Gabapentina para cães: Para que serve? Quando usar?
A gabapentina cachorro é utilizada na veterinária para tratamentos como convulsões, dores crônicas e neuropáticas. Usada também para diminuir os sintomas da ansiedade antes de viagens ou consultas e também controlar comportamentos impulsivos nos animais como, a agressividade.
Alguns dos tutores de pets que sofrem de ataques epilépticos, recorrem-se a esse medicamento quando o tratamento habitual perde a eficiência, por ser uma droga sedativa que atua no sistema nervoso.
O que é a Gabapentina?
É um fármaco anticonvulsivante e analgésico que aumenta o ácido gama-aminobutírico GABA, usado como sedativo e auxilia também na diminuição de inflamações e na amenização das dores.
Nos humanos é usada em tratamentos contra convulsões, lesões e dores associadas ao diabete. Costuma encontrar-se em cápsulas de 300 mg e 400 mg, e ambos os casos é necessária ser prescrita por um profissional.
Para que serve?
O medicamento é usado para tratar as dores crônicas e neuropáticas em cães. A gabapentina cachorro é receitada para animais que sofrem de câncer, displasia coxofemoral, dentre outras condições. Aliás, foi inicialmente utilizada como antiespasmódico e relaxante muscular, mas ficou recentemente conhecida pelo seu potencial em tratamentos contra convulsões.
Quando utilizar a Gabapentina?
Fora os tratamentos já mencionados com a gabapentina cachorro, o remédio é utilizado em tratamentos de cães que sofrem de ansiedade e estresse crônicos, onde o mesmo auxilia na redução da agitação e acalma o animal.
Mas é importante lembrar que a gabapentina para cães não é exclusiva no tratamento da ansiedade, planeje mudanças na rotina do cãozinho com passeios, terapias e utilização de outros medicamentos. Ela também é utilizada no tratamento de crises epilépticas, quando não se obtêm os resultados esperados de outros remédios.
Qual a dosagem ideal?
A dosagem ideal da gabapentina varia da categoria do tratamento e do peso do animal. Então é indicado sempre consultar um profissional da área para obter mais detalhes sobre o tratamento do seu cão.
Em casos como sedação pré-viagens ou pré-consultas é indicado de 20 a 25 mg/kg, de 1 a 2 horas antes da viagem ou consulta. É mais apropriado fazer uso da gabapentina em comprimido, pois a solução líquida costuma obter um edulcorante nomeado como xilitol, considerado prejudicial à saúde do animal.
Gabapentina tem efeitos colaterais?
Como qualquer outro fármaco, ocorrem aspectos de efeitos colaterais como sonolência, vômitos, sedação, diarreia e ataxia. Uma forma para diminuir esses efeitos, seria iniciar o tratamento em doses menores e aos poucos expandir a dosagem.
É indicado não interromper o tratamento de repente, pois acarretaria mais convulsões e pioraria a situação do seu animalzinho. A pausa também causa efeitos colaterais mais graves como febres, linfadenopatia e anafilaxia, erupções cutâneas, além de hipotensão.
Gabapentina tem contraindicação?
Como a gabapentina é um princípio ativo, é contraindicado em cães com alergias, com insuficiência e também com doença hepática ou renal. Lembre-se que o tratamento com a Gabapentina não pode ser interrompido bruscamente, dado que pode piorar a condição do seu querido doguinho.
Este medicamento pode interagir com outros, com isso você pode considerar ou não usar a gabapentina com precaução. Mas certifique-se de quais tratamentos e quais as medicações para não ocorrer nenhuma sedação ao extremo.
Onde encontrar gabapentina para cachorro?
A gabapentina é encontrada aqui na DrogaVET, além de vários outros produtos, como produtos para a visão do cavalo, personalizados e com dosagens conforme o peso do bichinho, visando diminuir o estresse do animal e do dono no momento da administração dos medicamentos, e vários outros artigos cheios de informações, por exemplo, maneiras de como cuidar da visão do cavalo.
É válido lembrar que procure sempre profissionais antes de medicar seu cãozinho. Busque saber com precisão qual a situação e siga corretamente todas as instruções passadas pelo veterinário do seu pet.