Gestões Municipais de Saúde beneficiam-se com a tecnologia

Não é segredo que o coronavírus impactou diversas áreas e setores, o que inclui a área da saúde. Sendo assim, viu-se que seria preciso investir mais em tecnologia para atender mais pacientes, reduzir custos e salvar mais vidas.

Para saber como as gestões municipais de saúde acabam por se beneficiar da tecnologia, basta continuar lendo esse conteúdo!

A tecnologia nas gestões municipais de saúde

Devido ao aumento do número de mortes e contágios que a COVID-19 causou, foi reforçada a importância de expandir os atendimentos remotos na área da saúde. Por volta de abril de 2020, a Lei Nº 13.989/20, autorizou o uso da Telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus.

Em 2021, completou um ano de vigência e, durante esse período, permitiu que milhares de consultas, diagnósticos e monitoramentos fossem feitos. E, além disso, tornou-se crucial devido à atual situação de pandemia, para garantir a segurança tanto dos médicos quanto dos pacientes.

Pois, além de garantir o atendimento adequado, também mantém o distanciamento social. Como resultado, diminui os riscos, acabando com a necessidade do munícipe se deslocar e esperar nas unidades de saúde e hospitais lotadas para o atendimento, bem como também evita as aglomerações e contato com os profissionais.

O debate será feito para que esse tipo de serviço possa permanecer após a pandemia e que possa se ampliar para outras esferas de atendimento na saúde, além da rede privada, eventualmente.

Com base em um estudo feito pela ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), revelou que mais de 75% das instituições associadas já fazem uso dessa tecnologia. E cerca de 69,2% dos dirigentes afirmara que a teleconsulta, telelaudo, telemonitoramento e teleorientação são de grande importância para sair dessa crise.

E, de acordo com o Distrito HealthtecReport, de 2020, constatou que desde 2014, mais de U$ 430 milhões foram investidos aqui no país. Apenas em empresas e startups com foco no setor.

É claro que os hospitais e redes privadas viram na telesaúde uma grande chance de crescer e expandir os seus negócios. Tudo isso devido à adoção de soluções estratégicas, com ajuda da Internet, que oferece os serviços de modo mais rápido e integrado.

Atendimento da gestão pública

Sistemas, softwares, plataformas e apps de mensagens instantâneas estão entre as ferramentas de tecnologia que podem tornar mais fácil e ágil o contato entre os médicos e os pacientes.

Com maior segurança sobre a privacidade, envio de receitas e de receituários médicos, que poderá assinar tudo via digital.

Estamos na era da saúde 4.0 e o Sistema Único de Saúde (SUS), está fazendo diversos estudos e projetos, para dar um salto ao melhorar o atendimento da gestão pública. Será feito ao implementar sistemas informatizados de teleatendimento em cada um dos municípios.

No momento, temos ao dispor e em pleno funcionamento, uma série de ferramentas que integram as plataformas governamentais como Hórus, e-sus e CADSUS.

Com base em uma pesquisa feita em meados de 2020, pela Associação Paulista de Medicina (APM), cerca de 90% dos 2.258 médicos consultados afirmaram que as tecnologias de informação e comunicação podem beneficiar os sistemas públicos de saúde, ao diminuir as filas de espera de atendimento

Por volta de 70% dos entrevistados conseguem ver nessa área uma grande oportunidade, mesmo que seja em longo prazo. Afinal, através desse sistema as filas para atendimentos diminuem em grande escala, pois os médicos não ficam ociosos para atender os pacientes.

Isso porque, caso algum paciente desista, a fila virtualizada de atendimento será adiantada. O que, na maioria das vezes, não acontece no meio convencional ao agendar e atender pacientes presencialmente.

Dessa forma, cabe aos gestores municipais (secretários de saúde e prefeitos) observar mais estrategicamente para direcionar a chance de ajudar a salvar vidas por meio de modernos métodos de atendimento e inovação, como o telelaudo.

Benefícios das ferramentas

Essas ferramentas tecnológicas, quando aliados à saúde, possibilitam a redução dos custos operacionais das prefeituras e também fornecem um melhor controle da gestão. Por essa razão é muitas outras, garante diversas vantagens.

As funções ao dispor vão além do agendar consultas, confirmar, cancelar e a fazer os atendimentos através de vídeo-chamada ou chat. No entanto, é possível:

  • Gerir equipes, estoques e farmácias;
  • Possibilita a redução do tempo de espera do paciente;
  • Otimiza e amplia o retorno em processos de faturamento;
  • Centraliza dados como o prontuário eletrônico;
  • Permite a prescrição de receitas com a segurança da certificação digital;
  • Armazena dados;
  • Entre muitas outras funções.

Em Cotia, município do interior de São Paulo, as filas já não são mais consideradas como um problema tanto quanto era antes. Isso graças à implantação de sistema de saúde e teleatendimento, que acabou por beneficiar e muito a municipalidade.

No momento, a população pode usar um sistema para consultar, o que torna mais fácil o acesso a especialistas e também para agendar a vacinação por meio de aplicativo, com a vantagem do distanciamento social e a segurança dos pacientes. Já foram feitos, ao todo, cerca de 20 mil atendimentos.

Nesses tempos de “novo normal”, como muitas pessoas consumam falar, o futuro da saúde indica um modelo híbrido de atendimento ao munícipe. O que permite a sinergia do atendimento de modo presencial e/ou on-line, de acordo com a possibilidade do tipo de atendimento.

Sendo assim, amplia a eficácia no atendimento, além de reduzir os custos e facilitar na tomada de decisões. Bem como também permite uma melhoria na gestão e a viabilidade de mais investimentos na saúde.

Conclusão

Podemos então concluir que a tecnologia garante uma série de benefícios e vantagens para as gestões municipais de saúde! Pois, como dito no conteúdo, não é necessário que o paciente vá até a unidade para ser atendido.

Portanto, diminui as filas, otimiza o trabalho dos médicos e também reduz as chances de contaminação! E você, o que achou deste conteúdo? Foi útil? Ficou com alguma dúvida? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!