O que é chatbot com inteligência artificial? Veja se vale a pena unir essas tecnologias

Diariamente, novas estratégias digitais são criadas para fortalecer o atendimento ao cliente das empresas, e várias dessas soluções contam com inteligência artificial e chatbots. Mas existe alguma forma de unir essas tecnologias para satisfazer os consumidores?

Uma pesquisa da Mobile Time e Gartner prevê que até 2022, 72% das interações entre consumidores e marcas acontecerão por meio de chatbot, e essa informação vai de encontro com o levantamento do Mckinsey, que mostrou que 63% dos negócios já adotaram a inteligência artificial e aumentaram seus lucros

Pensando na união da inteligência artificial e chatbots, e avaliando como essa estratégia pode ser uma solução surpreendente para o suporte dos negócios, reunimos neste conteúdo a resposta para algumas dúvidas que podem surgir sobre o tema. Aproveite a leitura! 

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, conhecida popularmente como AI, é uma área da ciência da computação que usa a inteligência de computadores para resolver problemas, replicando o pensamento humano por meio de máquinas.

Essa tecnologia tem se fortificado graças a transformação digital que vivemos, mas o conceito de inteligência artificial é antigo, e desde a Segunda Guerra Mundial estratégias para tornar os computadores capazes de tomar decisões por meio do reconhecimento de padrões, tem se tornado usual. 

Nas empresas, o AI auxilia em diversos processos do cotidiano, possibilitando a automatização dos atendimentos, e ajudando a tornar a rotina dos colaboradores mais organizada e eficiente. 

Veja aqui quais são os tipos de inteligência artificial.

E chatbot, o que é?

Chatbot é um software de gerenciamento de mensagens automatizado, com a principal finalidade de simular uma conversa humana. 

A ferramenta de chat para atendimento é muito usada para resolver questionamentos simples de consumidores, de forma rápida e eficaz, e quase sempre sem a necessidade de acionar um agente de relacionamento.

Tipos de chatbots

Chatbot baseado em diretrizes: esse chatbot é programado de forma simples, com informações baseadas em palavras-chave de atendimentos já realizados pela empresa, como se fosse uma espécie de FAQ, o que torna esse tipo de bot um pouco mais limitado.

Chatbot com inteligência artificial: a ferramenta de chat para atendimento com base em IA é uma solução mais completa e avançada, já que toda a informação do bot é construída por uma rede neural artificial, chamada de Processo de Linguagem Natural (NLP), mantida por meio da tecnologia de Machine Learning.

Utilizar uma ferramenta de chat para atendimento, garante velocidade na comunicação com os consumidores, tornando possível que a experiência do consumidor seja sempre a melhor.

Leia o nosso Guia Definitivo sobre o chatbot e as novidades dessa tecnologia

Inteligência artificial e chatbots: por que unir essas tecnologias

Utiliza uma ferramenta de chat para atendimento tradicional, apostando apenas na automatização de algumas respostas previamente estabelecidas, pode ser interessante para resolver coisas simples, como verificar o status de um pedido feito, ou emitir um boleto online, funções básicas que não exigem uma sistemática avançada. 

Mas para empresas que procuram oferecer a melhor experiência para os seus consumidores, disponibilizando suporte ágil, interativo, inteligente e analítico, contar com ferramentas de chatbot com inteligência artificial pode ser um diferencial no atendimento.

Unir IA e chatbots possibilita:

  • a automatização de vendas;
  • atendimento ininterrupto;
  • realização de agendamentos e reservas;
  • a realização de pesquisas;
  • um pós-venda mais eficiente;
  • dentre outras possibilidades.

Como implementar um chatbot com inteligência artificial?

Os chatbots com inteligência artificial podem ser utilizados por meio de diversos canais de comunicação, como aplicativos de mensagens, chat de celular, sms, ou chats nos sites. 

O processo de implementação dessa ferramenta deve ser acompanhado de perto, no intuito de garantir que o aprendizado do bot esteja acontecendo adequadamente, e nos primeiros 60 dias de funcionamento da inteligência artificial, é importante garantir o aprendizado da tecnologia.

A autonomia ao bot só deve ser dada depois que a ferramenta demonstrar que as programações prévias começaram a gerar uma rede neural, nesse momento o chatbot estará pronto para começar a desempenhar um bom papel de atendimento.

Importante reforçar que mesmo contando com inteligência artificial e chatbots, uma central com assistência humana é necessária, pois algumas situações muito específicas só podem ser resolvidas pela equipe de relacionamento humano.

5 vantagens do bot de inteligência artificial 

Atualmente, diversas empresas como a Zendesk, disponibilizam boas opções de ferramentas de chatbot com inteligência artificial. Essas ferramentas contam com várias funções automatizadas, que tornam o processo de atendimento muito mais versátil e barato, e essas são apenas algumas vantagens, veja outras a seguir.

  1. Redução no tempo dos atendimentos

Por conta da rede neural, os chatbots com inteligência artificial conseguem responder às solicitações de forma rápida, isso reduz, e em alguns casos até elimina as filas de espera por atendimento, e deixa os agentes humanos livres para resolver questões de suporte mais complexas. 

  1. Disponível 24 horas

Na internet os usuários não separam o dia da noite, e muitas vezes a necessidade por respostas pode surgir às 23h de um domingo, horário incomum para que um atendimento humano esteja disponível.

Com inteligência artificial no chatbot, a programação do bot permite suporte durante as 24 horas do dia. Ou seja, o relacionamento da empresa com seus consumidores não fica limitado ao horário comercial.

  1. Personalização nos atendimentos

Um chatbot baseado em AI pode ser personalizado de acordo com a imagem que a marca pretende passar, sendo possível a modificação da linguagem, avatar, jogo de cores da interface de relacionamento, e até mesmo da forma que o bot se comportará.

  1. Construção de um banco de dados sólido

Por meio da inteligência artificial, todas as interações realizadas entre os clientes e o chatbot são armazenadas em relatórios, e as respostas de atendimentos mais direcionados ajudam a empresa a criar estratégias de marketing e planejamento. 

  1. Satisfação do cliente

Um chatbot com inteligência artificial garante personalização no relacionamento, agilidade, continuidade, dentre tantas outras vantagens, e tudo isso tende a direcionar o processo de atendimento para a satisfação dos clientes. Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.