Você sabe quando utilizar a pinça Kocher? Entenda a importância do instrumento

Indispensável entre os instrumentos cirúrgicos, a pinça kocher pode ser um tanto familiar, mas devido sua importância, requer entendermos suas especificidades. Sendo sua principal utilidade em procedimentos de maior risco, bem como usar juntamente com a Pinça Mixter ou a tesoura cirúrgica.

Saber quando utilizá-la, torna o preparo e manejo mais especial e competente do profissional cirúrgico e dos instrumentistas. Visto que a linha Kocher é também versátil e abrange outras ações durante uma cirurgia que envolva hemostasias.

O que é a pinça Kocher?

A pinça que leva esse nome é um material hemostático. É um dos mais icônicos, tanto pelo seu formato – que se não entendida da forma certa pode ser comparada a tesoura convencional, embora seja mais alongada e com a ponta modificada. Mas é exatamente essa característica da Kosher que a faz ser um objeto para pinçar.

Se olharmos bem, sua ponta laminada contém pequenos recortes proporcionais ao procedimento. É ali, aliás, onde colocamos maior pressão direcionada à ação de aderir. Assim como as demais classificações de pinças, esta tem vantagens bem precisas numa situação de hemostasia, onde se deve proceder diante uma hemorragia.

Quem criou?

A origem da Kocher está nos trabalhos notórios do cirurgião suíço Emil Theodor Kocher. Ele foi tão importante para os estudos e avanços da área que chegou a ganhar um Nobel de Medicina em 1909. Pois sua especialidade era a tireoidectomia, uma cirurgia de remoção da tireoide que, na época, causava complicações como as hemorragias.

A contribuição de Emil Theodor Kocher para as pinças atuais foi, então, criar esse método de separação dos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de uma “pinça arterial com ganchos na extremidade”.

Para que serve a pinça kocher?

A principal função da pinça de Kocher numa cirurgia é conter ou impedir hemorragias. O que se explica como o trabalho de isolar os vasos sanguíneos, controlando o fluxo de sangue na região.

Junto a isso, esse instrumento classificado como pinça serve para prender os tecidos ou suspendê-los por meio de sua extremidade característica. O que diminui eventos hemorrágicos em diversos procedimentos e preserva a vida de pacientes.

Quando utilizar a pinça kocher?

Em relação a quando utilizar a pinça Kocher, é importante saber que existem dois tipos: a pinça reta e a curva. Mas essas pinças cirúrgicas possuem diversas aplicações como em cirurgias gastrointestinais e outras. Usa-se a pinça hemostática de Kocher em:

  • Cirurgias abdominais;
  • Cirurgia de remoção total ou em parte da glândula tireoide;
  • Apendicectomias;
  • Cirurgias ginecológicas;
  • Cirurgias Urológicas.

O uso que talvez seja mais comum da pinça para pegar tecidos, seja num procedimento de pinçamento em estômago, onde são apresentadas bordas para sutura. Mas sua projeção atende necessidades variadas de preensão de outros tecidos, nervos, tendões e extensões, como palma das mãos ou dos pés. Com um destaque para usar a pinça de Kocher na área obstétrica e clampeamento do cordão umbilical.

Qual a importância dessa pinça em procedimentos cirúrgicos?

A sua importância está diretamente ligada com a necessidade de uso de instrumentos mais longos e mais capazes de reter tecido em cirurgias hemostáticas. Isso porque outras pinças não possuem os dentes e, portanto, não atendem determinados procedimentos com pressão.

E ela se diferencia das demais pinças por ser especialmente projetada para prender estas estruturas, evitando uma situação extrema. Dentro da cirurgia hemostática, vale lembrar que não se deve substituir uma Pinça Mixter, por exemplo. Assim, cada tipo de pinçamento e manuseio tem seu instrumento correto.

Onde comprar pinça kocher e mixter? 

Na Endocommerce você tem acesso a produtos cirúrgicos de alta capacidade operatória, tanto para as cirurgias hemostáticas traumáticas como para as hemostáticas não traumáticas (ou atraumáticas). Conferindo materiais de fabricação de ótima qualidade em ácido inoxidável, bem como todo o instrumental cirúrgico.

Conheça todos os tipos de pinça Kocher reta e curva e pinças complementares e compre online do nosso site de acordo com seu orçamento. A Endocommerce tem disponibilidade de parcelamento e entrega seu pedido em casa.