O que é Copywriter e o que precisa para ser um?

Pode se dizer que o copywriter é o curinga dentro do marketing digital.

Ele tem liberdade para fazer de tudo dentro e fora da internet quando o assunto é escrita persuasiva.

Entretanto, a partir de agora você vai entender tudo sobre o que é copywriter, e como se tornar um e assim atingir a liberdade financeira.

O que é um copywriter?

Antes de entrar no assunto, você precisa saber primeiro o que é copywriting e sua importância em negócios online.

Dito isto, copywriting nada mais é do que técnicas de escrita persuasiva, que podem ser usadas em diferentes formatos de comunicação.

Por exemplo: e-mails, anúncios, artigos de blogs, conteúdo para redes sociais, entre outros formatos.

No entanto, o objetivo principal do copywriter, é através da escrita persuasiva fazer com que o leitor tome uma determinada ação.

Que pode ser desde clicar em algum link, até fazer a compra de algum produto ou serviço oferecido.

Sendo assim, o copywriter é um vendedor super qualificado. Mas não se preocupe, pois não é enganação e muito menos coisas erradas que estamos cansados de ver por aí.

Como copywriter, você vai usar palavras específicas para cada comunicação a fim de persuadir o leitor para realizar uma determinada ação.

Tudo isso com o objetivo de fazer com que o leitor compre algum produto de forma natural.

É dessa maneira que um copywriter consegue ganhar dinheiro usando a internet como meio de comunicação.

O que faz um copywriter?

O copywriter tem como função escrever tudo que envolve estratégias de marketing digital. Como:

  • Anúncios para captura de leads
  • Anúncios para vender algum produto
  • Páginas de vendas online
  • Páginas de captura
  • Email marketing estratégico
  • Anúncios para fazer remarketing

Para conseguir fazer isso, primeiramente o copywriter precisa fazer uma pesquisa e assim conseguir fazer a comunicação de forma assertiva.

Como se tornar um copywriter?

Algumas empresas e agências de marketing costumam exigir um curso de marketing, jornalistas ou algo do tipo.

Porém, se você não tem um curso superior ou algo relacionado, não precisa se preocupar.

Isso porque, o mercado é imenso e oportunidades é o que não falta.

No entanto, para se tornar um copywriter, você precisa ter conhecimento sobre escrita persuasiva e também disposição para sempre estar aprendendo mais.

Isso porque o mercado digital está cada vez mais competitivo.

Para trabalhar como copywriter, você pode ser um colaborador de empresa, contratado em regime CLT, ou mesmo prestar serviços freelancer em sites como a Workana.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a ser um Copywriter

1. Gostar de escrever

Por mais óbvio que seja, é super importante saber que para ser um copywriter, é preciso ter gosto pela escrita.

Nessa profissão, você vai escrever para diferentes nichos de marketing digital. Principalmente no início da sua jornada.

Sendo assim, é necessário escrever de forma mais formal para nichos como saúde, e informal para nichos de entretenimento e relacionados.

 2. Gostar de ler

Para conseguir escrever bem, ter boas ideias e também conseguir mais trabalhos, fazer uma leitura de forma regular é essencial.

Se você quer realmente crescer na área e se destacar, é preciso sempre estar atento às copies de outras pessoas e também buscando mais informações sobre o assunto.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é um copywriter e também o que ele faz, é hora de arregaçar as mangas e ir em busca do seu primeiro cliente.

Não sei você, mas eu já notei a muito tempo que o mercado digital é um oceano de oportunidades. E o melhor, tem lugar para todos.

Portanto, se tornar um copywriter não é algo muito difícil. Basta se dedicar, aprender as técnicas, os gatilhos mentais e outras dicas que você encontra de forma gratuita no Youtube e também em blogs na internet.