Irlandês, na qual publicou o primeiro livro de padrões no ano de 1846.
As rendas irlandesas ficaram famosas na América e Europa, sendo feitas em grande quantidade até a 1° Guerra Mundial. Porém, o seu começo, segundo pesquisadores, foi na Arábia, no Oriente Médio, onde alcançou o mundo inteiro através das rotas comerciais no Mediterrâneo, assim teve sua popularização na América do Sul.
Você já deve ter pensado o que significa a palavra crochê e nada mais é que o trabalho feio a mão com agulhas, pelo seu efeito de se entrelaçar com outra linha e formas lindas peças, usado em diferentes confecções.
Uma das peças feitas através do crochê e está muito em alta, é o polvo de crochê mais conhecido como polvo amigurumi, ele é muito usado pelas mamães para acalmar seus bebês recém nascidos, especialmente aqueles que necessitam ficar na incubadora por algum tempo, os seus tentáculos remetem o cordão umbilical da mãe e apresenta melhoras significativas para os bebês.
Isso faz eles se sentirem mais acolhidos e calmos, assim se recuperando mais rápido, além disso, ele também pode ser usado como forma de decoração no quarto da criança, caso se interesse pela arte, é uma ótima maneira de ganhar um dinheiro extra. Outra coisa, com uma boa procura pelas pessoas e pode ser feito para vender, são os tapetes, eles são lindos e podem ser feitos de diferentes formatos.
Abaixo vamos ver algumas dicas de como começar a fazer crochê para o seu passatempo e até mesmo para ajudar a família a ter uma grana extra.
Tipos de linhas e agulhas
Com certeza você já deve ter visto a quantidade imensa de linhas e agulhas e a primeira coisa que deve saber é que a escolha de uma está totalmente ligada a outra, ou seja, a linha certa para a agulha certa, vice e versa.
Isso quer dizer, que se a linha for mais grossa a agulha também deve ser e se a linha for mais fina, o ideal é que a agulha seja mais fina. Hoje em dia existem vários tipos de materiais de agulhas, como, por exemplo, plástico, alumínio, aço, com cabo emborrachado, madeira, alumínio colorido. Quem vai determinar qual é a melhor e você mesmo, então a escolha fica a seu critério.
Os tamanhos das agulhas também variam bastante, que podem ir de 0,5 mm a 10 mm e a espessura da agulha vai de acordo com aquilo que você deseja fazer, algumas artes precisam de pontos mais finos e fechados, já outras pedem pontos mais abertos e grossos.
Para os iniciantes recomenda-se começar pelas linhas mais finas, isso porque elas são mais fáceis de manusear, escolha a sua linha e a cor que deseja e verifique na embalagem qual o tipo de agulha mais recomendado para aquela linha.
Para finalizar esse tópico, vamos dar uma dica, para os iniciantes que ainda não tem muita firmeza, é interessante começar com linhas mais grossas e agulhas mais finas, assim o resultado será pontos mais apertados até ter mais firmeza na mão.
Pontos e suas abreviações
É possível fazer diversas peças de crochê com pontos diferentes, mas qualquer arte deve começar com o ponto mais simples, conhecido como “correntinha”. Abaixo você verá uma listagem de alguns pontos e suas abreviações.
- corr – Correntinha;
- Pbx – Ponto baixíssimo;
- Pb – Ponto baixo;
- Pa – Ponto alto.
Cada um desses pontos são indicados para diferentes tipos de peças com diferentes tecidos, então fique atenta a cada um dos pontos para a peça que deseja fazer.
Itens necessários para fazer crochê
Além da agulha e da linha, sendo os itens básicos para começar a fazer crochê, também é preciso de mais alguns itens, como tesoura para cortar a linha e também uma fita métrica que vai servir para medir o tamanho da correntinha inicial e o tamanho da peça.
Desvendando o Crochê: Dicas Fundamentais para Iniciantes e Entusiastas
O crochê é uma arte milenar que transcende gerações, oferecendo não apenas uma forma de expressão criativa, mas também uma oportunidade para relaxamento e geração de renda. Originário da pré-história e popularizado no século XVI, o crochê evoluiu para incluir uma vasta gama de técnicas e estilos, como o famoso Crochet Irlandês. Para os iniciantes, compreender os tipos de linhas e agulhas, bem como dominar os pontos básicos, é fundamental para o sucesso. Além disso, o crochê tem se adaptado às tendências modernas, com peças como o polvo amigurumi ganhando destaque por seus benefícios terapêuticos para bebês. Este guia oferece dicas valiosas para quem deseja iniciar no crochê, destacando a importância da prática e da escolha dos materiais adequados.
O crochê é fácil de aprender?
Sim, com prática e paciência, qualquer pessoa pode aprender a fazer crochê. Começar com pontos simples é a chave.
Qual é a origem do crochê?
O crochê tem origens pré-históricas, mas foi popularizado no século XVI, especialmente com o desenvolvimento do Crochet Irlandês.
Quais são os materiais necessários para começar a fazer crochê?
Você precisará de linhas, agulhas de crochê (o tamanho depende do projeto), tesoura e fita métrica.
O crochê pode ser uma fonte de renda?
Sim, muitas pessoas usam o crochê como uma forma de obter renda extra, criando e vendendo peças únicas.
Qual é o ponto mais básico para iniciantes?
O ponto mais simples e básico para iniciantes é a “correntinha”, ideal para começar a praticar e criar projetos simples.