Carro importado vale a pena?

A pergunta sobre carro importado vale a pena não é uma discussão recente. Muitos proprietários de carros acabam observando os catálogos mensalmente e se perguntando se, de fato, é possível adquirir um veículo que não esteja totalmente disponível em terras brasileiras.

No entanto, assim como um carro nacional, é importante fazer várias verificações antes mesmo de fechar a compra. O interessado no veículo precisa saber o que avaliar e se o valor é realmente mais vantajoso do que adquirir um carro no Brasil. Se a diferença for mínima, a taxa de importação pode superar o valor.

O que é necessário avaliar antes de comprar o carro?

Além da diferença do território de compra, os veículos importados também apresentam algumas outras diferenças em relação aos do mercado nacional. Sendo assim, antes mesmo de comprar, é necessário identificar todas essas diferenças para tomar uma decisão assertiva.

Veja, abaixo, quais são essas diferenças.

Impostos

Muitas pessoas não param para pensar, antes de avaliar se carro importado vale a pena, que existem alguns impostos que vão além das cobranças que seriam encontradas em carros nacionais. Com relação ao mercado brasileiro, a tributação do veículo importado é bem alta graças às regras da Receita Federal.

Levando isso em consideração, é muito comum ver que os motoristas brasileiros acabam optando por carros nacionais. Além disso, todos os impostos que estão envolvidos nas compras são:

  • 37% sobre o valor dos carros com motor flex até 1.0;
  • 43% sobre o valor dos carros com motor a gasolina entre 1.0 e 2.0;
  • 41% sobre o valor dos carros com motores flex entre 1.0 e 2.0;
  • 55% sobre o valor dos carros com motores a gasolina acima de 2.0;
  • 48% sobre o valor dos carros com motores flex superiores a 2.0.

Levando em consideração a moeda estrangeira, esse tipo de taxa pode acabar elevando um pouco o preço do veículo, tomando como base o modelo escolhido. Além desses tributos, o comprador também precisará lidar com:

  • ICMS entre 17% e 19%;
  • PIS/Cofins de 11,6%;
  • IPI entre 7% e 25%, tomando como base a motorização do veículo.

No entanto, adquirindo carros importados mesmo com todas essas taxas, é possível adquiri-los mais barato do que ao escolher um modelo equivalente no Brasil.

Despesas extras

Além de tudo o que já foi mencionado anteriormente, ainda existem outras despesas que farão com que o comprador pense se carro importado vale a pena. As despesas extras costumam ser os maiores problemas na importação, principalmente para os condutores que já estão com um orçamento definido.

O carro importado, em sua maioria, costuma ser bem mais caro do que os veículos encontrados no Brasil. Os gastos com a manutenção também podem ser um fator que irá gerar incômodos. Muitas peças de reposição ou revisões periódicas saem muito caro e podem até não ser encontradas no país.

Outro ponto muito importante a respeito das despesas geradas por um veículo importado é o valor da proteção do veículo. Isso acontece porque o valor é definido de acordo com o preço do bem. Além disso, o IPVA também levará em consideração essa questão para a realização do cálculo.

O que avaliar antes de fechar a compra?

Uma dúvida muito recorrente para quem busca saber se carro importado vale a pena é o que será preciso avaliar antes mesmo de finalizar a compra. Um dos primeiros pontos é entender se o carro é usado ou seminovo. O ideal é levar diretamente para um mecânico especializado a fim de avaliar as peças.

Outro ponto extremamente importante é o de verificar se há uma facilidade para encontrar as peças do veículo. Veja, também, se o mecânico de confiança costuma trabalhar com elas ou se haverá uma maior dor de cabeça na hora de fazer uma reposição ou, até mesmo, finalizar os ajustes.

Outra dica importante é a de comprar carros zero quilômetro ou com menos de 50 mil km já rodados. Isso vai garantir que a manutenção não precise ser feita com frequência, além de garantir uma maior durabilidade para todas as peças do seu veículo, evitando gastos desnecessários.

Analise o histórico do carro

Para saber se um carro importado vale a pena é importante verificar se ele possui algum histórico de acidentes. O automóvel deve ser levado o mais rápido possível a um mecânico especializado e cumprir com todos os requisitos de uma avaliação, conferindo os sinais negativos.

O chassi também poderá ser consultado por meio do Detran, evitando que qualquer tipo de pendência seja deixada com o novo dono ou que algum detalhe passe sem ser percebido. Por último, caso seja possível, basta fazer um test-drive para se adaptar à direção e verificar possíveis barulhos no motor.Quando um motorista toma todos os cuidados anteriormente mencionados, fica mais simples dizer que carro importado vale a pena. Independente de qual seja a marca, verifique todos os detalhes do veículo e garanta uma excelente compra.