O que é, por que é importante e como fazer avaliação de desempenho em 5 passos!
Muitos gestores ainda enfrentam certa dificuldade para descobrir como fazer avaliação de desempenho e feedback dos seus colaboradores. Que critérios avaliar? Qual método adotar? Com que frequência o desempenho deve ser avaliado?
Se você também possui essas e outras dúvidas, fica tranquilo que este artigo vai te ajudar.
Nas próximas linhas, vamos explicar o que é, qual a importância e como fazer avaliação de desempenho dos seus colaboradores a partir de 5 passos descomplicados:
- Defina os critérios de avaliação;
- Escolha o método de avaliação de desempenho;
- Defina a periodicidade das avaliações;
- Documente as avaliações de desempenho e armazene o histórico;
- Crie um plano para corrigir o que for necessário.
Continue a leitura e descubra os detalhes de cada uma dessas etapas.
- O que é avaliação de desempenho?
- Por que é importante fazer avaliação de desempenho dos colaboradores?
- Passo a passo: como fazer avaliação de desempenho?
- Passo 1 – Defina os critérios de avaliação
- Passo 2 – Escolha o método de avaliação de desempenho
- Passo 3 – Defina a periodicidade das avaliações
- Passo 4 – Documente as avaliações de desempenho e armazene o histórico
- Passo 5 – Crie um plano para corrigir o que for necessário
- PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um instrumento utilizado para identificar e analisar os resultados quantitativos e qualitativos que envolvem a performance dos colaboradores.
O objetivo é avaliar o nível das entregas, a atuação e os conhecimentos dos funcionários a respeito de suas atividades e outros critérios que a gestão considera relevantes.
Por que é importante fazer avaliação de desempenho dos colaboradores?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta extremamente importante para que a empresa consiga mensurar o verdadeiro potencial dos seus colaboradores e definir estratégias para que eles alcancem a alta performance.
Com a avaliação de desempenho, fica mais fácil identificar falhas, limitações e oportunidades de melhoria que vão permitir que os funcionários atinjam resultados cada vez mais satisfatórios.
Os resultados obtidos a partir da avaliação de desempenho são importantes também para orientar as tomadas de decisão, como no que se refere à definição de responsabilidades e tarefas
Passo a passo: como fazer avaliação de desempenho?
Separamos aqui alguns passos essenciais de como fazer avaliação de desempenho.
Continue a leitura e saiba que etapas seguir para avaliar os seus colaboradores e promover as melhorias necessárias.
Passo 1 – Defina os critérios de avaliação
O primeiro passo de como fazer avaliação de desempenho consiste em estabelecer quais critérios você deseja avaliar.
Esses critérios podem ser de caráter quantitativo ou qualitativo. É possível, por exemplo, que o foco da sua avaliação sejam os resultados mais objetivos, como o número de vendas, total de follow-ups realizados, peças produzidas, solicitações resolvidas etc.
Por outro lado, há também a possibilidade de você focar em aspectos mais qualitativos, como capacidade de liderança, trabalho em equipe, temperamento, resiliência etc.
Passo 2 – Escolha o método de avaliação de desempenho
Existem diferentes metodologias aplicadas na avaliação de desempenho. As mais comuns são:
- Avaliação 180 graus: o colaborador é avaliado apenas por seu líder direto
- Avaliação 360 graus: todas as pessoas que fazem parte da rotina do colaborador participam da sua avaliação de desempenho (líderes, subordinados, colegas, fornecedores e clientes)
- Autoavaliação: o colaborar avalia a si mesmo
- Avaliação por competências: são definidas quais competências devem ser o foco da avaliação;
- Avaliação por objetivos: o colaborador é avaliado de acordo com o desempenho dele no cumprimento de metas e objetivos previamente estabelecidos.
Além dos questionários e das entrevistas de avaliação, contar com dados atualizados e confiáveis do desempenho de seus colaboradores pode ajudar bastante.
Softwares como o ERP ou, se você trabalha na rede de vendas, um sistema de CRM, podem ajudar bastante.
Veja como funciona um bom CRM na hora apresentar dados e relatórios:
Passo 3 – Defina a periodicidade das avaliações
Para que se consiga promover a melhoria constante, é necessário que as avaliações de desempenho ocorram de forma periódica.
Estabeleça a periodicidade que você considera mais adequada para realizar as avaliações de desempenho. Você pode avaliar os seus colaboradores mensal, trimestral, semestral ou anualmente.
O mais indicado é que o intervalo entre uma avaliação e outra não seja muito espaçado.
Passo 4 – Documente as avaliações de desempenho e armazene o histórico
É fundamental que você documente e mantenha o registro de todas as avaliações de desempenho.
Essa etapa é importante para que seja possível avaliar o histórico de cada colaborador e entender a evolução deles no decorrer dos meses e anos.
Passo 5 – Crie um plano para corrigir o que for necessário
Com base nos resultados obtidos nas avaliações, você deverá traçar um plano com foco no desenvolvimento dos seus colaboradores.
A intenção é corrigir o que for necessário e promover estratégias que vão potencializar os pontos positivos a curto, médio e longo prazo.
Outro ponto importante é alinhar os objetivos pessoais do colaborador com o que a empresa espera dele. para isso você pode usar esta ferramenta gratuita, criada pelo agendor: Funil dos Sonhos
Veja mais sobre o Funil dos Sonhos neste vídeo:
PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
O Plano de Desenvolvimento individual é uma poderosa ferramenta para ajudar os colaboradores a sanarem eventuais lacunas em suas competências e também para desenvolverem um plano para crescer na empresa e direcionar sua carreira.
Ele deve ser feito de comum acordo entre colaborador e superior imediato e definir metas, com datas para serem alcançadas.
Saiba mais detalhes sobre como implementar o PDI neste vídeo da Siteware:
E então, ficou claro para você como fazer avaliação de desempenho?
Siga esse passo a passo que trouxemos aqui e não deixe de acompanhar o progresso dos colaboradores da sua empresa.Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.